TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VERBETES

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

LOOS

Nascimento: Adolf Loos (1870 – 1933)

Estilo: Arquiteto europeu influente, escritor, modernista, minimalista, estilo arquitetônico que condenava o ornamento e uma série de males sociais.[pic 1]

[pic 2]

Adolf Loos - Casa em Michaelerplatz. 1909-1911.

Leitura da obra: Esta criação de Loos tem um grande contraste com os edifícios que o cercam, pois ele não tem ornamentos que nem os outros ao seu redor, além disso a divisão do primeiro pavimento com os demais é nítida, separando o que é de uso de todos (térreo com pé direito maior) com a parte privada (primeiro ao quarto pavimento), o uso dos materiais de acabamento e a simplicidade são as características mais fortes.

PERRET

Nascimento: Auguste Perret (1874 – 1954)

Estilo: Arquiteto francês, utilizou concreto armado como meio de expressão e como solução estrutural.[pic 3]

[pic 4]

Auguste Perret - Eglise Notre Dame du Raincy. 1922.

Leitura da obra: Nesta igreja é aparente o uso do concreto armado, onde ele faz a estética da obra, os elementos vazados trazem a leveza para a construção além de ter a função de iluminar o interior. Perret usou o concreto na sua forma pura, onde ele que é a estética projetual.


MATISSE

Nascimento: Henri Emile Bernoit Matisse (1869 – 1954)

Estilo: Desenhista, pintor e escultor francês, estilo fauvista, a cor como destaque da obra, simplificação e equilibrio das pinturas.[pic 5]

[pic 6]

Henri Matisse - A Dança. 1909-1910.

Leitura da obra: Nesta obra o contraste de cores chama a atenção, além disso ele pintou de modo a passar a ideia de leveza para quem a vê, através de suas formas simples e do movimento onde as pessoas parecem quase flutuar, em relação ao desenho, não há muitos detalhes, apenas traços simples que contornam a forma, é utilizado a cor pura aplicado a tela, dando a sensação de planificação.

OUD

Nascimento: Jacobus Johannes Pieter Oud (1890 – 1963)[pic 7]

Estilo: Arquiteto holandes, com influências contemporâneas, seguidor do movimento De Stijl.

[pic 8]

JJP Oud – Casas em banda (5-9). 1927.

Leitura da obra: O conjunto de casas geminadas com reboco branco faz parte da Expo Weissenhof, que posteriormente ficou conhecido como Conjunto Habitacional Modelo de Weissenhof. O que se destaca nas casas é o aproveitamento máximo do terreno, casas pequenas com janelas horizontais, com formas cúbicas e repetitivas.

DEBRET

Nascimento: Jean Baptiste Debret (1768 – 1848)

Estilo: Pintor, desenhista, gravador, professor, decorador, cenógrafo, retratou o cotidiano do Brasil colonial, período neoclassicismo.[pic 9]

[pic 10]

Jean Debret - Machine à Exprimer le Jus de la Canne à Sucre. 1822.

Leitura da obra: Essa obra retrata o dia a dia dos escravos no Brasil, ao analisar a pintura é possível perceber o quão expressiva ela é, com detalhamento do local, profundidade do ambiente, cores e sombras, além da expressão de movimentos, da força dos escravos. O artista detalha ao máximo a fisionomia e os músculos, para transmitir como tinham que se esforçar no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (770.1 Kb)   docx (850.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com