Teor De Umidade Introdução
Dissertações: Teor De Umidade Introdução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergianeribeiro • 6/4/2014 • 267 Palavras (2 Páginas) • 1.240 Visualizações
Na composição do solo é sempre encontrada água. A água é um elemento influente nas propriedades do material, o que justifica a importância de seu estudo na construção civil. O teor de umidade pode ser definido como a razão entre a massa de água na amostra de solo e pela massa de solo seco. Para a secagem do solo é usual a prática de três métodos: • Método da Estufa • Método do Álcool Etílico • Método do Speedy Abordados neste relatório.
OBJETIVO
Calcular o teor de umidade de uma amostra Demonstrar o ensaio laboratorial com fins acadêmicos usando os métodos da estufa, do álcool etílico e do speedy.
6
METODOLOGIA
Três métodos foram experimentados:
Método da Estufa
Foram usados: Balanças com resoluções 0,01g; 0,01g e 0,5g; Estufa capaz de manter a temperatura entre 60º a 65°C e 105°C a 110°C; Cápsulas metálicas com tampas; Pinças metálicas.
Procedimento executivo:
Procedeu-se ao destorroamento do composto. Tarou-se a cápsula vazia para ao adicionar a amostra, se obter o peso real da amostra. Então:
A amostra foi posta na estufa e lá mantida até que sua massa se estabilizasse, após essa secagem, pesou-se novamente. O teor de umidade (w) foi calculado a partir de:
Onde:
7
A considerar: Apesar do elevado tempo de secagem, a eficácia e confiabilidade deste método justificam o procedimento. Outra desvantagem, no entanto, é a localização uma vez que a análise por este método deve ser feita em laboratório e não em campo. Deve-se observar que solos sensíveis a altas temperaturas devem ser secos a temperaturas entre 60ºC e 65ºC, o que exige bem mais tempo. É o caso de solos orgânicos e
...