Sistema terminal de introdução
Trabalho acadêmico: Sistema terminal de introdução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/4/2014 • Trabalho acadêmico • 8.605 Palavras (35 Páginas) • 416 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ANDERSON DE CARVALHO SANTOS - B44HIE-0 CRISPINIANO ALEXANDRE DOS SANTOS - B28446-3 FERNANDO DE SOUZA PEREIRA - A67172-2 GARIBALDE DO NASCIMENTO JALLES - B45JAA-8 RAFAEL FURTADO FLORIANO - B26HHE-5 WILLIAN OLIVEIRA LIMA DE JESUS - B275JF-3
TERMINAIS DE CONSULTA PARA AS CIDADES DA COPA DO MUNDO
SÃO PAULO 2012
ANDERSON DE CARVALHO SANTOS - B44HIE-0 CRISPINIANO ALEXANDRE DOS SANTOS - B28446-3 FERNANDO DE SOUZA PEREIRA - A67172-2 GARIBALDE DO NASCIMENTO JALLES - B45JAA-8 RAFAEL FURTADO FLORIANO - B26HHE-5 WILLIAN OLIVEIRA LIMA DE JESUS - B275JF-3
TERMINAIS DE CONSULTA PARA AS CIDADES DA COPA DO MUNDO
Trabalho de semestre para obtenção do título de graduação em: Redes de computadores apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: (Profª Vanessa Lessa)
SÃO PAULO 2012
ANDERSON DE CARVALHO SANTOS - B44HIE-0 CRISPINIANO ALEXANDRE DOS SANTOS - B28446-3 FERNANDO DE SOUZA PEREIRA - A67172-2 GARIBALDE DO NASCIMENTO JALLES - B45JAA-8 RAFAEL FURTADO FLORIANO - B26HHE-5 WILLIAN OLIVEIRA LIMA DE JESUS - B275JF-3
TERMINAIS DE CONSULTA PARA AS CIDADES DA COPA DO MUNDO
Aprovado em: BANCA EXAMINADORA / Profª Vanessa Lessa Universidade Paulista – UNIP / Prof. Valdir Morales Universidade Paulista - UNIP / . / .
DEDICATÓRIA
Frase de apoio Aquele que não sabe, e pensa que sabe. Ele é tolo. Evite-o. Aquele que sabe e não sabe o que sabe. Ele está adormecido. Desperte-o. Aquele que sabe e não admite o que sabe. Ele é humilde .Guie-o. Aquele que sabe e sabe o que sabe. Ele é sabio. Siga-o.
Trabalho de semestre para obtenção do título de graduação em: Redes de computadores apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
AGRADECIMENTOS
À Deus, por iluminar nossos caminhos e nos guiar na direção certa, permitindo que vencêssemos todos os obstáculos. À nossas famílias, pelo apoio emocional que nos permitiu o equilíbrio e tranquilidade necessária, e pelo amor que sempre nos deram. À nossa coordenadora Vanessa Lessa, por ter depositado sua confiança em nossos esforços e pela sua competência na condução de nosso trabalho. Á todos nossos amigos, que de alguma forma estiveram nos ajudando e dando força para realização deste trabalho.
INTRODUÇÃO
Como é de conhecimento de todo o mundo, a Copa do Mundo será sediada no Brasil, precisamente em 2014. Consequentemente o aumento de pessoas no território nacional será algo fora do comum, porém os turistas nacionais e internacionais podem acabar sentindo dificuldade na hora de se localizar para encontrar os locais de execução dos jogos e principais atrações das cidades. Este projeto tem como objetivo desenvolver o plano de implementação de um terminal eletrônico (terminais de computadores). O objetivo dos terminais é o de informar a população e aos turistas informações precisas a respeito das atrações e jogos que acontecerão durante o evento, e ainda opções de hotéis, pontos turísticos da cidade e rotas de acesso para os locais dos mesmos. Nossa central de processamento ficará situada na cidade de São Paulo. A central contará com dois servidores (um principal e outro de contingência) que utilizarão o sistema operacional Linux para fazer todo o controle e gerenciamento de nossa rede. No desenvolvimento do trabalho foi feito um estudo básico do Sistema Operacional Linux. Os terminais utilizam monitores touch screen e softwares específicos, que foram desenvolvidos
especificamente para esses terminais, é composto por um sistema simples, prático, rápido e seguro, onde o usuário não terá dificuldade no seu manuseio e não perderá muito tempo no acesso, ocasionando assim, um grande número de pessoas acessando o terminal diariamente. Pensando na geração atual e nas gerações futuras estamos utilizando energia limpa para a alimentação dos nossos terminais, uma energia que não gere poluentes e que preserve ao máximo o meio-ambiente. Sua parte estrutural foi projetada em busca do desenvolvimento sustentável, onde haverá um consumo mínimo de energia com as telas OLEDs e serão utilizados o mouse e o teclado para pessoa que não estão acostumadas com tecnologias touch e para deficientes visuais. O resultado disso tudo é propiciar aos turistas e apreciadores dos esportes um atendimento de primeira classe, protegendo e conservando o meio ambiente.
