VIBRACAO ESMERIL
Pesquisas Acadêmicas: VIBRACAO ESMERIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: levimaciente • 5/12/2014 • 777 Palavras (4 Páginas) • 2.852 Visualizações
Introdução
A meta deste trabalho é mostras o conceito básico envolvendo estudo de vibrações mecânicas. Inicialmente, apresenta-se uma aplicação práticas na indústria dos conceitos envolvidos nesta disciplina através de um elementos de um sistema vibratório, com análise de sistemas equivalentes e posição de equilíbrio estático. Por fim, a conclusão do problema apresentado.
1. Conceito básico de vibração
Qualquer movimento que se repita após um intervalo de tempo é denominado vibrações ou oscilação. O balançar são exemplos típicos de vibração. A teoria de vibração trata do estudo de movimentos oscilatórios de corpos e as forças associadas a eles.
1.2 Classificação das vibrações
Há diferentes formas de classificar as vibrações em sistemas mecânicos:
a) Quanto à excitação: As vibrações podem ser livres ou forçadas;
b) Quanto ao amortecimento: As vibrações podem ser amortecidas ou não amortecidas.
c) Quanto ao deslocamento: Pode ser retilíneo ou torsional, ou combinação de ambos.
d) Quanto às propriedades físicas: O sistema pode ser discreto, neste casotem um número finito de gdl, ou contínuo10, neste caso tem um número infinito de gdl.
e) Quanto às equações envolvidas: O sistema pode ser linear (potência 0 ou 1 e não existe produto entre estas e suas derivadas) ou não-linear, quando não é válido o princípio da superposição.
2 Aplicação Prática
O esmeril é uma ferramenta bastante comum e útil para trabalhos em oficinas mecânicas. Sua função pode ser comparada aquela que, há muitos anos atrás, os homens da idade da pedra realizavam para afiar suas ferramentas. Por ser amplamente conhecido e utilizado, muitas vezes não recebe a devida atenção.
Figura 01: Motor esmeril de coluna trifásico 1,5 CV Banbozzi
Fonte: o Autor
Dados Técnicos do Esmeril:
Altura até o eixo de rotação: 1,3m
Potência: 1,5 CV
Voltagem: 220/380/440V
Corrente: 4,8/2, 8/2,4ª
Fases: 3
Velocidade de Rotação: 1400/1700 rpm
Rebolos: ø 10" x ø 1" x 1,1/4"
Ligação: monofásico
Frequência de rotação: 50/60 hz
Através da monitoração dos parâmetros de vibração, tais como, aceleração, velocidade e deslocamento, é possível detectar prematuramente os defeitos e assim manter a saúde dinâmica dos equipamentos, de modo a inibir a evolução de “não conformidades”.
2.1 Possíveis problemas no esmeril
Abaixo os principais problemas de esmeris que podem ser resolvidas com balanceamento e eliminação da vibração.
a) Desbalanceamento dos rebolos
É quando os rebolos se encontram desencontrados em relação ao centro de rotação
Causas: Mau balanceamento dos rebolos, uso incorreto do esmeril.
Ações: Balanceamento correto do rebolo fora do esmeril e dressa-lo após balanceado.
b) Eixo empenado ou desalinhamento angular
Transdutores colocados axialmente em cada mancal, podem estar posicionados em direções opostas, apresentando correlação de fase medida de 0º para uma correlação verdadeira de 180º. A leitura de fase é influenciada pela forma de fixação axial do eixo do rotor em seus mancais,
...