TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises Clinicas BIOFÍSICA DA RADIOATIVIDADE

Trabalho Universitário: Analises Clinicas BIOFÍSICA DA RADIOATIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 8

Radiologia no Brasil

O primeiro aparelho de raios X foi recebido na Bahia em 1896, pelo Hospital Santa Isabel, depois de uma viagem a Europa feita pelo Professor Alfredo Brito.

Diz Prof. Rafael de Barros que “antes das primeiras experiências do professor Silva Ramos em São Paulo, na escola Politécnica-visando à produção dos raios-X com pilhas de Bulsen e bobina de Rhumkoff-estudiosos da Bahia já haviam obtido, conforme documentos exibidos na II jornada de radiologia em 1949, radiografias objetos opacos”. Segundo informações obtidas em trabalho do professor Joao Garcez Froes (Gazeta Medica de Medicina da Bahia, Abril de 1896), meses após o descobrimento de Roentgen, apenas lidas, em fontes estrangeiras, as primeiras noticias sobre as grande conquista, cuidou- se , na Bahia, da comprovação das novas radiações e de seus efeitos através de experiências que realizam os Drs. Alfredo Magalhães e Brito Pereira, nos laboratórios de física e química da faculdade de medicina.

Instalado no Hospital Santa Isabel na clinica Propedêutica, onde se realizam os primeiros exames e observações, aquele primitivo aparelho iria ligar se, sem demora, a fatos marcantes da historia politica da Bahia.

Não tardia a Guerra de Canudo, em novembro de 19896 (um ano depois do descobrimento dos raios X), em que a faculdade de medicina e o hospital Santa Isabel escreveriam a pagina que lhes cumpriam. Ocorre, por essa ocasião, o emprego dos raios X em cirurgia de guerra, pela primeira vez, na evidenciação de fraturas e na localização de projeteis por arma de fogo, efetuada precisamente em agosto de 1897, na pessoa de um solado do 5º Batalhão de policia da Bahia, havendo-se, no mesmo identificada uma bala no tórax, a altura do primeiro espaço intercostal esquerdo.

O Professor Joao Américo Garcez Froes, e seu trabalho “Radiologia Clinic a”, publicado em 1904, conta que, “encarregado de um serviço de cirurgia na faculdade de medicina transformada em hospital de sangue, por ocasião da luta calamitosa de canudos, teve necessidade de interferir, mas uma vez, para extração de projeteis anteriormente reconhecidos e localizados pelo raio-X, notando-se ainda, a circunstancia de ter sido a Bahia o ponto do globo em que pela primeira vez foi a radiologia aplicada a cirurgia de guerra”. “Foram feitos, na ocasião, diz ainda ele, 98 exames em 70 pacientes, sendo 34 pela radioscopia, 8 pela radiografia e 28 pela aplicação sucessiva dos dois processo radiológicos referidos”.

Radiação

Com a utilização de um campo magnético, foram identificados três tipos de radiação emitida por elementos radioativos: a partícula , a partícula  e a radiação.

Partícula alfa

É constituída por 2 prótons e 2 nêutrons (núcleo de hélio).

Quando um núcleo emite uma partícula alfa, seu número atômico fica reduzido de duas unidades, e seu número de massa, de quatro unidades.

O urânio-238 é um emissor alfa. Com a emissão de uma partícula alfa, o urânio-238 transforma-se no elemento tório-234.

Partícula beta

Pode ser um elétron ou um pósitron (partícula elementar que possui a mesma massa do elétron, mas carga elétrica positiva.

No decaimento beta negativo, o número atômico aumenta de uma unidade e no decaimento beta positivo, o número atômico diminui de uma unidade – em ambos os casos o número de massa não é alterado.

Raios gama

Os raios X Gama também conhecidos por radiação gama e simbolizados por (y), e um tipo de radiação eletromagnético produzido geralmente por elementos radioativos. As explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade energia por unidade de tempo no universo.

Os raios X gama, devido à alta energia que possuem , são capazes de penetrar profundamente na matéria em que consequência dessa propriedade o processo de irradiação de diferentes produtos com raios gama cresce significativamente no mundo.

Processo que utilizam raios gama

Esterilização de equipamentos médicos: devido a sua elevada energia, a radiação gama pode causar danos no núcleo das células, por isso e usada para esterilizar.

Descontaminação de produtos alimentícios: a irradiação com raios gama permite através da eliminação de microrganismos patogênicos, tais como a Salmonella Typhimmurium, descontaminar alimentos, além disso, eleva a vida útil do produto, aumentando assim seu tempo na prateleira.

Raios X

Em 1895, Wilhelm Conrad Roengten, usando um tubo com vácuo, um filamento incandescente e alta voltagem, acelerou os elétrons emitidos do filamento.

Ao atingir a tela do tubo, grande parte da energia desses elétrons era transformada em energia térmica, mas uma parte se transformava em energia radiante.

A radiação emitida, muito mais penetrante do que a luz, não era percebida pelo olho humano, mas podia sensibilizar uma chapa fotográfica.

Meia-vida

É o tempo necessário para a atividade de um elemento radioativo ser reduzida à metade da atividade inicial.

Radiações x saúde

Partículas alfa – em relação ao tecido humano, sua penetração é de décimos de centímetros, não constituindo riscos para a saúde. Mas a ingestão ou a inalação de partículas alfa podem acarretar sérios problemas à saúde.

Partículas beta – em relação ao tecido humano, os efeitos se limitam à pele. À semelhança das partículas alfa, quando ingeridas, as partículas beta são extremamente perigosas.

Raios X – Permite importantes diagnósticos médicos

A exposição excessiva aos raios X é danosa aos tecidos humanos. Pode provocar lesões, manchas de pele e até câncer.

Raios gama – São muito utilizados no combate ao câncer, pois podem destruir células com má formação.

A interação dos raios gama com os tecidos humanos pode provocar mutações celulares.

Acidente de Chernobyl (Ucrânia) Abril/1986

Queda repentina da potência do reator

Aumento na pressão do núcleo do reator

Explosão do núcleo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com