ABSTRACT As is well known around the world, the World Cup will be held in Brazil, specifically in 2014. Consequently the increase of people in the country is something unusual, but the national and international tourists can end up feeling a hard time to find to find the places of execution of the games and the cities major attractions. This project aims to develop the implementation plan of an electronic terminal (computer terminals). The aim of the terminals is to inform the public and tourists accurate information about the attractions and games that take place during the event, and even choices of hotels, sights of the city and access routes to the same places. Our processing center will be located in the city of Sao Paulo. The plant will have two servers (one primary and one contingent) which use the Linux
operating system to do all the control and management of our network. In developing this work was made a basic study of Linux Operating System. The terminals use touch screen monitors and software, which were developed specifically for these terminals consists of a simple, practical, fast and secure, where the user will have no difficulty in handling and will not lose much time in the access, thus causing , a large number of people accessing terminal daily. Thinking about the current generation and future generations are using clean energy to the power of our terminals, an energy that does not generate pollutants and preserves the most of the environment. Its structure was designed in the pursuit of sustainable development, where there will be a minimum consumption of energy with OLDEs and used the mouse and keyboard for people who are not used to touch and technologies for the visually impaired. The result of all this is to provide tourists and sports enthusiasts a first-class service, protecting and conserving the environment.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
LST – Long Term Support ARM – Advanced RISC Machine GTK - GIMP toolkit PHP - PHP Hypertext Preprocessor SSH - Secure Shell VPN – Virtual Private Network DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol DNS - Domain Name System FQDN - Fully qualified domain name FTP - File Transfer Protocol HTML - Hypertext Markup Language W3C - World Wide Web Consortium CSS - Cascading Style Sheets QR Code - Quick Response LCD - Liquid Crystal Display WA – Work Area HC - Horizontal Cabling TC - Telecommunication Closet ER - Equipment Room EF - Entrance Facilities GNU - GNU is Not Unix GNU GPL - GNU General Public License
SUMÁRIO 1 SISTEMA
OPERACIONAL...............................................................................................12 1.1 Introdução do sistema do terminal......................................................................................12 1.1.1 Sistema com arquitetura de 32 bits (ARM).....................................................................12 1.1.2 GNU/Linux......................................................................................................................12 1.1.3 GNU/Linux Ubuntu.........................................................................................................13 1.1.4 Mozilla Firefox................................................................................................................13 1.1.5 Bibliotecas e recursos gráficos (GTK, X11 e Xorg)........................................................13 1.1.6 Squid................................................................................................................................14 1.2 Introdução do sistema do servidor......................................................................................15 1.2.1 Sistema com arquitetura de 64 bits..................................................................................15 1.2.2 Apache Web Server..........................................................................................................15 1.2.3 PHP 5...............................................................................................................................15 1.2.4 MySQL Server.................................................................................................................16 1.2.5
SSH..................................................................................................................................16 1.2.6 VPN..................................................................................................................................16 1.2.7 DHCP...............................................................................................................................17 1.2.8 DNS..................................................................................................................................17 1.2.9 FTP...................................................................................................................................18 1.3 Introdução ao sistema interativo do terminal.....................................................................18 1.3.1 HTML 5............................................................................................................................18 1.3.2 CSS 3................................................................................................................................19 1.3.3 Javascript..........................................................................................................................19 1.3.4 Wordpress.........................................................................................................................20 1.3.5 QR Codes.........................................................................................................................20 2 SISTEMA OPERACIONA DO TERMINAL....................................................................20 2.1 Arquitetura: 32 bits
(ARM).................................................................................................20 2.2 Identificação e características de softwares........................................................................21 2.2.1 Softwares instalados.........................................................................................................21 2.3 Características sustentáveis.................................................................................................23 2.3.1 Tarefas e processos...........................................................................................................23 2.3.2 Controle de brilho da tela.................................................................................................23
2.3.3 Controle de dispositivos não utilizados...........................................................................23 2.4 Update: Canonical Ltd........................................................................................................23 2.5 Preço: Gratuito....................................................................................................................24 2.6 Suporte: Equipe Every.Time®............................................................................................24 3 SISTEMA OPERACIONAL NO SERVIDOR..................................................................24 3.1 Arquitetura: x64 (64 bits)....................................................................................................24 3.2 Identificação e características de softwares........................................................................24 3.2.1 Softwares instalados.........................................................................................................24 3.3 Características do sistema
operacional:..............................................................................26 3.4 Suporte: Equipe Every.Time®............................................................................................27 3.5 Preço: Gratuito....................................................................................................................27 4 SISTEMA DE NAVEGAÇÃO NO TERMINAL...............................................................27 4.1 Linguagem de programação: HTML 5, CSS, Javascript e PHP..........................................27 4.1.1 Códigos QR-Codes..........................................................................................................27 4.2 Acessibilidade.....................................................................................................................28 4.3 Layout (Visão terminal)......................................................................................................28 4.4 Layout (Visão SmartPhone ou Tablet)................................................................................32 4.4 Layout (Visão Administrador)............................................................................................34 4.5 Suporte e atualizações: 5 anos............................................................................................36 5 ARQUITETURA DE COMPUTADORES........................................................................36 5.1 Introdução ao Hardware .....................................................................................................36 5.1.1 Conexões do hardware.....................................................................................................37 5.2
Configuração do terminal....................................................................................................37 5.2.1 CPU..................................................................................................................................38 5.2.2 Monitor.............................................................................................................................38 5.3 Configuração do Servidor...................................................................................................39 5.3.1 Potência computação densa.............................................................................................39 5.3.2 HP Virtual Connect FlexFabric Support integrado..........................................................39 5.3.3 Gestão de infra-estruturas líder no mercado....................................................................39 5.4 Especificações Tecnicas......................................................................................................40 5.5 Layout do terminal..............................................................................................................40 5.6 Padronização do nome dos servidores................................................................................41
5.7 Padronização dos nomes dos terminais...............................................................................42 6 PLANOS DE CONTINGÊNCIA........................................................................................43 6.1 Plano de Continuidade Operacional....................................................................................45 7 ESTRUTURA DA
REDE.....................................................................................................45 7.1 Introdução...........................................................................................................................45 7.1.1 Switch ou Comutador.......................................................................................................45 7.1.2 Patch panel (Painel de conexão)......................................................................................45 7.1.3 Roteador...........................................................................................................................46 7.1.4 Servidor............................................................................................................................46 7.2 Cabeamento estruturado......................................................................................................47 7.3 Topologia lógica..................................................................................................................48 CONCLUSÃO..........................................................................................................................50 REFERÊNCIAS........................................................................................................................51 APÊNDICE...............................................................................................................................54
12
1 SISTEMA OPERACIONAL
Sistemas operacionais são programas de computador. Um sistema operacional é a primeira peça de software que o computador executa quando você liga a máquina. O sistema operacional inicia na memória e começa a gerenciar os recursos disponíveis no computador. Ele
então disponibiliza esses recursos aos outros aplicativos que o usuário quer executar.
1.1 Introdução do sistema do terminal
O sistema operacional do terminal é um sistema derivado do Linux com interface gráfica minimizada. Por ser um projeto modular, o Linux pode ser modificado para atender qualquer tipo de necessidade, inclusive dos terminais de acesso. A grande vantagem do sistema, é que pode ser utilizado em diversas máquinas sem nenhum custo de licenças de software.
1.1.1 Sistema com arquitetura de 32 bits (ARM)
Arquitetura ARM (primeiramente Acorn RISC Machine, posteriormente Advanced RISC Machine) é uma arquitetura de processador de 32 bits e é usada principalmente em sistemas embarcados. Muito usada na indústria e na informática, seu desenvolvimento se deu visando obter o melhor desempenho possível, com a limitação de ser simples, ocupar pouca área e ter baixo consumo de energia. Os processadores ARM são conhecidos pela sua versatilidade, pois possuem poucas instruções para programação. São encontrados em PDAs, telefones celulares, calculadoras, periféricos de computador, equipamentos POS e aplicações industriais.
