TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO ACABAMENTO SUPERFICIAL DO AÇO ABNT 1020 UTILIZANDO O PROCESSO DE FRESAMENTO FRONTAL

Dissertações: AVALIAÇÃO DO ACABAMENTO SUPERFICIAL DO AÇO ABNT 1020 UTILIZANDO O PROCESSO DE FRESAMENTO FRONTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A usinagem é um processo onde é possível dar forma, acabamento, ou ajustar dimensões dos objetos, tanto metálicos como também não metálicos, através de ferramentas de precisão que junto com velocidades de giro e avanço podem executar estas atividades que tem como consequência a produção de cavacos. Este cavaco é uma parte do material que foi removido com ajuda de uma ferramenta, sua produção se dá quando o mesmo desliza sobre a superfície de saída, que foi projetada para esse fim, ocasionando um aumento do atrito entre a ferramenta e a peça, este atrito vai gerar um aquecimento entre as duas. Uma grande parte da energia mecânica que é utilizada neste processo se transforma em energia térmica. Com este aumento de temperatura, as ferramentas tendem a se desgastar mais rapidamente, daí o emprego de fluidos especiais capazes de tornar este desgaste bem menor, pois a sua função é reduzir o atrito da ferramenta com a peça, diminuído assim sua temperatura.

Atualmente, o que era considerado vantagem está se tornando um problema. Os fluidos de corte estão apresentando cada vez mais efeitos negativos no ambiente, na saúde e nos custos. Pesquisas feitas mostram que o custo que se tem com os fluidos está se tornando cada vez maior em relação ao das ferramentas.

Diante desses fatos a busca para solucionar estes problemas é a utilização de ferramentas que não precisem dos fluidos de corte. Este processo chama-se usinagem a seco.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

• Analisar os resultados do acabamento superficial adquiridos no fresamento frontal do Aço SAE 1020 sem a utilização de fluido de corte.

2.2 Objetivos Específicos

• Fresar o aço ABNT 1020 aplicando a técnica a seco;

• Medir o acabamento superficial através dos parâmetros de rugosidade gerados: Rugosidade Média (Ra), Rugosidade Quadrática (Rq) e Rugosidade Máxima (Ry);

• Analisar os resultados obtidos utilizando planejamento fatorial.

3 JUSTIFICATIVA

Na usinagem os fluidos de corte foram empregados para solucionar um problema de produtividade, em muitos casos ganharam tanta importância que agora são essenciais para uma boa vida útil da ferramenta e um bom acabamento nas peças usinadas. Para se chegar a estas melhorias são necessários diversos tipos de fluidos. Hoje em dia essa questão do uso de fluidos de corte está sendo muito discutida em relação à redução de custo na compra de fluidos e sua destinação final bem como problemas de saúde (dermatites e problemas respiratórios) envolvendo os funcionários e também no meio ambiente, pois os fluidos de corte são graves poluentes do solo, da água e do ar.

Hoje, procura-se um método em que se dispensa o uso de qualquer tipo de fluido, chama-se usinagem a seco. É necessária ainda uma adaptação nos fatores que influenciam os tipos de usinagem, pois as funções básicas dos fluidos de corte, como transporte de calor e de cavacos, de acordo com o tipo de usinagem, ainda são extremamente necessárias.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 Acabamento Superficial

Caracteristico de projetos mecânicos, o acabamento superficial, representado principalmente pela rugosidade, consiste em um conjunto de irregularidades, com espaçamento regular ou irregular, propensas a formar um padrão ou textura característicos em uma superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com