Sistemas De Amortização
Exames: Sistemas De Amortização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: duddaguimaraes • 8/3/2015 • 618 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CRESCENTE – SACRE
Primeiramente, é indispensável definir que a amortização nada mais é que a quitação, de forma periódica de um saldo devedor. Ao solicitar o financiamento em um banco, é prometido o pagamento a monta em parcelas por determinado período de tempo. É juntamente o pagamento periódico destas parcelas que é a amortização.
A denominação SACRE origina-se de sua principal característica, que é amortizar o valor do empréstimo de forma crescente, em progressão geométrica, cuja razão é o resultado do quociente entre uma amortização e a amortização anterior, exceto quando do recálculo do valor das prestações a cada 12 meses e a última. O valor da prestação mensal inicial, a qual se mantém constante por 12 meses, é determinado de forma semelhante ao sistema SAC, ou seja, o valor da amortização constante mais o juro do primeiro período. Esse cálculo se repete a cada 12 meses, em que se utiliza o saldo devedor após o pagamento de todas as prestações mensais anteriores e o prazo remanescente.
O Sistema de Amortização Crescente – SACRE foi criado pela Caixa Econômica Federal para liquidação de financiamentos originários do Sistema Financeiro de Habitação. Alguns autores afirmam que esse sistema utiliza os mesmo conceitos do Sistema SAC (Sistema de Amortização Constante), destacando-se o fato de que, enquanto a prestação é corrigida a cada 12 meses, o saldo devedor é atualizado mensalmente, podendo gerar algum valor residual no final do período. A prestação deverá ser recalculada a cada 12 meses, com base no saldo devedor do período imediatamente anterior e na quantidade de prestações a vencer; no entanto, considera-se o critério de cálculo de prestação para o primeiro período, repetindo-se para os demais 11 meses. O sistema SACRE foi desenvolvido com o objetivo de permitir maior amortização do valor emprestado, reduzindo-se, simultaneamente, a parcela de juros sobre o saldo devedor, e as prestações mensais são calculadas com base no saldo devedor existente no início de cada período de 12 meses, da mesma forma como se obtém o valor da prestação do SAC. Existe, porém, a possibilidade de haver saldo remanescente no final do contrato, lembrando que o mutuário terá direito à devolução quando o saldo residual for negativo e, caso contrário, para a liquidação total da dívida, deverá efetuar o pagamento desse valor. Nesse sistema, o cálculo da prestação é feito em duas etapas: (1) apura-se o valor da parcela de amortização constante, dividindo o valor do 61 financiamento pelo prazo; (2) multiplica-se a taxa mensal de juros pelo valor do financiamento. O somatório dessas duas parcelas compõe o valor da prestação inicial que, a cada 12 meses é recalculada, considerando o saldo devedor atualizado, a taxa contratada e o prazo remanescente.
SISTEMA ALEMÃO DE AMORTIZAÇÃO
O Sistema Alemão de Amortização consiste na liquidação de uma dívida onde os juros são pagos antecipadamente com prestações iguais, exceto a primeira que corresponde aos juros cobrados no momento da operação financeira. O capital emprestado (ou financiado) será indicado com C, i será a taxa de juros ao período, n representará o número de períodos. As amortizações e
...