1.1.2 GNU/Linux
O GNU/Linux ou apenas Linux, é o nome do Kernel de código fonte aberto parecido com o Unix, originalmente escrito por Linus Torvalds (engenheiro de software) com a ajuda de vários outros desenvolvedores ao redor do mundo. Kernel é o núcleo o sistema operacional, a ligação entre o usuário e a parte física também conhecido como hardware. Linux é o mais notável e importante exemplo de software livre. Uma vez que todos podem usá-lo, alterá-lo e redistribuí-lo, o sistema teve um crescimento exponencial, que faz com que o projeto, a cada dia,
agregue mais usuários e desenvolvedores, inserindo melhorias e funcionalidades em seu código fonte. É possível obter o Linux na forma de distribuições, que são pacotes de software contendo o kernel Linux e vários outros aplicativos livres, como suítes para escritório,
13 ambientes gráficos, editores de imagens, navegadores de internet etc. Essas distribuições podem ser adquiridas gratuitamente pela internet, via download dos CDs de instalação ou via aquisição do CD que alguma empresa vende. O custo do Linux, estaria relacionado apenas ao trabalho técnico que a empresa teve para empacotá-lo, e a gastos como confecção de caixinhas e manuais de instalação. Cada distribuição reúne a coleção de software mais apropriada para o seu público alvo. O Linux concorre fortemente no mercado de servidores com sistemas Unix proprietários e com o Windows Server, da Microsoft. Tem conquistado terreno também no desktop, sendo uma alternativa de baixo custo para empresas e usuários que querem economizar com licenças de software ou que preferem um ambiente aberto que pode ser modificado de acordo com as suas necessidades. Embora todo o sistema - incluindo as distribuições -, seja chamado de “Linux”, o termo original refere-se ao kernel, que é apenas o núcleo de um sistema operacional.
1.1.3 GNU/Linux Ubuntu
Ubuntu é um sistema operacional ou sistema operativo de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Jane Silber – Executivo Principal). O Ubuntu diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão (as versões LTS -Long Term
Support - recebem suporte por 5), e pela filosofia em torno de sua concepção. A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído principalmente por Software livre. Deve também ser isento de qualquer taxa.
1.1.4 Mozilla Firefox
Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite (continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation. O Firefox destaca-se como alternativa ao Microsoft Internet Explorer e reativou a chamada Guerra dos Navegadores.
1.1.5 Bibliotecas e recursos gráficos (GTK, X11 e Xorg)
GTK+ é um toolkit multi-plataforma para a criação de interfaces gráficas. Ele foi
14 desenvolvido para o GIMP. Por isso foi batizado de GIMP toolkit, com abreviação GTK+. Foi desenvolvido originalmente por Peter Mattis, Spencer Kimball e Josh MacDonald (Engenheiros de software). X Window System, X-Window, X11 ou simplesmente X é um software de sistema e um protocolo que fornece uma base para interfaces gráficas de usuário (com o conceito de janelas) e funcionalidade rica de dispositivos de entrada para redes de computadores. Originalmente chamado simplesmente de X, foi desenvolvido no MIT em 1984. Os servidores do sistema X-Window são executados em computadores com displays baseados em mapas de bits (bitmap).
O servidor distribui as ações de entrada do usuário (mouse e teclado) e aceita os pedidos de saída através de vários programas clientes através de uma variedade de diferentes canais de comunicação entre processos. X.Org Server (geralmente abreviado para Xorg Server, XServer ou apenas Xorg) refere-se às liberações de pacotes do servidor X gerenciadas pela X.Org Foundation, que é hospedada pela freedesktop.org, e concede acesso público ao padrão das liberações do X Window para os esforços da comunidade de software livre e de código aberto.
1.1.6 Squid
O Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros. Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições frequentes de páginas web numa rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso. No cache são armazenados os objetos da Internet (ex. dados de páginas web) disponíveis via protocolo HTTP, FTP e Gopher num sistema mais próximo ao do cliente. Os navegadores podem então usar o Squid local como um servidor Proxy HTTP, reduzindo o tempo de acesso aos objetos e reduzindo a utilização da conexão. Isto é muito usado por provedores no mundo todo para melhorar a velocidade de navegação para seus clientes e também em LAN que compartilham a mesma conexão à Internet. Ele pode fornecer anonimato e segurança dado ser um intermediário no acesso aos objetos A utilização acima é para um número ilimitado de servidores web sendo acessado por um número limitado de clientes - este é o uso clássico. Uma outra utilização é chamada de proxy reverso. Neste modo, o cache é usado por um número limitado de servidores web - ou apenas um para ser acessado por um número ilimitado de
clientes. O resultado final, sem qualquer percepção ou ação por parte dos clientes, é menor tráfego para o servidor real e isso significa menor uso da CPU e memória. É possível um único Squid servir tanto o modo clássico quanto o proxy reverso
15 simultaneamente
1.2 Introdução do sistema do servidor
O sistema operacional do servidor é o software que vai gerenciar todo o conteúdo do portal e o que vai responder as solicitação de acesso dos terminais ou dispositivo móvel. O servidor vai interagir com os outros softwares que vai prover a infraestrutura necessária para o funcionamento dos componentes web.
1.2.1 Sistema com arquitetura de 64 bits
Em informática, 64 bits é o termo usado para designar dispositivos (normalmente processadores) que trabalham com um conjunto de 64 bits por vez. Um bit é a menor 'quantidade' de dados da informática, podendo ser 0 ou 1 (normalmente representado em eletrônica digital pela ausência ou presença de corrente elétrica). Numa analogia: compare a uma locomotiva cujo motor é preparado para suportar mais vagões. Ela carregará mais, o que diminui a quantidade de viagens, mas sua velocidade continuará a mesma.
1.2.2 Apache Web Server
O servidor Apache (ou Servidor HTTP Apache, em inglês: Apache HTTP Server, ou simplesmente: Apache) é o mais bem sucedido servidor web livre. Foi criado em 1995 por Rob McCool (Desenvolvedor de software e Arquiteto), então funcionário do NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Numa pesquisa realizada em dezembro de 2007, foi constatado que a utilização do Apache representa 47.20% dos servidores ativos no mundo. Em maio de 2010, o Apache serviu mais de 54,68% de todos os sites e mais de 66% dos
milhões de sites mais movimentados. É a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsável por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmissão via web, processamento de dados e execução de aplicativos distribuídos.
