TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUAGEM JURÍDICA E A COMUNICAÇÃO ENTRE O ADVOGADO E SEU CLIENTE NA ATUALIDADE

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE TEOLOGIA,[pic 1]

FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – FATEFIG

BACHARELADO EM DIREITO

A LINGUAGEM JURÍDICA E A COMUNICAÇÃO ENTRE O ADVOGADO E SEU CLIENTE NA ATUALIDADE    [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

NELMA ALENCAR SILVA MAGALHÃES

TUCURUÍ – PARÁ

2017

NELMA ALENCAR SILVA MAGALHÃES

A LINGUAGEM JURÍDICA E A COMUNICAÇÃO ENTRE O ADVOGADO E SEU CLIENTE NA ATUALIDADE    [pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]     

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota PR1 do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel - FATEFIG.

 Prof.ª Thais Beliche.

TUCURUÍ – PARÁ

2017

        O principal conceito dado para este tema dá-se na intenção da conscientização do dialogo entre o Advogado e seu cliente, de como o uso devido ou indevido da Língua e das palavras influenciam no meio Jurídico, e quanto o mesmo e importante para o papel do advogado. A carreira profissional do advogado dependera unicamente da fala, seja na primeira entrevista com o cliente ou ate mesmo em uma audiência. A linguagem jurídica deve ser usada cautelosamente para que seja clara e objetiva, um advogado por sua vez não devera usar uma linguagem difícil de compreender com um cliente que tenha pouco conhecimento, pois o mesmo não se sentira firme ao entregar um caso em suas mãos, por outro lado a linguagem jurídica e bastante usada em tribunais e juris onde a formalidade esta presente tornando-a compreensível.

O direito consiste na Ciência Social e esta presente no dia a dia e na vida das pessoas, mesmo que elas não percebam, seja na hora de nosso nascimento, casamento, ao fazer uma compra, em um acidente de transito, enfim, dependendo do ato praticado o direito sempre estará presente, portanto o principal papel do advogado será orientar seu cliente através da linguagem as providencias cabíveis para que seu caso seja solucionado. Na maior parte das vezes o cliente não possui conhecimento jurídico sendo esse o motivo pelo qual o advogado e contratado, e por usar a linguagem jurídica o advogado não deve deixar que o cliente se sentisse leigo, mas, pelo contrario devera dialogar com cautela de forma que o cliente se sinta compreendido e confiante em relação ao seu representante. Por outro lado o cliente de um advogado também poderá ser uma pessoa natural com um grau de ensino bem avançado, bem como uma pessoa jurídica com varias características próprias, porem será representada também por uma pessoa natural que terá uma diversidade maior de conhecimento.

        E difícil utilizar a língua portuguesa corretamente, pois ela e muita rica em recursos, principalmente no ramo do direito.

        A comunicação entre os homens pode ser verbal e não verbal. A comunicação verbal e a linguagem transmitida através de sons que se concretiza na fala, e a não verbal ocorre de varias formas, como a linguagem corporal que poder vir de gestos, e linguagem do vestuário onde se pode conhecer um profissional pelo seu uniforme como um policial ou juiz por exemplo.

        Quando o advogado se encontra pela primeira vez com seu cliente essa linguagem ocorre de varias maneiras ao mesmo tempo para ambos. E essencial que o profissional de direito saiba se expressar, pois e através das palavras que ele ira formular o pedido do cliente para que ele atenda suas necessidades.

        A palavra e o direito estão diretamente ligados pois e desta forma que o profissional realizara suas atividades como: peticionar, contestar, apelar, arrazoar, inquirir, persuadir, provar, tergiversar, julgar, absorver ou condenar, sendo assim o advogado devera ter cuidado com seu vocabulário na advocacia.

        A linguagem se estabelece em três níveis de variação sendo eles: nível culto, nível comum e nível popular. O nível culto e geralmente utilizado por pessoas intelectuais, diplomatas e cientistas geralmente na forma escrita, e na forma oral e utilizado em discursos de cerimonia ou em situações formais como em julgamentos de tribunal, essa linguagem também se da pelo excesso de expressões técnicas e de formalidade, como exemplo disto temos o chamado “Juridiques”. O nível comum tem uma linguagem sem formalidades e requintes gramaticais e por ultimo temos o nível popular, que, como o nome já diz vem de uma variante espontânea e descontraída, seu objeto e transmitir a mensagem de forma clara e eficaz. E importante notar que a comunicação entre o advogado e seu cliente pode conter todos esses níveis de linguagem ao mesmo tempo e cabe a ele saber distinguir cada uma delas para que o dialogo entre os dois seja claro, pois além de tudo e muito importante que os dois entendam o que um deseja transmitir ao outro.

        E importante que o advogado ouça claramente seu cliente para que ele possa traduzir para o mundo jurídico mantendo-o sempre informado sobre seu processo, por isso a comunicação se torna tão importante sendo constituídas por:

  1. EMISSOR: e o sujeito que elabora e disponibiliza a mensagem. E o remetente. Na dimensão jurídica, e o sujeito que provoca a máquina judiciaria.
  2. A MENSAGEM: e o conteúdo que se deseja transmitir, através de signos, símbolos, ícones e demais elementos significativos para o receptor.
  3. O CANAL DE COMUNICACAO: e o elemento que conduz, transmite a mensagem, e o meio que possibilita a transmissão e fluxo da mensagem.
  4. O CODIGO: e a convenção pré-determinada ou definida pelo emissor e receptor, de modo a permitir a compreensão no plano da codificação da mensagem.
  5. O REFERENTE: e constituído pelos dados e contexto, oferecendo, no momento da comunicação, percepções influenciadas pelos objetos reais, situação do local, sensibilidade do receptor e outras circunstancias que permeiam a comunicação.

        Para que o ato comunicativo aconteça, e necessário que ambas as partes colaborem entre si dentro do limite e da possibilidade de cada um, porem a maior responsabilidade e do profissional de direito, pois ele deve estar preparado para que essa comunicação seja efetiva e seu entendimento natural. Essa comunicação se da quando o emissor organiza suas ideias ainda na mente e só depois desse processo se expressa através da fala, que e o principal elemento da comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com