TIPOS DE INVESTIMENTOS
Trabalho acadêmico: TIPOS DE INVESTIMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elaineleonardooo • 22/5/2014 • Trabalho acadêmico • 5.957 Palavras (24 Páginas) • 174 Visualizações
INDICE
1 - INTRODUÇÃO
2 - DESENVOLVIMENTO
1. TIPOS DE INVESTIMENTOS
2. CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS
3. FLUXOS DE CAIXAS RELEVANTES
4. ELABORAÇÃO DE CÁLCULOS
5. PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ANALISE DE INVESTIMENTOS
6. REGRAS PARA ACEITAR OU REJEITAR UM INVESTIMENTO
7. TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE (TMA)
8. TAXA SELIC
9. CALCULO PAYBACK, VPL E TIR
10. A INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 11. IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
12. EFEITO DA INFLAÇÃO, DO IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO NA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS
13. ANÁLISE DE RISCO DO PROJETO, POR MEIO DA “ANÁLISE DE SENSIBILIDADE”
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Nessa ATPS iremos mostrar o desafio das empresas. Hoje em dia, o grande desafio das lojas “recém criadas” tem sido a sobrevivência aos quatro cinco primeiros anos, isso se deve basicamente à falta de planejamento na criação do negócio, ao desejo de “ser seu próprio patrão” e a expectativas falhas na elaboração e desenvolvimento do negócio. Evidentemente, há casos extraordinários de sucesso por parte de empreendedores que, mesmo sem consciência sobre a importância do planejamento na construção dos pilares do empreendimento, de alguma maneira sobreviveram a esse desafio inicial. Atualmente o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, a cada dia nascem mais empresas, e um dos principais fatores que diferenciam essas empresas é o planejamento, pois um plano de negócios bem elaborado pode ser o que vai definir se a empresa terá continuidade ou não. Neste estudo vai se analisar economicamente se é viável a abertura de uma empresa, que atuará com comércio virtual, utilizando alguns pontos essenciais de um plano de negócios, e evidenciando o quanto estes são importantes, isso tudo aliado a ferramentas de análise de investimento, e no final, poderá se concluir se o mesmo é viável ou não.
TIPOS DE INVESTIMENTO
É uma técnica destinada a escolher dentre várias alternativas de investimento o mais rentável, várias alternativas não podem ser comparadas a menos que suas respectivas consequências em valores monetários sejam comparadas a pontos comparáveis no tempo, por meio de uma taxa de juros.
O termo de “investimento “é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, podendo ser encontrado, facilmente, em manchetes de jornais, sites na internet, declarações de políticos e autoridades sobre o assunto, ás vezes, podendo ser bastante confuso para a compreensão de quem se baseia apenas na leitura dos jornais ou na divulgação midiática, já que muitas coisas, aparentemente são tratadas como investimento. Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem- se em três grandes categorias, quando definidos a sua origem. A seguir tipos básicos de investimento:
Investimentos Públicos
São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos, em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas , dentre outros, atualmente que todo o investimento em infraestruturas tem vários efeitos multiplicadores, transformando em empregos criados ou em rendas recebidas das obras realizadas. O destino e a forma desses investimentos têm uma grande importância sobre o desenvolvimento nacional e local. A forma como é decidido esse investimento tem critérios econômicos territoriais e setoriais, acabando sempre por influenciar determinadas áreas de intervenção e autores. Muitos destes investimentos são feitos a fundo perdido, onde não há uma expectativa de retorno face ao montante investido. O Estado pretende com isso melhorar as condições de um sector/região, estimulando também os investimentos privados através da oferta de um novo produto ou serviço.
Investimentos Privados
São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares lojas de varejo shopping centers, dentre outros. A pouco tempo a nossa presidente Dilma falou em rede social que precisava de investimento privado, a presidente reforçou que o Brasil está aberto ao investimento privado dentro do projeto de crescimento e melhoria da infraestrutura. "O Brasil mais que precisa e mais que quer uma parceria com o investimento privado", disse.
A presidente citou o recente programa de concessões privadas de rodovias, assim como os leilões de aeroportos em 2013. Dilma também lembrou que neste ano será realizado o primeiro leilão de ferrovia no País.
"Temos respeito aos contratos e compromisso com o ambiente para atrair investimentos", afirmou. "Sempre recebemos bem o investimento externo e adotamos medida para melhorar". O discurso durou cerca de 30 minutos. Dilma lembrou
...