1.2.3 PHP 5
O nome PHP é um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente o seu nome foi Personal Home Page. PHP é uma linguagem interpretada livre e utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. Em junho de 2004 foi lançada a versão 5 do PHP, introduzindo um novo modelo de orientação a objeto, incluindo a reformulação dos construtores e adição de destrutores. O tratamento de objetos do PHP foi completamente reescrito, permitindo um desempenho melhor e mais vantagens. Enquanto na versão anterior era preciso muito esforço para atender à orientação a
16 objetos e aos padrões de projetos (alguns não eram possíveis), o PHP 5 veio para sanar essa deficiência. Ainda sofre nesse sentido, contudo, por problemas devido a ser uma linguagem de tipagem fraca.
1.2.4 MySQL Server
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. Entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google e outros. O MySQL foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark (Engenheiro de software), Allan Larsson (Engenheiro
de software) e Michael "Monty" Widenius (Engenheiro de software e criador do Fork MariaDB), que têm trabalhado juntos desde a década de 1980. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele. O sucesso do MySQL deve-se em grande medida à fácil integração com o PHP incluído, quase que obrigatoriamente, nos pacotes de hospedagem de sites da Internet oferecidos atualmente.
1.2.5 SSH
Em informática o Secure Shell ou SSH é, simultaneamente, um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada. O SSH faz parte da suíte de protocolos TCP/IP que torna segura a administração remota de um servidor Unix/Linux, o protocolo se encontra na camada 5 de aplicação no modelo OSI. Sua porta padrão de comunicação é a 25, podendo ser alterada conforme a necessidade.
1.2.6 VPN
Rede Privada Virtual é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.
17 VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente
implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.
1.2.7 DHCP
O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração de host dinâmico), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315. Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma: • Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP • Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais winks , como o gateway, servidores de DNS, etc. O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.
1.2.8 DNS
O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico. O sistema de distribuição de nomes de domínio foi introduzido em 1984, e com ele, os nomes de hosts residentes em um banco de dados pode ser distribuído entre servidores múltiplos, diminuindo assim a carga em qualquer servidor que provê administração no sistema de nomeação de domínios. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e
permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele. Este tipo de servidor usa como porta padrão a 53.
18 Normalmente o DNS atua resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio(nome dado à máquina ou outro equipamento que acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo. Fully qualified domain name ou FQDN é o nome de domínio que especifica a posição do nó na hierarquia do Domain Name System (DNS). O número de níveis em um FQDN não é fixo. Caso nenhum domínio seja definido, o domínio default localdomain será usado. Exemplo: Nome do Computador: "SPAO001E", Nome do domínio: "exemplo.com.br". O FQDN será: "SPAO001E.exemplo.com.br"
1.2.9 FTP
FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet. Um cliente realiza uma conexão TCP para a porta 21 do servidor. Essa conexão, chamada
de conexão de controle, permanece aberta ao longo da sessão enquanto uma segunda conexão, chamada conexão de dados, é estabelecida na porta 20 do servidor e em alguma porta do cliente (estabelecida no diálogo entre ambos) como requisitado para a transferência de arquivo. A conexão de controle é utilizada para administração da sessão (comandos, identificação, senhas) entre cliente e servidor utilizando um protocolo semelhante ao Telnet.
1.3 Introdução ao sistema interativo do terminal
A linguagem de programação Web tem vantagem de ser flexível a maioria das necessidades existentes. Com a mesma estrutura de programação é possível montar um simples texto na tela, até fazer animações em 3D sem a necessidade de plugins ou máquinas super potentes.
1.3.1 HTML 5
HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5) é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo para a World Wide Web e é uma tecnologia chave da Internet originalmente proposto por Opera Software. Esta nova versão traz consigo importantes mudanças
19 quanto ao papel do HTML no mundo da Web, através de novas funcionalidades como semântica e acessibilidade. Com novos recursos, antes só possíveis por meio de outras tecnologias. Sua essência tem sido melhorar a linguagem com o suporte para as mais recentes multimídias, enquanto a mantém facilmente legível por seres humanos e consistentemente compreendida por computadores e outros dispositivos (navegadores, parsers, etc). O HTML5 será o novo padrão para HTML, XHTML, e HTML DOM. Atualmente, está em fase de esboço, porém diversos navegadores já implementam algumas de suas funcionalidades. O projeto do HTML5 foi bem recebido pelos desenvolvedores Web até então, e
tornou-se tema na mídia em abril de 2010 depois que o ex-CEO da Apple Inc., Steve Jobs emitiu uma carta pública intitulada "Reflexões sobre o Adobe Flash", onde ele conclui que o desenvolvimento do HTML5 tornaria o Adobe Flash não mais necessário, tanto para assistir vídeo ou mesmo exibir qualquer conteúdo web.
1.3.2 CSS 3
CSS3 é a mais nova versão das famosas Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS), onde se define estilos para páginas web com efeitos de transição, imagem, e outros, que dão um estilo novo às páginas Web 2.0 em todos os aspectos de design do layout. A principal função do CSS3 é abolir as imagens de plano de fundo, bordas arredondadas, apresentar transições e efeitos para criar animações de vários tipos, como um simples relógio de ponteiros. Isso se deve aos novos browsers que estão chegando, com suporte à essa linguagem, como o Google Chrome, Opera, Internet Explorer 9, Safari e Mozilla Firefox. Assim, o CSS3 facilitará o trabalho dos que trabalham com web e também dos usuários, pela variedade de transformações na apresentação de um website.
1.3.3 Javascript
JavaScript é uma linguagem de script baseada em ECMAScript padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-262 e ISO/IEC 16262 e é atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. JavaScript foi originalmente desenvolvido por Brendan Eich (Engenheiro de software e Chefe de escritório da Mozilla Corporation) da Netscape sob o nome de Mocha, posteriormente teve seu nome mudado para LiveScript e por fim JavaScript. LiveScript foi o nome oficial da linguagem quando foi lançada pela primeira vez na versão beta do navegador Netscape 2.0 em setembro de 1995, mas teve
seu nome mudado em um anúncio conjunto com a Sun Microsystems em dezembro de 1995 quando foi implementado no navegador Netscape.
20 JavaScript tem se transformado na linguagem de programação mais popular da web. Com o advento do Ajax, JavaScript teve sua popularidade de volta e recebeu mais atenção profissional. O resultado foi a proliferação de frameworks (pacotes com conjuntos de bibliotecas para facilitar o desenvolvimento de aplicações web), práticas de programação melhoradas e o aumento no uso do JavaScript fora do ambiente de navegadores bem como o uso de plataformas de JavaScript serverside (que roda no servidor).
