TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

Bruno Harthcopf Esposito, Eliam Vitor Pereira da Silva, Elison Gabriel Rivas Pereira, Gabriel dos Santos Cristianini, Gustavo de Brito Ribas.

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

AULA 1: Ph e capacidade tamponante.

DOURADOS – MS

2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

Bruno Harthcopf Esposito, Eliam Vitor Pereira da Silva, Elison Gabriel Rivas Pereira, Gabriel dos Santos Cristianini, Gustavo de Brito Ribas.

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

AULA 1: Ph e capacidade tamponante.

Relatório de aula prática solicitado pela Prof. Dra. Danielle Marques Vilela da disciplina de Bioquímica I da UFGD, como requisito para a aprovação na disciplina.

DOURADOS – MS

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................... 4
  2. MATERIAIS E MÉTODOS....................................................................... 5
  1. MATERIAIS.......................................................................................... 5
  1. MEDIÇÃO DE PH DE DIFERENTES AMOSTRAS.............. 5
  2. CAPACIDADE TAMPONANTE............................................... 6
  1. MÉTODOS............................................................................................. 6
  1. MEDIÇÃO DE PH DE DIFERENTES AMOSTRAS.............. 6
  2. CAPACIDADE TAMPONATE.................................................. 8
  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES............................................................... 8
  2. CONCLUSÕES............................................................................................ 10
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................... 10

  1. Introdução

O pH (potencial hidrogeniônico), se refere a concentração molar de cátions hidrogênio em uma solução, o pH indica se a solução quando a qual estamos trabalhando é ácida, básica ou neutra. Uma solução ácida tem o pH menor que 7, sendo assim, a quantidade de hidrônios e maior que a de hidróxidos, a neutra tem o pH igual à 7 onde a quantidade de hidrônios é igual a de hidróxidos e a solução básica tem o pH maior que 7, dessa maneira, a quantidade de hidrônios é menor que a de hidróxidos (Atkins e Jones, 2012). A seguir temos a fórmula do pH o sinal negativo nos mostra que quanto maior a concentração de hidrônios menos será o pH:

pH= - log [H3O+]

Em 1900, pesquisadores, que estavam estudando sobre a enzima amilase, observaram que, a solução de ácido fosfórico quando estava praticamente neutralizada, tinha como ação uma espécie de proteção contra mudanças bruscas na alcalinidade e na acidez. Nesse contexto, surgiu a buffering que no português é a ação tamponante, descrita como a resistência à alteração na concentração hidrogeniônica livre de uma certa solução (FIORUCCI et al., 2001).

Atualmente, o conceito de solução tamponante ou solução tampão é muito utilizado em diversas áreas de estudo e conhecimento, em industrias, laboratórios de análises químicas e entre várias outras (FIORUCCI et al., 2001). A mais ampla definição sobre solução tampão foi feita por Harris (1999), dizendo que uma solução tampão resiste a mudanças no pH quando bases ou ácidos são adicionados. Ainda segundo Harris, o tampão é uma mistura entre um ácido fraco e uma base conjugada.

Alguns exemplos que temos de soluções tampão são: ácido fosfórico (H3PO4) + fosfato de sódio (NaH2PO4), amônia (NH3) + cloreto de amônio (NH4Cl) e entre outras. Tais soluções desempenham papel muito importante em processos bioquímicos e químicos onde tem a necessidade da manutenção do pH. No sangue o bicarbonato junto com o ácido carbônico desempenham um papel tampão importante, controlando o transporte de CO2 e auxiliando na manutenção do pH (MARCONATO et al., 2004).

Nesse sentido, a aula prática teve como objetivo na primeira parte, realizar a medição do pH das amostras de: solo, vinagre, água sanitária e leite, utilizando o pHmetro e a tira de medir pH. Na segunda parte, foi feita a adição de ácido e base em solução tampão e em H2O, com o objetivo de observar a ação da solução tampão quando são adicionados ácidos e bases.

  1. Materiais e métodos
  1. Materiais

Para a aula prática do dia 08/08/2019 da disciplina de bioquímica foram utilizados alguns materiais necessários para medir o pH de algumas substâncias.

  1. Medição de PH de diferentes amostras

Equipamentos/materiais:

• pHmetro alpha life Science: Equipamento eletrônico que tem a função de medir o PH de amostras (quantidades de íons H+ e OH-), o pHmetro vem acompanhado de um eletrodo (para a captação dos íons) e um bastão de temperatura, além disso 3 recipientes com substâncias de pH 4,7,10 feitos para a calibragem do equipamento;

• Suporte para o eletrodo e o bastão de temperatura: Auxilia de forma segura, a leitura do pH de uma amostra;

• 4 béqueres de 50ml;

• Papel indicador: Ferramenta utilizada para medir o pH de forma “grosseira”, ele possui vários tipos de coloração, cada cor remete a um valor de pH – é utilizado quando não há necessidade de um resultado preciso;

• Água destilada: Utilizada para fazer a limpeza do eletrodo;

• Béquer com grande capacidade volumétrica: Utilizado para descarte de substancias;

• Papel macio: Serve para promover a secagem do eletrodo após lavagem com água sanitária.

Reagentes:

• Solo: 10g de solo para 25ml de água;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com