Teste de fluidez dos granulos
Tese: Teste de fluidez dos granulos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: israelgenildo • 8/10/2013 • Tese • 493 Palavras (2 Páginas) • 435 Visualizações
INTRODUÇÃO
A granulação tem por objetivo transformar partículas de pós cristalinos
ou amorfos em agregados sólidos de resistência e porosidade variadas.
Existem dois métodos para preparação dos granulados:
A granulação por via úmida em que consiste no acréscimo de substancias aglutinantes com o objetivo de aumentar a coesão entre as partículas dos pós
A granulação por via seca onde aplicada a fármacos que são sensíveis a umidade e a altas temperaturas
Em comparação a uma simples mistura de pós, o granulado apresenta algumas
vantagens:
• melhor conservação da homogeneidade de
distribuição dos componentes e das fases
granulométricas;
• maior densidade;
• facilidade superior de escoamento
• maior reprodutibilidade em medições
volumétricas
• maior compressibilidade e resistência mecânica
METODOLOGIA
Teste de fluidez dos granulos
Pesamos 20 g e na sequencia pegamos um Becker graduado e colocamos as 20 g do grânulos e tiramos a leitura e deu na graduação 42 ml ai procedemos com 100 batidas com o Becker em uma bancada e na sequência tiramos a leitura final e foi de 37 ml.
VOLUME APARENTE= VM
VOLUME INICIAL= VI
VOLUME FINAL =VF
VM =42ML/37M=1,135ML
ÂNGULO DE REPOUSO
Pegamos um suportee colocamos um funil colocamos no suporte e deixamos a ponta do suporte com uma altura de 7 cm e colocamos os grânulos gradativamente no funil até que ele caiam por total e na sequência fomos fazer a leitura onde em um papel milimetrado de uma largura de 11,4cm e altura deu 12,5cm foi o resultado do granulo que nós utilizamos.
Largura = 11,4cm
Altura = 12,5 cm
O objetivo da prática era de preparar 30g de granulado, utilizando a mistura de pós da aula anterior.
Ao iniciar a prática pegamos 30g da mistura dos pós obtidos da aula anterior que já estava pronta onde colocamos em um cadinho de porcelana. Logo após adicionamos aos poucos solução aglutinante de amido a 10% que já estava preparado junto à amostra e então ficamos misturando, com uma espátula e um pistilo por um determinado momento ate a mistura ficar com uma boa consistência, com o ponto de aglutinação ideal.
Logo após levamos a nossa mistura para um tamis onde toda a nossa mistura foi transformada em grânulos através da maquina. Levamos os grânulos úmidos para estufa e deixamos aquecendo a 50ºc por 24h onde terminamos a º1 parte da aula prática.
Continuando
...