1.3.4 Wordpress
WordPress é aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. O WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, é o mais popular na criação de weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. O WordPress é utilizado também como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.
1.3.5 QR Codes
Código QR (acrônimo do inglês Quick Response) é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código é convertido num pedaço de texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização
georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.
2 SISTEMA OPERACIONA DO TERMINAL
O sistema operacional do terminal é adaptado e melhorado com uma interface limpa e objetiva. Nela será apenas exibido o navegador Firefox que não poderá ser fechado ou minizado. O gerenciador de conteúdo será o Wordpress, transformando o portal totalmente gerenciável sem a necessidade de nenhuma linha de código.
2.1 Arquitetura: 32 bits (ARM)
O Kernel GNU/Linux foi escolhido como base do projeto, pois o mesmo é estável, leve e personalizável. Um sistema operacional (distribuição) que utiliza esse Kernel é o Ubuntu, da empresa Canonical Ltd.
21 A arquitetura utilizada é a ARM, também conhecida como ARM EABI (embedded application binary interface) ou em português interface binária de aplicação embarcada e o Ubuntu adota o nome ARMEL para sua distribuição baseada nessa arquitetura.
2.2 Identificação e características de softwares
Sistema operacional: GNU/Linux Distribuição: Ubuntu Versão: 12.04 LTS Codinome: Precise Pangolin
2.2.1 Softwares instalados
Todo o conteúdo (lógico) ficará no servidor da cidade e no terminal será necessário apenas um front-end para internet, nesse caso um navegador web é essencial para utilização do sistema. Para rodar a interface de navegação proposta, são necessários alguns pré-requisitos do sistema operacional do terminal de consulta, entre eles será necessário os softwares: Nome do projeto: X.Org Nome popular: xorg Versão: X11R7.6 Função: Gerador de interface gráfica para sistemas UNIX e Linux. É o servidor responsável por mostrar o Firefox na tela do terminal. Ele representa tudo vai para saída de vídeo, inclusive o mouse. Nome do projeto: The GTK+
Project Nome popular: GTK Versão: 3.4.0 Função: Biblioteca gráfica do sistema operacional, essencial para criar uma interface gráfica bonita e padronizada. Ele é a base para funcionamento do Firefox, que é o único software que exige esse tipo de biblioteca dentro do projeto. Nome do projeto: Mozilla Firefox Web Browser Nome popular: Firefox
22 Versão: 12.0 Função: Navegador web, rápido e estável. Ele foi escolhido por ser personalizável ao nível que desejamos nesse projeto e por ser um projeto de código aberto, podemos fazer modificações no navegador para se adequar aos requisitos locais (se existir). Nome do projeto: Orca Screen Reader Nome popular: Orca Versão: 3.4.1 Função: Fazer leitura da tela para que deficientes visuais também usem os terminais. Ele é totalmente integrado a biblioteca GTK+, sendo indispensável para leitura de pop-ups que eventualmente poderão ter no sistema do terminal. Esses pré-requisitos são instalados por padrão no sistema, portanto não é necessário a instalação manual dos mesmos. Nome do projeto: squid : Optimising Web Delivery Nome popular: Squid Versão: 3.1.19 Função: Será o software responsável pelo cache do sistema do terminal, otimizando o tempo de acesso as páginas. Nome do projeto: OpenSSH Nome popular: ssh Versão: 6.0 Função: Acesso remoto modo texto, criptografado e seguro, utilizado para manutenção remota dos servidores e terminais. Nome do projeto: VINO Nome popular: vino-server Versão: 3.4 Função: Acesso remoto modo gráfico aos terminais, utilizado para manutenção remota dos servidores e terminais.
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2.3 Características sustentáveis
Por ser um sistema operacional aberto, o Linux nos permite que seja customizado para uma melhor
gestão de recursos e energia elétrica.
2.3.1 Tarefas e processos
Por mais simples que as informações sejam, tudo que roda no sistema operacional precisa passar por diversos passos, até chegar na saída de vídeo. O computador pensa em forma de frequências/pulsos elétricos e todos dados processado além de gerar calor, ele consome eletricidade, pensando nisso foram customizados alguns recursos no Ubuntu para não executar tarefas que não são importantes para a ideologia principal do projeto do terminal, com a diminuição desses processos, o equipamento usará uma quantidade menor de energia sem deixar de atender a necessidade e recursos propostos.
2.3.2 Controle de brilho da tela
Adicionando recursos no sistema, podemos controlar o brilho da tela e graças a um agendador de tarefas, podemos escolher o plano de brilho conforme o horário, podendo ser personalizável dependendo de cada região do Brasil ou localização do terminal. São rotinas simples que são adicionadas e removidas no painel de administração do web site ou no terminal local.
2.3.3 Controle de dispositivos não utilizados
Com a arquitetura ARM temos a vantagem de não ter o que não precisamos, por exemplo, múltiplas saídas de vídeo, PCI, PCI Express, Modem, etc, não temos muitas coisas que uma placa mãe normal tem e temos a vantagem que o Linux pode “desligar” o dispositivo extra que está conectado, mas não está em uso. Esses recurso é customizado conforme a necessidade local de cada terminal.
2.4 Update: Canonical Ltd
O suporte a falhas de segurança são oferecidos pela empresa que mantém a distribuição, a Canonical Ltd. Nessa versão, o Ubuntu receberá atualizações criticas de segurança do Kernel e ferramentas do
sistema até 5 anos. Por exemplo, no projeto utilizaremos a versão 12.04 LTS, o próximo LTS será em 2014, porém, por questões de estabilidade do sistema, podemos usar a versão 12.04 até 2017 e continuar com o nosso sistema sempre atualizado sem mudar todos os sistemas operacionais de todos os terminais (inclusive os que estão em contingência).
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2.5 Preço: Gratuito
A Canonical Ltd distribui o seu sistema operacional livremente pela internet, sem custo algum ao usuário. O suporte do sistema (possíveis defeitos), atualizações, troca de equipamentos, update extra de software serão feitos por nossa equipe Every.Time®.
2.6 Suporte: Equipe Every.Time®
O suporte ao sistema operacional será de responsabilidade do grupo Every.Time, onde serão mantidas e feitas todas as rotinas de backup e novas atualizações.
3 SISTEMA OPERACIONAL NO SERVIDOR
O sistema operacional do servidor é o vai prover todo o acesso aos terminais, nele vai se concentrar todas as informações do portal de conteúdo. Nele será instalado a base de dados, onde se encontra todas as informações do Wordpress.
