TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tampão

Exames: Sistema Tampão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

1. Sistema tampão.

É o equilíbrio do pH, não deixando ocorrer alterações significativas, isso é dado por uma solução misturando a quantidade necessária de ácidos (são substâncias que dão íons de hidrogênio a uma solução) e bases (são substâncias que recebem e ligam íons H a partir de uma solução). O sistema tampão pode ser calculado usando a equação de Henderson-Hasselbach como auxilio.

2. Tamponamento Sanguíneo.

O pH sanguíneo arterial ideal para os mamíferos é de 7,4 podendo haver alterações entre 7,36 (a baixo dessa condição o pH tornasse acidose, podendo chegar a extremidade mínima vital de 7) a 7,44 (a cima deste valor o aumento é nominado alcalose, seu nível máximo para a sobrevivência é 7,8). Deve-se manter nessa faixa para um ótimo funcionamento das proteínas e das macromoléculas do organismo. O pH é a concentração de íons H+.

Composto de vários sistemas tampão, os mais importantes são: sistema-tampão bicarbonato e o sistema-tampão da hemoglobina.

2.1 Sistema-tampão Bicarbonato.

O tampão bicarbonato é o principal por regular o pH mantendo-o em sua faixa adequada. O sistema-tampão de bicarbonato contém o ácido carbônico que é um ácido fraco por isso se dissocia parcialmente, matematicamente, usando a equação de Henderson-Hasselbalch:

[H+] = Ka [CO2] .

[HCO3-]

O ácido carbono [H2CO3] não eh usado na equação, por se dissociar muito rapidamente, então pode ser substituído pelo CO2, pois seus níveis dissolvido no sangue é diretamente proporcional à quantidade de H2CO3 não dissociado, pelos valores não serem idênticos há uma diferença de 1 para 400 mol e isso pode ser mensurado utilizando a PCO2 multiplicado pela constante de 0,03. Para que o resultado não seja extremamente pequenos a equação é transformada em log ou em P ( - log), para que o resultado se torne precisos/positivos há a inversão se sinais, utilizando a regra dos logaritmos, levando em conta que o pKa de bicarbonato é igual a 6,1 a equação final é dada pelos valores:

[HCO3-] .

pH = 6,1 + log (0,03 x PCO2)

O sistema tampão pode ajustar o valor até uma unidade para cima ou para baixo, podendo ficar 7,1. O CO2 e o HCO3- dissolvidos no sangue são regulados pelos pulmões e rins permitindo uma rápida adição ou remoção desses componentes no sangue, tornado assim o sistema-tampão bicarbonato o mais eficaz do organismo.

2.2 Sistema-tampão da Hemoglobina.

A hemoglobina é o segundo tampão sanguíneo mais importante. No pH sanguíneo normal, as moléculas de hemoglobina estão presentes em parte na forma de Hb- (íons proteinato). Esses íons básicos formam um par-tampão juntamente com os seus ácidos fracos (HHb). Se dissociando, a reação da base para o ácido reduz. São semelhantes as reações do hemoglobina reduzida e a oxigenada, porém o íon hemoglobina produzido é uma base forte.

H+ Hb- ↔ HHb

O efeito tampão evita que a concentração de H+ varie de forma brusca, provocando variações na acidez.

3. Acidose respiratória.

Acidose é a diminuição de gás carbônico concentrado no sangue. Quando esta diminuição ocorre há uma alta reação no pH sanguíneo, a acidose é reconhecida quando há uma queda no valor do pH abaixo de 7,4.

Quando a perda do dióxido de carbono dos pulmões for menor que a produção do mesmo no organismo origina a acidose respiratória. A primeira representação é dada pelo aumento na PCO2 sanguínea (o aumento do gás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com