TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE INVESTIMENTO

Projeto de pesquisa: TIPOS DE INVESTIMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

1INTRODUÇÃO

Com a realização deste trabalho teremos conhecimento dos tipos de investimentos, a possibilidade de escolher um negócio de interesse do grupo para ser trabalhado, definir o tipo de produto a ser comercializado, o custo, e a partir daí elaborar o fluxo de caixa relevante.

Aprenderemos como usar as três principais técnicas de análise de investimentos que são: período de retorno (payback), Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), e com essas informações avaliar a viabilidade do projeto.

Também estudaremos o efeito da Inflação na Análise de Investimentos, Imposto de Renda, e a Depreciação, e assim teremos condições de avaliar quais são os seus efeitos. E por fim, será feita a análise de risco do projeto, por meio da Análise de Sensibilidade, sendo permitido avaliar quanto de variação na TMA (Taxa Mínima de Atratividade) mantém o projeto viável.

Esse estudo nos permitirá analisar a viabilidade do projeto de estudo e concluir se fizemos um bom investimento, também teremos a capacidade de conhecer um pouco mais sobre investimentos e utilizar as ferramentas necessárias para a tomada de decisão.

CAPITULO I

1.TIPOS DE INVESTIMENTOS.

O termo investimento é um conceito originário do campo da economia que tem uma grande importância para as organizações. Seu significado consiste em utilizar recursos disponíveis, no tempo presente para criar recursos no futuro, também o investimento pode ser qualquer ato ou ação que implique em renunciar recursos no presente na expectativa de um futuro melhor um exemplo cursar uma faculdade.

Existem basicamente três categorias de investimentos definidos em relação a sua origem, que são os Investimentos públicos, privados e os mistos.

Investimentos Públicos são disponibilizados pelos governos ou entidades públicas para gerar bem estar social, não têm o objetivo de retornos monetários, os exemplos são os hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas dentre outro.

Investimentos privados são os recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado com o objetivo de gerar retornos aos investidores são os responsáveis por gerar empregos e impostos de qualquer país capitalista são as fabricas, empresas de prestação de, serviços, lojas, shopping centers e outros.

Investimentos mistossão os disponibilizados pelos os governos ou entidades públicas e também por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, têm o objetivo tanto de retorno monetário quanto o proporcionar o bem estar à sociedade alguns exemplos são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

2. INFLUENCIA DOS INVESTIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

O investimento influencia a sobrevivência das organizações em dois aspectos, que são a expansão das organizações e a reposição do capital.

A expansão das organizações tem como objetivo o crescimento dos mercados ao qual a empresa esta inserida e tende a expandir o mercado consumidor viabilizando o retorno do investimento realizado.

A reposição de capital é necessária mesmo que a organização não esteja em expansão, já que, necessitam de um fluxo de investimento para fazer a reposição de equipamentos, visto que há um desgaste natural de máquinas que são utilizadas, se não houver uma reposição acarretará em produtos e serviços mais caros e de menor qualidade, comprometendo a lucratividade da empresa.

3. A ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Cabe a todo administrador fazer uma análise da melhor forma de investir na empresa, pois existem no mercado uma ampla variedade de investimentos.O administrador deve avaliar de forma racional qual o melhor investimento para a empresa, visto que para obter recursos as organizações necessitam investir. Existem três considerações importantes que devem influenciar a decisão do administrador, que são a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.

3.1 CONSIDERAÇÕES ECONÔMICAS

Podemos dizer que esta consideração leva em conta a rentabilidade e o risco dos investimentos. O administrador deve escolher o investimento de maior retorno e menor risco para a empresa, ainda cabe salientar que os investimentos devem ser comparados em valores monetários.

3.2 CONSIDERAÇÕES FINANCEIRAS

As considerações financeiras levam em conta os recursos financeiros que a empresa possui no momento, não havendo necessidade de analisar recursos de terceiros como empréstimos, já que a organização não possui o suficiente para adquirir um bem avista não terá como compra-lo em um financiamento.

3.3 CONSIDERAÇÕES DE AMBIENTE EMPRESARIAL

São de fundamental importância, mas difícil de ser analisadas, pois, são considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente. Essa consideração influencia diretamente na viabilidade de um investimento, como por exemplo, incentivos fiscais e localização. O local onde a empresa vai construir sua unidade deve ter uma localização boa, como por exemplo, próximo de mercados consumidores. Dependendo do ramo que a empresa trabalha fornecimento de água e energia elétrica é de suma importância.

4. APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Quando as empresas, ou mesmo as pessoas físicas tem caixa (dinheiro) sobrando devem aplicar seus recursos no mercado financeiro, para receberem juros, mas devem levar em consideração a melhor forma de investimento, já que existem vários no mercado.

Podemos destacar que as principais aplicações financeiras no Brasil são o CDB, caderneta de poupança, debêntures, ações de empresas, fundos de investimentos e títulos públicos. Esses investimentos são classificados como renda fixa, variável ou misto renda fixa e variável. Na renda fixa os juros nem sempre são fixos, podem ser pré ou pós-fixados.As aplicações pré-fixadas a taxa de juros já é determinada ao mês, e na pós-fixada e determinada por algum indicador como a taxa Selic, CDI, dentre outros.

Na renda variável podemos dizer que são aplicações mais arriscadas, pois, pode haver perda do montante investido inicialmente além de perdas de juros.

4.1CDB

São o Certificado de Depósito Bancário emitidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com