3.1 Arquitetura: x64 (64 bits)
A arquitetura x64 foi escolhida por ser um ambiente ideal para computadores de grande porte do tipo servidor. O sistema operacional escolhido no servidor será o Ubuntu Server 12.04 LTS x64. Essa é uma versão do Ubuntu sem o ambiente gráfico (desktop) e customizado para servidores. Diferente das versões para Desktop, o Kernel do Ubuntu Server é otimizado para grandes projetos, com máquinas com grande poder de processamento, memória e gerenciamento de rede. Além de todo o poder de gerenciamento, ele também é ideal para ambientes virtualizados.
3.2 Identificação e
características de softwares
Sistema operacional: GNU/Linux Distribuição: Ubuntu Versão: 12.04 LTS Codinome: Precise Pangolin
3.2.1 Softwares instalados
Nome do projeto: The Apache HTTP Server Project
25 Nome popular: Apache Versão: 2.4.2 Função: Servidor de páginas web fácil, estável e robusto. Ele dará a base para o funcionamento dos componentes PHP e MySQL na plataforma Wordpress. Nome do projeto: PHP: Hypertext Preprocessor Nome popular: PHP Versão: 5.4.0 Função: Linguagem de programação Web utilizado como base para o Wordpress, essencial para o funcionamento do mesmo. Nome do projeto: MySQL :: The world's most popular open source database Nome popular: MySQL Server Versão: 5.5.23 Função: Banco de dados de toda a base de conhecimento. Nele estarão todas as informações geradas pelos Editores do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS – Wordpress). Nome do projeto: OpenSSH Nome popular: ssh Versão: 6.0 Função: Acesso remoto modo texto, criptografado e seguro, utilizado para manutenção remota dos servidores e terminais. Nome do projeto: The ProFTPD Project Nome popular: proftpd Versão: 1.3.4a Função: Transferência de arquivos para o servidor web, sendo esses dados vídeos, fotos ou qualquer outro tipo de arquivo suportado pela plataforma Wordpress ou Linux. Nome do projeto: Internet Systems Consortium BIND Nome popular: bind9 Versão: 9.9.0 Função: O servidor responsável por resolver nomes em IPs e vice-versa.
26 Nome do projeto: Internet Systems Consortium DHCP Nome popular: dhcp-server Versão: 4.2.3-P2 Função: O serviço responsável por distribuir os endereços dinamicamente para os terminais. Nome do projeto: OpenVPN - Open Source VPN Nome popular: OpenVPN Versão: 2.2.2 Função:
Garantir uma conexão segura entre os servidores de todo o Brasil, criando um túnel virtual para comunicação dos mesmos. Esse túnel será responsável pela comunicação entre os terminais espalhados pelas ruas e praças das cidades com o servidor, garantindo assim mais segurança no acesso dos dados. Nome do projeto: WordPress › Blog Tool, Publishing Platform, and CMS Nome popular: Wordpress Versão: 3.3.2 Função: Gerenciar o conteúdo do portal de noticias do terminal. Será o coração do terminal e será atualizado com novidades dos jogos, compra de ingressos de um modo seguro e dicas de como chegar nos pontos turísticos com maior facilidade. Nome do projeto: PHP MySQL Administration Nome popular: phpMyAdmin Versão: 3.5.0 Função: Administrar o banco de dados MySQL de um jeito fácil e prático via interface web.
3.3 Características do sistema operacional:
O sistema foi escolhido devido a sua politica de software e atualizações de segurança. A sua politica de software diz que só poderão ser instalados em uma base estável, os softwares que passaram por diversos testes de segurança e estabilidade, em um ambiente de servidor é o ideal, pois todos os recursos são excessivamente testados para que não ocorram erros de software. Conforme o tempo, são encontradas e reparadas falhas de segurança em diversos softwares, no Ubuntu esse software tem prioridade de atualização.
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3.4 Suporte: Equipe Every.Time®
O suporte ao sistema operacional será de responsabilidade da equipe Every.Time.
3.5 Preço: Gratuito
O sistema Ubuntu é distribuído Livremente na internet e suas atualizações são feitas pela comunidade e a empresa mantedora. Nenhum custo é cobrado para utilizar o sistema operacional,
mesmo que seja utilizado para fins comerciais.
4 SISTEMA DE NAVEGAÇÃO NO TERMINAL
O sistema do terminal foi desenvolvido em uma interface flexível e de fácil acesso, pois pode rodar em celulares, computadores antigos ou tablets, o pré requisito mínimo é que tenha acesso a internet e um navegador web. Uma interface para equipamentos com telas menores, foi desenvolvida especialmente para esses tipos de aparelhos, pois é clara e objetiva.
4.1 Linguagem de programação: HTML 5, CSS, Javascript e PHP.
Todo o conteúdo do terminal será gerada com linguagens de programação Web, devido a sua flexibilidade e atualização em tempo real, via internet. No terminal teremos um portal on-line de informações com base no Wordpress, um sistema de gerenciamento de conteúdo muito robusto, completo e fácil de utilizar. No terminal, teremos o navegador web Firefox que será a única interface com o usuário. Por se tratar de um terminal “on-line”, todas as informações estarão no servidor, não tento a necessidade de ambientes gráficos e janelas, teremos o Firefox de modo tela cheia e fixado.
4.1.1 Códigos QR-Codes
Para transporte das informações e para evitar impressões, os códigos QR são a melhor alternativa, pois dispensam uso de papel e são ótimos para armazenamento simples. O uso dele é livre e pode ser utilizado para qualquer fim. Os códigos QR são gerados no servidor em conjunto a linguagem de programação PHP. Os códigos gerados terão noticias resumidas, um minimapa de onde você está e que caminha deve fazer.
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4.2 Acessibilidade
Pensando nos deficientes visuais, todos os terminais serão equipados com um software de leitura de tela (que deverá ser acionado por meio de um botão físico
na estrutura ou no teclado). Ao lado do terminal terão instruções em braile de como ativar ou desativar o recurso. O portal web será especialmente projetado para utilização desse sistema e os funcionários que irão introduzir o conteúdo no portal serão treinados para esse proposito.
4.3 Layout (Visão terminal)
Na FIGURA 1 está uma amostra de como o terminal se comportará. O sistema é totalmente é personalizável pela interface web e pode ser modificado facilmente mesmo por quem não tem nenhum conhecimento em programação web.
Figura 1: Tela principal do terminal
A interface é escrita em PHP, HTML, CSS e Javascript e seus arquivos de configuração são feitos através de arquivos de programação PHP e estilos em CSS. No topo do site tem um menu onde mostra os links de acesso rápidos as páginas de conteúdo que são de maior interesse ao visitante do terminal, tais como “Guia Geral”, “Estádio” e “Como chegar?”. Na FIGURA 2 é possível ver como é o conteúdo da página de “Como Chegar?”
