Teoria dos semicondutores. Diodo e PN-junção. Diodo Zener
Tese: Teoria dos semicondutores. Diodo e PN-junção. Diodo Zener. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleberfranco • 18/5/2014 • Tese • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 649 Visualizações
ETAPA 1
Aula-tema: Teoria dos semicondutores. O diodo e a junção PN. Diodo Zener.
Esta atividade é importante para que você exercite os seus conceitos de pesquisa, utilizando o livro texto, as aulas da cadeira de Eletrônica Analógica e a Internet. O ambiente ideal é o Laboratório de Eletrônica Analógica.Para realizá-la, é fundamental seguir os passos descritos.
PASSO 1
Separar um diodo 1N4007, como o da figura 1. Um resistor (R) de 240 A, uma fonte (E) variável DC (Direct Current) de 12 Volts e um multímetro digital. Todos esses dispositivos podem ser facilmente operados no laboratório de Eletrônica Analógica em uma protoboard.Em seguida teste se o diodo está operacional por meio de um ohmímetro (ou um multímetro configurado para medir resistência).
Figura 01: Diodo, dispositivo físico.
PASSO 2
Ligar os terminais do ohmímetro (vermelho e preto) a cada um dos terminais do diodo, depois os inverta. Em uma das medidas a resistência deve ser alta, e na outra posição próxima a zero. Caso contrário, o diodo não está funcional. Entreguem ao seu professor este relatório para ser avaliado e para que as dúvidas sejam eliminadas.
Resposta: Feito o teste, foi contatado que quando medimos com a ponta de prova preta no catodo “Negativo do diodo, tendo como referencia a faixa branca no componente.” e a ponta de prova vermelha no anodo” Positivo do diodo lado oposto a faixa branca”a resistência e baixa, assim que invertemos a polaridade a resistência e alta.
PASSO 3
Encontrar na Internet o data sheet do diodo 1N4007. Identifiquem visualmente o pólo positivo P e o negativo N do diodo (figura 1), uma vez que, em esquemáticos de circuitos, os diodos são costumeiramente identificados pela simbologia da figura 2.
Figura 02: Simbologia Diodo.
Utilizar a figura 2 e montem o circuito da figura 3. O diodo está diretamente polarizado. Meça, com um multímetro, a tensão (VD) no diodo e a corrente (ID) que o atravessa
Figura 03: Simbologia do Diodo.
Resposta: Fazendo a medição com a fonte diretamente polarizada com 12V Obtemos:
Vd=0,75
Id: 46mA
PASSO 4
Reduzir a tensão da fonte para 0,5 Volts. Meça a tensão (VD) no diodo e a corrente (ID) que o atravessa. Montem o circuito da figura 4. O diodo está reversamente polarizado. Novamente, Meçam a tensão (VD) no diodo e a corrente (ID) que o atravessa. Em seguida, calculem os valores teóricos de ID, VR e VD. Comparem e justifiquem os valores teóricos e práticos encontrados.
Figura 04: Diodo, polarização direta.
Respostas:
Medição com 0.5V Direta:
VD: 0.5V
ID: 37.3µA
Medição com 12V Reversa:
VD: 12V
ID: 0.12µA
Medição com 0.5V Reverso:
VD: 0.5V
ID: 0 V
Calculando:
Foi adotada a queda de tensão padrão para o diodo diretamente polarizado de 0,7V.E também pegamos como exemplo para o calculo o resistor de 330Ω.
VD= 0.7V – 12V=11.3V
ID= 11,3V= 34,24ma
330Ω
VD= 0,5V
Fonte 0,5V
IR 0V = 0A
330Ω
VD=5V
Fonte 12V reversamente polarizado:
IR= 0V = 0A
330Ω
VD=12V
VR= 0V
ETAPA 2
Aula-tema: O diodo e a junção PN. Diodo Zener. Estrutura física e princípio de funcionamento. Modos de operação: Modo Ativo, Saturado, em Corte e Reverso do Transistor Bipolar.
Esta atividade é importante para que você se familiarize com os dois dispositivos semicondutores básicos no exercício do conhecimento da cadeira de Eletrônica Analógica: o Transistor Bipolar de Junção (TBJ). É importante que o aluno, individualmente, exercite os seus conceitos de pesquisa, utilizando o livro texto, as aulas da cadeira de Eletrônica Analógica e a Internet. O ambiente ideal é o Laboratório de Eletrônica Analógica
PASSO 1
Fazer
...