Veiculo Eletrico
Ensaios: Veiculo Eletrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: godoiii • 11/12/2014 • 1.647 Palavras (7 Páginas) • 281 Visualizações
Maior eficiência do motor: Os veículos eléctricos utilizam tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. Aproximadamente metade deste consumo é derivado da ineficiência do processo de carga das baterias. A média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficiêntes que um veículo eléctrico.
Zero-Emissões: o veículo eléctrico é a única solução 100% Zero-Emissões em utilização. Zero-emissões inclui zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes.
Condução silenciosa: os Veículos Eléctricos oferecem uma experiência de condução caracterizada por uma deslocação do veículo mais silenciosa e suave. Isso é conseguido pela ausência de várias peças móveis no motor, pelo ruído da combustão, mas também pela ausência do sistema de escape uma das principais fontes de ruído num automóvel.
Custos de utilização: o custo da energia eléctrica dispendida por veículos eléctricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valordo custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna, para a mesma distância percorrida e em condições idênticas de utilização. Para além disso os veículos eléctricos têm menos custos de manutenção já que não precisam de mudanças de óleo frequentes e outras operações de manutenção pois os motores tem menos peças móveis no motor.
Travagem regenerativa: A travagem regenerativa utiliza o facto de um motor eléctrico poder funcionar como gerador. O motor eléctrico é usado como gerador durante a travagem do veículo e a saída produzida após convertida é usada para recarregar as baterias, ou seja, o veículo devolve energia ao sistema. Durante o processo de travagem, as ligações do motor são alteradas de modo a que o motor funcione como gerador.
Condução: Os veículos eléctricos tem uma condução agradável, dispensando pedal de embraiagem e caixa de condução. Tanto para cidade como em situações em que seja necessário fazer uma aceleração mais fervorosa não é preciso ter em atenção a caixa de velocidades. O binário dos motores eléctricos é constante a qualquer rotação, podendo proporcionar performances interessantes.
Menos impostos e incentivos: os automóveis eléctricos actualmente beneficiam de ausência de ISV e Imposto de circulação. Os governos de Portugal e de muitos outroas países estão também a oferecer subsídios para conseguirem uma maior penetração no mercado destes veículos.
Desvantagens:
Baterias: uma das grandes desvantagens das baterias é o seu peso. Embora tenha havido avanços tecnológicos, para que as baterias proporcionem uma autonomia interessante, ainda pesam bastante. Por ex as baterias do Tesla roadster de iões de lítio pesam 450kg. O tempo de vida útil de um conjunto de baterias poderá andar entre os 160.000km e os 200.000km, o que aliado ao seu custo pode ser uma grande desvantagem ter que incorrer no custo de um conjunto novo ao fim destes quilómetros. O funcionamento das baterias a baixas temperaturas também não é o melhor, havendo perda de eficiência.
Autonomia: Também directamente relacionado com as baterias, o seu tamanho e tecnologia usada, a autonomia dos veículos eléctricos ainda é limitada quando comparada com um veículo com motor de combustão. A autonomia poderá andar entre os 100km e os 200km em média consoante o tipo de veículo.
Tempo de carga: As baterias de iões de lítio já permitem que quando carregadas em locais específicos possam atingir cerca de 80% da sua capacidade em cerca de 15 a 20m. A carga total, quando efectuada em casa numa tomada normal de 220v pode durar ente 6 a 8 horas.
Custo de aquisição: apesar dos custos mais baixos de operação, os veículos eléctricos apresentam em contrapartida um custo de aquisição normalmente mais elevado, devido ao facto de ser produzido em pequenas séries. O custo das baterias ainda é uma componente considerável do custo total.
Produção de electricidade: dependendo da forma como é produzida a electricidade, pode haver emissões de CO2 relacionadas com a circulação dos veículos eléctricos.
https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2012/02/carro-eletrico-vantagens-e-equivocos/17145
Por Pietro Erber* - Tem sido notável o aumento do interesse de fabricantes, autoridades governamentais e possíveis usuários, pelosveículos elétricos. Entretanto, até mesmo pessoas favoráveis à sua utilização eventualmente apresentam preocupações equivocadas que tendem a restringir a aplicação e prejudicar a difusão dessa tecnologia.
Diferenciar o carregamento das baterias em relação ao atendimento de outras cargas, utilizando somente energia proveniente de fontes renováveis, ou admitir hipóteses absurdas sobre o impacto dos veículos elétricos sobre os sistemas de suprimento elétrico tem sido frequentes.
O interesse pelo acionamento elétrico dos veículos decorre da prioridade conferida por muitos países à redução de dependência de importações de combustíveis fósseis e à necessidade de reduzir o impacto ambiental de seus sistemas de transportes. Decorre também da evolução tecnológica das baterias e de seus sistemas de controle, que proporcionam maior autonomia e melhor desempenho do que os que eram alcançados pelos carros elétricos há apenas dez anos. Nos veículos elétricos, a elevadaeficiência energética e redução de emissões são proporcionadas pelas seguintes características:
# O motor elétrico apresenta eficiências próximas a 85% e a bateria, em seus ciclos de carga e descarga, de cerca de 80%, enquanto a dos motores de combustão interna se situa próxima de 30% e a transmissão mecânica absorve cerca de 10% da energia do motor. Dada essa relação entre as eficiências dos veículos a bateria e aqueles acionados por motores de combustão interna, mesmo que a energia elétrica que alimenta a bateria seja gerada numa usina termelétrica, a energia primária utilizada será menor do que a da fonte do combustível utilizado, a menos que a usina seja particularmente ineficiente.
# Embora as emissões do veículo elétrico a bateria sejam nulas, a geração elétrica necessária para alimentar suas baterias pode implicar em emissões, caso sua fonte primária seja algum combustível. Mesmo assim, as emissões na usina termelétrica tendem a ser menores do que aquelas decorrentes da queima de combustível no veículo convencional, particularmente se este consumir derivados de petróleo, a menos que a usina seja bastante ineficiente e, sobretudo, se seu combustível for carvão.
#
...