Sistemas Organizacionais
Artigo: Sistemas Organizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natytimao • 3/12/2014 • 481 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
SISTEMAS ORGANIZACIONAIS
Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém uma interação dinâmica com o seu meio ambiente; influi sobre seu meio ambiente e dele recebe influências; além disso, é composta por diversas partes relacionadas entre si, as quais trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar objetivos - tanto da organização quanto de seus participantes.
Cada sistema busca servir a seus propósitos (objetivos, saídas). Exemplo:
• Uma aeronave civil é um sistema com o propósito de transportar carga ou passageiros. Possui mecanismos sensores, motopropulsores, hidráulicos, de navegação, direção etc, que combinados a outros recursos (informações, pessoas, etc) cada qual com sua função definida garante o cumprimento do objetivo pretendido.
• Um carro possui elementos tais como sistema elétrico, motor, chassis, rodas e carroceria. As relações entre os elementos são estruturais (uma parte acoplada ou integrada a outra) ou funcionais (uma parte desempenhando trocas com outra). O objetivo comum é a locomoção.
O sistema organizacional se refere ao sistema aplicado por uma determinada empresa ou organização na execução de suas tarefas. Fazem parte de um sistema organizacional: funcionários, dinheiro, crenças, departamentos, cargos, atividades, comunicação, local físico, informação, inter-relações com o ambiente em que está inserido (fornecedores, órgão regulamentadores, governo, clientes, etc).
Cada empresa adota um sistema de produção para realizar as suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível e, com isso, garantir sua eficiência e eficácia. O sistema de produção é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto acabado.
Na realidade, para que isso aconteça, as entradas e os insumos que vêm dos fornecedores ingressam na empresa por meio do almoxarifado de materiais e matérias-primas, sendo ali estocados até a sua eventual utilização pela produção. A produção processa e transforma os materiais e matérias-primas em produtos acabados para serem estocados no depósito até a sua entrega aos clientes e consumidores. A interdependência entre o almoxarifado, a produção e o depósito é muito grande: qualquer alteração em um deles provoca influências sobre os demais, como se fossem vasos comunicantes. Eles são os três subsistemas do sistema de produção intimamente inter-relacionados e interdependentes.
Exemplo: Sistema de manufatura. Vai contar com:
• recursos materiais, compreendendo máquinas, equipamentos e instalações - o hardware da organização;
• recursos técnicos e administrativos, que abrangem todos os procedimentos ne¬cessários para a operacionalização do sistema - o software da empresa;
• recursos humanos - o humanware do sistema.
O bom gerenciamento estará ligado ao gerenciamento simultâ¬neo destes três recursos e será tanto
...