Solução Tampão
Trabalho Universitário: Solução Tampão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saldanha87 • 18/5/2014 • 934 Palavras (4 Páginas) • 562 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA – UERR
CAMPUS DE RORAINÓPOLIS
CURSO: QUÍMICA – T6N
PROFESSORA: VÂNIA TELES
DISCIPLINA: PRÀTICA LABORATORIAL ll
RELATÓRIO DE PRÁTICA LABORATORIAL ll
Rorainópolis- RR
Abril- 2014
AMANDA SALDANHA
LAUDELINA VENÂNCIO BRITO
PABLO RUI
Solução Tampão
Rorainópolis- RR
Abril- 2014
RESUMO
Foi preparado um experimento de uma solução tampão, mostrando a sua resistência a mudança de pH mesmo quando acrescentado mais Ácido ou Base ou quando ocorre diluição da solução. Um tampão é uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado. Assim, soluções tampão são aquelas que atenuam a sua variação de pH, o qual mantêm aproximadamente com o mesmo valor, mesmo na adição de brandas quantidades de ácido ou de bases. É Porém existe um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionados a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido. Esse limite é conhecido como a capacidade tamponante de uma solução tampão. Assim, quanto maior a capacidade, maior será o tempo da ação tampão. Sendo assim os sistemas tampão são escolhidos de acordo com a faixa de pH que se deseja tamponar.
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório descreve a execução das práticas de laboratório realizadas nas aulas de soluções tampões que têm um importante papel em processos químicos e bioquímicos, nos quais é essencial a manutenção do pH. Portanto, muitos processos fisiológicos requerem um pH fixo para que determinada função venha a ser realizada. Soluções tampão são soluções que resistem a variações bruscas no pH causadas pela adição de ácidos ou bases. Esta resistência é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Considerando um sistema tampão ácido (HA/A-), se um ácido for adicionado ao tampão, ocorrerá uma elevação da concentração dos íons H3O+ do meio (uma perturbação do equilíbrio); de acordo com o princípio de Le Chatelier, essa perturbação será neutralizada pela base conjugada do tampão, que aceita prótons dos íons H3O+ fornecidos pelo ácido adicionado, restabelecendo o estado de equilíbrio e mantendo o pH do meio, conforme a reação abaixo:
A- (componente básico do tampão) + H3O+ (adicionado) ↔ HA + H2O
Do mesmo modo, se uma base for adicionada a este tampão, haverá uma elevação da concentração dos íons OH- do meio (uma perturbação do equilíbrio); de acordo com o princípio de Le Chatelier essa perturbação será neutralizada pelo ácido do tampão, que transfere prótons para os íons OH- fornecidos pela base adicionada, reestabelecendo o estado de equilíbrio, mantendo o pH do meio.
No presente relatório também será exposto a Capacidade tamponante que é o quanto uma solução tampão resiste às mudanças de pH, quando se adiciona pequenas quantidades de ácido ou base. Sua capacidade é indicada pela alteração de pH provocada pela adição de ácido ou base. Quanto menor a alteração de pH causada pela adição de uma dada quantidade de ácido ou base, maior é a capacidade tamponante da solução, ou vice-versa.
2. OBJETIVOS
Objetivo Principal.
É apreender as técnicas de preparação de uma solução tampão e estudar o efeito da adição de ácidos e bases fortes sobre o pH de uma solução tamponada.
Objetivos Específicos.
Preparar uma solução tampão;
Compreende o seu funcionamento bem como verificar o seu efeito tamponante após adição de um ácido ou de uma base;
Observar o que acontece com a coloração das fitas ao serem embebidas em cada solução a fim de relacioná-las com o valor do pH das soluções;
Observar o pH com a solução tampão em diferentes concentrações.
3. PARTE EXPERIMENTAL
Material e Reagentes
1 Garrafa pet de 2,5 L cortado no meio
1 Béquer
2 Pisseta de Pasteur- uma de vidro e outra de plástico
1Pisseta
1 Balão volumétrico
9 Tubos de ensaio
1 Grade
1 Proveta
1Bastão de vidro
1Balança de precisão
1
...