TESTE DE FLAMA E DEFINIÇÃO DO PONTO DE FUSÃO
Projeto de pesquisa: TESTE DE FLAMA E DEFINIÇÃO DO PONTO DE FUSÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilab • 24/11/2014 • Projeto de pesquisa • 947 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
Serviço Público Federal
Ministério da Educação
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
FAENG - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
Engenharia de Produção
TESTE DE CHAMA E DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO
Relatório apresentado à disciplina Laboratório de Química Geral, sob a docência da Profª Drª Rejane
Campo Grande, 2014
Índice
Página
1.Introdução
1.1 Prática 5
1.2 prática 6 1
1
1
2.Objetivos
2.1 Prática 5
2.2 Prática 6 2
2
2
3. Parte Experimental
3.1 Prática 5
3.1.1 Materiais utilizados:
3.1.2 Procedimento:
3.2 Prática 6
3.2.1 Materiais utilizados:
3.2.2 Procedimento: 3
3
3
4
4
4
4. Resultados e Discussões
4.1 Pratica 5
4.2 Pratica 6 5
5
5
5. Conclusão 6
Referencias 7
Lista de Figuras
Página
Figura 1 – BaCl2, KCl, CuSO4, LiCl e CaCl2, respectivamente. 3
Figura 2 – Coloração das chamas dos compostos: BaCl2, KCl, CuSO4, LiCl e CaCl2, respectivamente. 4
Lista de Tabelas
Página
Tabela 1 – Compostos e cores. 5
Tabela 2 - Compostos, ponto de fusão determinado em laboratório e ponto de fusão real.
5
1. Introdução
Este relatório consiste na descrição da prática 5 e 6, realizada no dia 22 de abril de 2014. Os procedimentos realizados foram o teste de chama de cinco compostos diferentes e a determinação do ponto de fusão dos elementos tricloro acético e ácido esteárico.
1.1 Prática 5
A aplicação da teoria dos fótons ao estudo da estrutura dos átomos e de suas linha espectral de emissão e de absorção foi feita, pela primeira vez, por Niels Bohr em 1913. A teoria atômica de Bohr utilizou-se do modelo atômico de Rutherford (RAMOS, 2004).
No trabalho de Bohr, foi aplicada pela primeira vez a hipótese quântica para explicar a estrutura atômica com razoável sucesso. Entretanto, a teoria de Bohr estava parcialmente incorreta, sendo abandonada 12 anos depois para dar lugar a teoria quântica. Havia, contudo, fundamentos suficientes nas ideias de Bohr que lhe permitiram explicar por que os átomos no estado excitados emitiam luz somente com certas frequências, a teoria de Bohr trouxe uma contribuição importante para a compreensão da estrutura atômica (MAHAN, 1995).
A importância desse experimento é a aprendizagem por meio da observação da coloração das chamas dos compostos: cloreto de bário, cloreto de potássio, sulfato de cobre II, cloreto de lítio e do cloreto de cálcio.
1.2 prática 6
O ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Ponto de fusão é a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão. As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impurezas contiverem as substâncias.
A importância desse experimento é a aprendizagem na prática da determinação do ponto de fusão do tricloro acético e ácido esteárico.
2. Objetivos:
2.1 Prática 5
Determinar os cátions dos compostos (sais) sob análise, baseando-se no espectro de emissão de cada elemento através do teste de chama.
2.2 Prática 6
Aprender técnicas de determinação de ponto de fusão, a associar o ponto de fusão de uma substância.
3. Parte Experimental
3.1 Prática 5
3.1.1 Materiais utilizados:
Álcool comercial
Cloreto de bário
Cloreto de cálcio
Cloreto de Lítio
Cloreto de potássio
Fósforo
Sulfeto de cobre II
Vidros de relógio (5)
3.1.2 Procedimento:
Primeiramente foi transferido uma pequena porção de cada um dos compostos sob análise em um vidro de relógio (figura 1), em seguida
...