Sistema Coloidais
Casos: Sistema Coloidais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rock81 • 6/11/2014 • 690 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
Quais são as características dos sistemas coloidais?
Os coloides, ou sistemas coloidais, são misturas em que as partículas dispersas de 1 nanômetro à 1 micrometro (átomos, íons ou moléculas). A palavra “coloide” vem do grego “kolas”, que significa “que cola” e nome dado pelo químico escocês Thomas Graham, primeiro a identificar esse tipo de mistura.
Nesse sistema, as partículas dispersas não são percebidas a olho nu, porém, maiores do que as moléculas individuais. As partículas coloidais são capazes de perpassar por um papel filtro comum, mas não por uma membrana semipermeável.
Os coloides não sedimentam e, quando observados num ultramicroscópio, iluminado lateralmente, apresentam diversos pontos de luz que se movem rapidamente em ziguezague, movimento denominado movimento browniano.
De acordo com o tipo de partícula, os coloides podem ser classificados em:
• Aerossol – dispersão de um sólido ou um líquido em um gás. Ex.: nevoeiro.
• Espuma – dispersão de um gás em um sólido em um líquido. Ex.: chantilly e espuma da cerveja.
• Emulsão – dispersão de um líquido em um sólido ou outro líquido. Ex.: queijo, a manteiga e a maionese.
• Sol – dispersão de um sólido em um líquido. Ex.: tintas e vidros coloridos.
• Gel – sólido de textura gelatinosa e elástica formado por uma dispersão coloidal, em que o disperso apresenta-se no estado líquido e o dispersante no estado sólido.
No dia a dia, encontramos coloides em muitos alimentos como cremes vegetais, geléias de frutas, leite, temperos, sorvete, além dos já citados; em produtos de higiene pessoal, como xampus, sabonetes, cremes dentais e de barbear, cosméticos e outros. Existem também importantes coloides biológicos como o sangue, o humor vítreo (substância gelatinosa presente no olho) e o cristalino (uma espécie de lente localizada no olho responsável pela focalização das imagens).
Como se poderia conceituar tensão superficial?
A Tensão Superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, ela se caracteriza pela formação de uma espécie de membrana elástica em suas extremidades. Tomemos como exemplo a água, que por sua vez tem a maior tensão superficial dentre os outros líquidos.
A tendência de todas as moléculas do líquido é se compactarem em direção ao centro de massa, pois existe sempre uma resultante em todas as moléculas que aponta para o centro, de forma que criem a superfície externa de menor área possível, uma vez que todo sistema mecânico tende a adotar o estado de menor energia potencial.
Essa ideia ajuda a entender a forma arredondada das gotas de água e também alguns eventos físicos que acontecem, tais como alguns objetos de aço como por exemplo clipes e lâminas de barbear, que possuem densidade maiores que a da água, não afundarem quando colocados horizontalmente e de forma delicada sobre ela. Alguns insetos e pequenos animais conseguem andar por cima da água e inclusive existem espécies de plantas que crescem por cima dela! Tudo isso é possível graças a tensão superficial.
Qual
...