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Figura 2 – Página de conteúdo – “Como Chegar?” Mais a baixo do menu principal, temos um logotipo do site, que também dá acesso a página principal do terminal. Mais a baixo há uma seleção dos acontecimentos mais recentes da copas, nela o visitante fica atualizado sobre os jogos do momento (como melhor jogador, melhores lances, etc). Nesse espaço é possível colocar qualquer tipo de informação, são agrupados em 6 noticias em um bloco (estilo slider), onde o visitante pode escolher o conteúdo manualmente. Mais a baixo os artigos dos redatores, um pequeno resumo e uma foto ilustrativa. Na lateral direita da tela haverá uma breve pesquisa onde é possível escolher os melhores jogadores da copa, como
podemos ver na FIGURA 1. Essa pesquisa será a base de dados que irá disponibilizar as informações sobre os jogadores mais votados mostrando um pouco mais baixo, como na FIGURA 3.
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Figura 3 – Lista de jogadores mais votados Quando o visitante do terminal clica em alguma noticia, ele é direcionado a página com a noticia completa, como representado na FIGURA 4.
Figura 4 – Noticia completa No terminal, as fotos não são mostradas em seu tamanho real, pois isso deixaria o layout poluído e as fotos não teriam uma resolução muito boa para visualização. Pensando nisso, quando tem uma foto na noticia, o terminal abre na mesma janela, a foto do tamanho real, assim como podemos ver na FIGURA 5.
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Figura 5 – Imagem em tamanho real – Mapa de São Paulo mostrando localização dos estádios Além da visualização das fotos no tamanho real, o editor pode montar um player com os melhores lances e fotos em alta resolução (e tela cheia). No player as fotos são trocada a cada 4 segundos, sendo possível voltar, ir para frente, pausar e escolher a foto que você deseja ir a qualquer momento. Como podemos ver na FIGURA 6, o player é elegante e fácil de usar, não depende de nenhum plugin (exemplo: Flash Player), apenas Javascript e compatibilidade do navegador a imagens PNG (exemplo: Firefox).
Figura 6 – Demonstração de um player de fotos
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4.4 Layout (Visão SmartPhone ou Tablet)
Do mesmo jeito que o visitante pode acessar o sistema do terminal nos totems espalhados nas ruas e pontos estratégicos das cidades, o visitante pode acessar o sistema dos seus computadores convencionais (desktop ou notebook) e do seus smartphones ou tablet. Como na maioria dos casos, o visitante está
utilizando um dispositivo com uma tela menor e uma conexão mais lenta a internet, a interface do terminal tem que especialmente preparada para esses fins. Como na FIGURA 7, é mostrado apenas as noticias principais, sem figuras ou animações, onde é possível, mudar o tema do terminal para versão tradicional, caso necessário. O visitante pode clicar na seta ao lado do título para ver um pequeno pedaço da noticia antes de vê-la completa, como na FIGURA 8, o visitante lê o resumo da noticia e se for de interesse ler a noticia completa, é necessário apenas clicar em “Leia essa noticia” e será direcionado a uma página parecida o da FIGURA 9 e FIGURA 10. Se o visitante gostar na noticia e desejar compartilhar sua opinião, na visão mobile também é possível comentar, na FIGURA 10 o visitante já está logado e ponto para comentar.
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Figura 7 – Visão Mobile do terminal
Figura 8 – Visão resumida da noticia
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Figura 9 – Visão Mobile de uma noticia
Figura 10 – Comentários e Compartilhamento
4.4 Layout (Visão Administrador)
O sistema Wordpress já tem um sistema administrativo bem completo, como mostrado na FIGURA 11, o usuário tem tudo o que ele precisa para administrar as postagens (noticias), categorias, páginas, comentários, aparência, usuários e outras configurações, tudo por meio desse painel e sem precisar conhecer nenhuma linguagem de programação e muito menos conhecer linguagens SQL (banco de dados). O sistema conta com uma área de criação de noticias (postagens) como mostrado na FIGURA 12, é possível gerenciar, editar e publicar novos updates. Na postagem é possível colocar fotos, vídeos, arquivos para download, entre outras coisas, que poderão ser implementadas via
plugins. É possível também criar e gerenciar usuários no sistema Wordpress, onde podem ser cedidos
35 permissões de administrador, editor e visitante. Como pode ser visto na FIGURA 13, a interface de administração é bem simples e somente o administrador tem acesso acesso a criar e deletar usuários.
Figura 11: Painel administrador
Figura 12: Área de gerenciamento de postagens
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Figura 13: Área de gerenciamento de usuários
4.5 Suporte e atualizações: 5 anos
Suporte aos recursos existentes e novas instalações de plugins, reparo do tema e atualização do Wordpress. O suporte será oferecido pela equipe de desenvolvimento da Every.Time®.
5 ARQUITETURA DE COMPUTADORES
O objetivo dos terminais é o de informar a população e aos turistas informações precisas a respeito das atrações e jogos que acontecerão durante o evento, e ainda opções de hotéis, pontos turísticos da cidade e rotas de acesso para os locais dos mesmos. Todo o hardware está configurado e preparado para trabalhar com a grande demanda de solicitação de serviço, já que além de atender os terminais espalhados pelas ruas, os visitantes poderão acessar de seus tablets e smartphones.
5.1 Introdução ao Hardware
O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o
computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc). O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em automóveis, aparelhos celulares, entre outros.
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5.1.1 Conexões do hardware
Para funcionar, o computador necessita de algumas conexões físicas que permitam que os componentes de hardware se comuniquem e se inter-relacionem. O barramento constitui um sistema comum de interconexão, composto por um conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações entre as partes internas e externas do computador. Uma conexão para comunicação em série é feita através de um cabo ou grupo de cabos utilizados para transferir informações entre a CPU e um dispositivo externo como o mouse e o teclado, um modem, um digitalizador (scanner) e alguns tipos de impressora. Esse tipo de conexão transfere um bit de dado de cada vez, muitas vezes de forma lenta. A vantagem de transmissão em série é que é mais eficaz a longas distâncias.
