Áreas De Atuação
Artigos Científicos: Áreas De Atuação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pajeu2014 • 10/6/2014 • 2.508 Palavras (11 Páginas) • 265 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ÁREAS DE ATUAÇÃO 4
O Objetivo do Estudo de Ciências Atuariais 4
As principais caracteristicas do Profissional Atuário....................................................5
A importância e função da controladoria dentro da empresa.......................................5
Órgão regulamentador para o trabalho do atuário 6
Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS, as diferenças entre eles e o impacto no Planejamento Tributário 7
Elisão Fiscal e Evasão Fiscal 10
Auditoria interna e externa, aplicabilidade e características......................................11
A importância dos controles internos.........................................................................11
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório.
O desenvolvimento deste trabalho visa demonstrar a importância dos dados contábeis para gestão empresarial. Não houve intenção em esgotar o tema que é bastante polêmico e fruto de diversos assuntos acadêmicos e profissionais. Os assuntos foram pesquisas na internet e baseado nos conteúdos apresentados em aula.
2 ÁREAS DE ATUAÇÃO
• O objetivo de estudo das Ciências Atuariais.
A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das conseqüências das principais contingências da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).
O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
Principais áreas de atividade do Atuário:
• Empresas Seguradoras: nas atividades de calculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica;
• Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
• Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
• Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar): que aprovam planos previdenciários e de seguros em geral e acompanham e normatizam essas áreas;
• Empresas de Capitalização: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas;
• Mercado Financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, "rating" de empresas financeiras, estratégia de investimentos.
• As principais características do profissional atuário.
Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia.
Essas são algumas das características interessantes do profissional atuario:
• Responsabilidade
• Capacidade de observação
• Visão de projeto
• Capacidade de concentração
• Capacidade de distinção de prioridades
• Interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios
• Facilidade de aprendizado
• Capacidade de gerenciamento
• Metodologia
• A importância e função da controladoria dentro da empresa.
As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. É claro que estamos falando da controladoria.
A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas.
A função da Controladoria dentro de uma organização, consiste em dirigir e implantar os sistemas de:
a) Informação - compreende
...