Tecido Epitelial
Pesquisas Acadêmicas: Tecido Epitelial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: galobom13 • 21/9/2014 • 509 Palavras (3 Páginas) • 205 Visualizações
TECIDO EPITELIAL
Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Tamanho do texto: A A
O epitélio de revestimento é responsável por revestir as superfícies
O epitélio de revestimento é responsável por revestir as superfícies
O tecido epitelial é um tipo de tecido orgânico, de origem ectodérmica, constituído por células intimamente unidas, apresentando pouco material intercelular. É formado por células cúbicas, cilíndricas ou prismáticas, que possuem em sua superfície estruturas especializadas como microvilosidades, interdigitações, desmossomos, cílios e flagelos, que garantem a execução de suas funções.
Este tipo de tecido é responsável por recobrir as superfícies corporais e revestir os ductos e cavidades orgânicas, além de exercer também funções sensoriais e de secreção de substâncias. O tecido epitelial é avascular, não possuindo irrigação sanguínea própria. Sua nutrição normalmente ocorre por difusão dos nutrientes pela membrana basal das células dos tecidos conjuntivos (CORNAK, 1996).
Segundo a Wikipédia (2008) e Vilela (2008), de acordo com a função que exerce, o tecido epitelial pode ser classificado em duas categorias: epitélio de revestimento e epitélio glandular.
O epitélio de revestimento é responsável por revestir as superfícies e cavidades corporais e normalmente é classificado de acordo com a forma de suas células e com o número de arranjos de suas camadas celulares.
Quanto à forma das células, o epitélio de revestimento pode ser subdividido em pavimentoso (constituído por células prismáticas semelhantes a ladrilhos de pavimentos); cúbico (constituído por células em formato de cubo) ou cilíndrico (constituído por células semelhantes a colunas verticais).
Em relação ao número de camadas, o epitélio de revestimento pode ser classificado como simples (a membrana epitelial é formada por uma única camada de células presas à membrana basal); estratificado (algumas células se prendem à membrana basal e as demais vão se sobrepondo umas às outras, formando várias camadas) ou pseudoestratificado (todas as células se prendem à membrana basal, mas não atingem a mesma altura, dando a impressão de possuírem mais de uma camada) (WIKIPÉDIA, 2008).
O epitélio glandular, também denominado secretor, origina-se de uma invaginação de um epitélio de revestimento. É constituído por células especializadas cuja função é a produção e a liberação de secreções. Essas células são denominadas de parênquima. O tecido conjuntivo que fornece suporte para o parênquima é denominado estroma.
Comumente é classificado em relação ao número de células que possui e em relação ao local onde sua secreção é lançada.
Quanto ao número de células, o epitélio glandular pode ser classificado em: unicelular (a secreção é produzida por uma única célula especializada espalhada entre outras células não secretoras) ou multicelular (a secreção é realizada por um conjunto de células).
Quanto ao local onde a secreção
...