TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Imunidade

Tese: Tipos De Imunidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

O processo de resposta imune divide-se em quatro vertentes:

• Reconhecimento imunológico, pelo sistema imunitário inato, que detecta a infecção e leva a uma resposta imediata, e pela activação do sistema imunitário adaptativo;

• Funções imuno-efectoras, que passa por conter e se possível eliminar a infecção, funções desempenhadas pelo sistema complemento do sangue e os anticorpos dos linfócitos e a capacidade destruidora destes;

• Regulação imunitária, que mantém as acções sob controlo impedindo a auto-destruição;

• Memória imunológica, que passa por ‘guardar’ a informação aquando a exposição por um agente infeccioso, para aquando nova exposição exista uma resposta mais forte.

Imunologia é o estudo da defesa do organismo contra uma infecção. No combate às infecções distinguem-se dois tipos:

Resposta imunitária inata

Está sempre imediatamente disponível para o combate à infecção, combatendo um grande número de agente patogénicos, não sendo específica para nenhum agente em específico, e não leva a uma imunidade duradoura. A resposta deste é imediata aquando o contacto com o agente infeccioso.

As barreiras das mucosas, e a pela constituem algumas barreiras fisiológicas. Quando estas são quebradas, é desencadeada uma resposta imunitária inata. Os macrófagos reconhecem os receptores nas membranas de bactérias, e digerem-nas; como produtos libertam citocinas e quimiocinas. As primeiras afectam o comportamento dos receptores das células circundantes, ligando-se aos receptores apropriados; as segundas dão sinais importantes às células imunitárias, atraindo neutrófilos e monócitos. Isto é o processo de inflamação. Há ainda um aumento da corrente de linfa trazendo células de apresentação os tecidos linfóides próximos, que por sua vez activam os linfócitos e iniciam a resposta imunitária adaptativa. Há ainda a vasodilatação que facilita o acesso das células.

O processo de inflamação vai levar a que as células dendríticas maturem, e por sua vez activem os linfócitos T.

A sua activação pode ser também pelo sistema complemento (grupo de proteínas plasmáticas), que desencadia uma cascata de reacções proteolíticas.

Os macrófagos, neutrófilos e células dendríticas têm receptores de reconhecimento patogénico que reconhecem uma estrutura molecular denominada PAM (pathogen-associated molecular patterns), presentes nos microorganismos mas não nas células corporais. Os receptores são os PRR (patter recognition receptors) que reconhecem oligossacarídeos, lipopolissaacarídeos, peptidoglicanos, etc. Isto permite a distinção das células invasoras das células corporais. Porém, como o padrão de reconhecimento é variável, permitindo cada padrão reconhecer determinadas características partilhadas por um grupo de microorganismos.

Em estudos feitos, sabe-se que só os antigénios não desencadeiam resposta, é necessário extractos bacteriais para que ocorra – o adjuvante.

Resposta imunitária adaptativa

É uma resposta específica, pela produção de anticorpos específicos contra um determinado agente patogénico ou os seus produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com