Tipos de investimentos
Projeto de pesquisa: Tipos de investimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: EdirMatins • 19/4/2014 • Projeto de pesquisa • 3.817 Palavras (16 Páginas) • 148 Visualizações
Introdução
Este desafio tem como objetivo demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, desenvolvendo, analisando e implantando sistemas de informações contábeis e de controle gerencial, possibilitando confrontar elementos patrimoniais com a situação atual da empresa, permitindo uma visão de futuro para o crescimento da mesma e mostrando a importância desse estudo dentro das organizações. As informações a serem analisadas deverão ser claras e objetivas, para que possam auxiliar para que os objetivos a que a empresa está proposta sejam alcançados. Sendo que na estrutura desse desafio deve conter: Descrição do Investimento Pretendido; Elaboração do fluxo de Caixa Relevante; Métodos para a Avaliação de Investimentos; O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos e o Imposto de Renda e a Depreciação.
Os tipos de Investimentos
Os Investimentos basicamente se dividem em três grandes categorias sendo eles:
a) Investimentos públicos;
b) investimentos privados;
c) investimentos mistos.
Explanando sobre cada um deles.
Investimentos Públicos: em geral tem por objetivos retornos sociais e não retornos financeiros. São recursos disponibilizados por entidades publicas ou pelo governo a fim de gerar bem-estar social. Exemplos: hospitais, escolas, creches, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, etc.
Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, visando retorno monetário aos investidores. São os maiores geradores de tributos para um pais capitalista e são os maiores geradores de empregos. Exemplos: fábricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas, etc.
Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados pelo governo juntamente com entidades publicas e em parte com pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Geralmente se estrutura na forma de uma empresa de capital misto e seu objetivo é gerar o bem-estar social quanto ao retorno financeiro. Exemplos: Petrobrás e o Banco do Brasil.
A importância dos Investimentos
Os investimentos são de fundamental importância para a economia quanto para as organizações, sendo que a economia de qualquer país só cresce se houver fluxo continuo de investimentos. O que afirma que para a economia crescer é necessário aumentar a produção das fabricas, empresas e fazendas das unidade produtivas, o que tradicionalmente é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB). Como essas unidades tem a capacidade de produzir limitada é necessário para que o PIB aumente criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível que houver investimentos.
Os investimentos influenciam as organizações em pelo menos dois aspectos:
1) Expansão das organizações: as organizações em especial, as privadas, objetivam crescer e expandir seu mercado consumidor, de forma a gerar maior retorno para o investidor, o que só é viabilizado com investimentos.
2) Reposição do Capital: As organizações necessitam de um fluxo de investimentos que no mínimo reponham o desgaste e a obsolescência de suas maquinas e equipamentos. Se essa reposição não for feita, a organização acabara usando maquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, o que tornara os produtos mais caros e ultrapassados e de menor qualidade que o concorrente, o que comprometerá a sua sobrevivência.
O conceito de capital foi desenvolvido pelos economistas clássicos Adam Smith e Karl Marx, como meios de produção, referindo aos meios de produção da empresa, tais como equipamentos, ferramentas, instalações, sendo essa a visão clássica. Nas últimas décadas o termo capital tem se expandido, percebendo que existe o capital intelectual ou humano, ou seja, a educação, o conhecimento humano, a tecnologia e a habilidade gerencial seriam igualmente, meios de produção.
Para se obter recursos, a organização necessita investir. O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, cabendo ao administrador analisar de forma racional quais são aos melhores, objetivando o sucesso da empresa, fazendo com isso três considerações que influenciam essa decisão:
a) as econômicas: essas considerações levam em conta, sobretudo, a rentabilidade e o risco dos investimentos. Devendo o administrador escolher os de maior retorno e de menor risco para a organização. Esses estudos são conhecidos como Engenharia Econômica. Todas as análises profissionais de investimento leva em consideração o custo de oportunidade conhecido como custo de capital.
b) As financeiras: essas considerações levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos, uma vez que não faz sentido analisar investimentos que não haja recursos disponíveis, sejam próprios ou de terceiros. Ex: não há porque analisar a compra de um carro à vista ou financiado se não há dinheiro suficiente para compra-lo, seja à vista ou financiado.
c) De ambiente empresarial: são considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não são expressas em valores monetários, porem são de fundamental importância, influenciando diretamente a viabilidade do investimento. Ex: uma fábrica pode ser instalada em determinado local e não em outro devido aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo local.
A análise de investimentos
Para atingir seus objetivos, toda organização possui um plano estratégico formal ou informal, detalhada ou simplificada. Sendo que pode ser formalizado em documentos, ou não, contudo para que seja realizado esta intimamente ligado à análise de investimentos necessários a sua realização. Muitas empresas fazem orçamentos empresariais, que são ferramentas de planejamento e controle nas quais se projetam receitas, custos e despesas, de olho nos resultados futuros das mesmas. Sendo que será válido vinculado a uma análise de investimentos adequada, a qual determinará a viabilidade de planos traçados pela organização para o seu futuro.
O mercado financeiro e a análise de investimentos
Mercado financeiro
...