5.2 Configuração do terminal
Figura 14: Placa principal CuBox A configuração a escolhida "CuBox", como pode ser visualizado na FIGURA 14, foi escolhida para o projeto do terminal, pois tem processador dual core 1.4 GHz, 2 GB de Memoria RAM e
até ter um Motor Gráfico dedicado, e ter mais opções de portas disponíveis consumindo apenas 3Wts buscando atender a necessidade da sustentabilidade. E o que se refere ao monitor, usaremos tela de OLED melhor custo beneficio e menor consumo de energia. por usar OLEDs no seu backlight fazendo com que o trabalho de filtragem de luz do cristal líquido seja muito melhor realizado, conseguindo cores mais puras e com uma gama muito maior. Essa tecnologia também faz com que a luz seja exatamente igual durante todo seu
38 tempo de uso e não ocorra perda de brilho ou alteração de cor, Esses monitores atendem às normas Eco-friendly pois não necessitam de lâmpadas CCFLs e são completamente livres de mercúrio. Não utilizam chumbo pra fixação de componentes e faz com que o descarte e reciclagem dos monitores possam ser feitos de forma segura e sem impacto para o meio ambiente.
5.2.1 CPU
• • • • • • • • • • • • Processador Dual-core 1.4 GHz ARM Cortex-A9; Memoria 2 GByte 1333 MHz DDR3 SDRAM 2 Slots de Memoria DIMM Armazenamento Unidade Interna HD SSD 20GB Saída HDMI 1080p apoiado por hardware motor de decodificação de vídeo; Motor gráfico OpenGL|ES 2.0; 1 entrada para microfone/fone de ouvido 4 USB 2.0 1 RJ-45 Interface de rede Ethernet 10/100/1000 Receptor de Infra-vermelho Suporta Android, Ubuntu, XBMC e similares;
5.2.2 Monitor
• • • • • • • • • • • Tipo: OLED Clear Panel; Dimensão diagonal 21,5 polegadas; Dimensões 46.3x27.2x10.9 centímetros; Peso 5 Kg; Entrada de sinal HDMI; Resolução Máxima 1920 x 1080; Retornar tempo 3 ms; Dispositivos integrados: Speaker, Hub USB, tela de toque Multi-touch Screen; Relação de contraste de imagem 20.000.000:1 Consumo de energia em funcionamento
28W Consumo de energia em stand-by 0,2W
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5.3 Configuração do Servidor
Sendo o blade mais popular do mundo, o servidor HP ProLiant BL460c G7 proporciona o equilíbrio ideal entre desempenho, escalabilidade e capacidade de expansão, que fazem dele o padrão para a computação de centros de dados. Reunindo dois processadores, duas unidades de disco rígido hot plug, até 384 GB de memória e um adaptador FlexFabric com porta dupla num blade com metade da altura, o BL460c proporciona aos gestores de TI uma única plataforma, capaz de lidar com qualquer aplicação empresarial.
5.3.1 Potência computação densa
• Até dois (2) processadores Intel® Xeon® série 5675 de seis núcleos. • 12 slots DIMM que suportam até 384 GB de memória DDR3 com ECC avançada. • Controlador HP Smart Array P410i para hardware RAID 0 e 1, com módulos de cache opcionais para maior desempenho. • Até duas (2) unidades SAS, SATA ou SSD hot plug. • As slots USB e SD internas permitem implementações de hipervisor flexíveis e simples
5.3.2 HP Virtual Connect FlexFabric Support integrado
• O adaptador FlexFabric de 10 Gb com porta dupla proporciona uma largura de banda maior para aplicações com elevada utilização de rede • Simplifique a gestão e reduze os custos com infra-estruturas convergindo tráfego LAN e SAN para a mesma ligação flexível • Até oito (8) ligações de rede e armazenamento sem a necessidade de placas mezzanine adicionais
5.3.3 Gestão de infra-estruturas líder no mercado
• Poupe tempo e preserve valiosos recursos de TI simplificando a gestão remota com o HP Integrated Lights-Out 3 (iLO 3) • Implemente servidores rapidamente, faça a gestão proativa do estado virtual ou físico de servidores e
optimize o consumo de energia com o HP Insight Control
40 • Conceba rapidamente, analise continuamente e optimize confidencialmente a sua infra-estrutura de servidores convergentes com o HP Insight Dynamics
5.4 Especificações Tecnicas
• Processador Intel® Xeon® X5675 (6 núcleos, 3.06 GHz, L3 de 12 MB, 95W) • Número de processadores 2 • Núcleo do processador disponível 6 • Memória, padrão 96 GB • Slots de memória 12 slots DIMM • Tipo de memória PC3-10600R-9 • Disco Rígido Padrão: 2 x 2TB 10k rpm • Interface de Disco: SAS • Interface Adicional: 1 x Placa HBA Fiber Channel dual port Qlogic QMH2562 8Gbp/s • Controlador de rede (1) 2 portas 10 GbE NC553i FlexFabric • Placa de Rede (Mbps): 4 x 10/100/1000 • Porta USB: 1 interna • Slot PCI Express (PCI-E): 2 Mezaninos • Controlador de Armazenamento (1) Controlador Smart Array P410i (RAID 0/1) • Software de gestão N/A • Tipo de unidade óptica Nenhum fornecido de série • Formato (totalmente configurado) 8 (c3000), 16 (c7000) • Gestão de infra-estrutura iLO 3 • Garantia - ano(s) (peças/mão-de-obra/no local) 3/3/3
5.5 Layout do terminal
Conforme podemos ver na FIGURA 15, o desenho básico do terminal será em uma estrutura de aço inoxidável, pois podemos ter terminais em diversos ambiente, inclusive ambientes úmidos ou quentes. Sua estrutura está preparada com furos estrategicamente feitos para resfriamento dos componentes internos.
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Figura 15: Layout do terminal de acesso
5.6 Padronização do nome dos servidores
Os servidores terão um nome único na rede, para identificar e facilitar a manutenção e correção de erros. Os nomes serão baseados em nome de planetas e satélites naturais. Segue na tabela 1 a localização do
servidor e o seu nome. Localização do servidor São Paulo (Principal) São Paulo (Contingência) Curitiba Nome Terra Lua Mercúrio
42 Localização do servidor Porto Alegre Rio de Janeiro (Principal) Rio de Janeiro (Contingência) Belo Horizonte Brasília Fortaleza (Principal) Fortaleza (Contingência) Manaus Cuiabá Salvador (Principal) Salvador (Contigência) Recife Natal Nome Vênus Marte Fobos Júpiter Saturno Urano Miranda Umbiel Oberon Neptuno Triton Naiad Proteus Tabela 1: Nomes do servidores
Todos os nomes de servidores estarão disponíveis no servidor DNS e seus endereços de rede serão fixos (não dinâmico, como D
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