Tranversais
Por: Dii Santos • 10/10/2015 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
Diego dos Santos Rodrigues
RA: 1157748
Tema Transversal “ Orientação sexual ”
[pic 2]
[pic 3]
PELOTAS
2014
São muitas as questões sociais que podem e devem ser abordadas no contexto escolar, sendo sim de extrema importância tendo em vista que muitas famílias não possui conhecimento ou cada vez menos se importam em resolver algumas questões, ou seja ela simplesmente deixa que á escola tome as decisões.
A Orientação Sexual é um tema que sempre está em destaque, pois englobam outros tantos tópicos no mesmo assunto que são muito importantes como: Doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez na adolescência etc. Então as informações corretas aliadas ao trabalho de auto- conhecimento e de reflexão sobre a sexualidade pode ampliar a consciência sobre quais as precauções tomar para prevenir alguns desses problemas.
Acredito que estas medidas devem ser aplicadas na sala de aula desde muito cedo, para podermos obter bons resultados.
Conforme a LDB em seu art. 22 prevê que a Educação Básica deve assegurar à todos a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes aos alunos meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (ULASOWICZ, NETO, apud BRASIL, 1997a, p. 15). Ou seja assegurar- lhe um futuro, e somente trabalhando aspectos como este é que a escola conseguirá formar um cidadão de bem.
- Sugiro que o trabalho de conscientização deve começar nos anos iniciais 1º e 2º ano, numa aula de educação física. A ideia de misturar os gêneros numa partida de futebol pode funcionar, fazendo com que o aluno veja que o futebol não é só para meninos. Outra forma é executar uma brincadeira chamada “pega ajuda” no momento em que o aluno é pego o mesmo deve dar a mão para o colega, pois eles nesta idade tem muita dificuldade de contato com o colega do mesmo gênero, ou de outros padrões. Ex: acima do peso, com deficiência.
- Sugiro para uma turma de 3º e 4º ano em uma aula de Português, mostrar imagens de gravidez na adolescência, de pessoas com HIV, e fazer com que eles escrevam o que aquelas imagens significaram para eles, ou qual a sensação as imagens passam a eles, pois nada melhor do que os próprios alunos para comentarem, pois assim assimilam com mais facilidade.
- Sugiro para uma turma de 7 º à 8 º ano, que em uma aula de Educação Artística hajam debates a partir de imagens mostradas, ou de filmes. Outra ideia seria fazer um “Passa ou Repassa” que é algo da realidade deles, mas só com perguntas relacionadas a Doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção.
Acredito que o temas transversais podem ser mais ouvidos, se trazido para a realidade do aluno, fazendo com que ele pense, questione, pois só assim conseguiremos transformar e formar um indivíduo melhor.
Referências Bibliográficas:
- ULASOWICZ, C.; NETO, L. C. Educação física e temas transversais. Batatais: SP. Claretiano, 2013. Unidade 1.
- Costa Ribeiro, Pereira Quadrado.Corpos, Gêneros e sexualidades. Editora da FURG. Rio Grande 2013
...