Sustentabilidade Empresarial
Artigos Científicos: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janaina1234 • 16/7/2014 • 461 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana e se relaciona diretamente com o conceito desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável foi um termo utilizado pela primeira vez em 1987, como resultado da Assembléia Geral das Nações Unidas, no relatório Our Common Future (Nosso Futuro Comum), conhecido como Relatório Brundtland. O conceito desenvolvimento sustentável foi definido no relatório como aquele que “atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas". Trata-se, portanto, de uma nova visão de mundo com implicação direta nas relações político-sociais, econômicas, culturais e ecológicas ao integrar em um mesmo processo o equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais. Diz respeito à necessidade de revisar e redefinir modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal modo que o crescimento econômico não seja alcançado a qualquer preço, mas considerando-se os impactos e a geração de valores sociais e ambientais decorrentes da atuação humana.
A expressão sustentabilidade empresarial pode ser considerada, de maneira abrangente, como sendo sinônima de desenvolvimento empresarial sustentável, o qual permita satisfazer as necessidades presentes sem comprometer possibilidades das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
De forma mais específica, a sustentabilidade empresarial também pode ser encarada como uma função estratégica, pois endereça aspectos como busca de longevidade, sucesso de longo prazo e comprometimento com os públicos estratégicos da empresa; adicionalmente o conceito de sustentabilidade empresarial reconhece e abrange variáveis econômicas, sociais e ambientais.
A busca do crescimento econômico baseado em ações mais concretas voltadas ao uso racional de recursos naturais e uma sociedade melhor desenvolvida elevou-se à extrema relevância no mercado competitivo (BASSETO, 2007). Investidores passaram a avaliar melhor as empresas consideradas socialmente responsáveis. Ambientalistas e comunidades também estão mais atentos a ações empresariais que possam prejudicar o meio ambiente e à sociedade.
Dessa forma, as empresas devem prestar contas, não só aos acionistas e a credores, mas também a uma gama bem maior de interessados formando um público amplo identificado como stakeholders. Esse público situa-se em qualquer parte do mundo e faz suas reivindicações não só por meio da imprensa convencional, mas também através desse megafone global chamado Internet (SAVITZ, 2007).
Sabe-se, no entanto, que para a sustentabilidade o resultado financeiro não é o único e nem mesmo o mais importante critério de avaliação do sucesso empresarial. Os impactos econômicos, sociais e ambientais tornam-se informações imperativas ao seu público, os stakeholders.
Assim, sustentabilidade passa a significar gestão esclarecida e disciplinada – que, a propósito, é o fator mais importante que os investidores levam em conta e devem ter em vista nas suas decisões de investimento.
Sumarizando, o desenvolvimento sustentável, com foco na sustentabilidade empresarial, pode oferecer inúmeras oportunidades de novos negócios que conciliam viabilidade econômica e ganhos sócio-ambientais.
...