TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de relações étnicas

Resenha: Definição de relações étnicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Resenha  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

- Definição de relações étnicas:

As relações étnico-culturais são todas as situações nas quais diferentes culturas/etnias são colocadas em contato por qualquer razão, e supõe que dois ou mais povos que representam suas etnias mantenham por tempo indeterminado alguma forma de convivência.

Esse contato normalmente é motivado por deslocamento de grupos de pessoas de uma etnia para outro(s) lugar(es), onde encontra-se outro grupo étnico. Os motivos podem ser variados, como a intenção de ocupação de território, atividades comerciais, exploratórias, de relação de troca, do estabelecimento de vínculos de parceria ou amizade, procura de condições de vida diferentes e oportunidades, diáspora (que é a dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica) ou mesmo de guerras.

Relativismo cultural e etnocentrismo são formas das pessoas ou sociedades inteiras reagirem ao contato com um grupo culturalmente diferente.

Assim dizemos que para haver relativismo ou etnocentrismo deve-se supor a presença da DIFERENÇA. A presença de um “outro” em relação ao que se reconhecemos como “nós”.

Esse “outro” que aparece nas frases acima, pode estar ao nosso lado, não precisa ser alguém de uma cultura distante fisicamente.

Atualmente o mundo todo reflete de uma forma mais intensa sobre o convívio entre as diferentes culturas/etnias.

Em um mundo globalizado, onde o contato entre as diferentes culturas e povos é cada vez mais intenso e necessário, existe uma preocupação geral e a tendência a considerar reprováveis as atitudes que resultem em discriminação, preconceito, exclusão ou práticas moralmente/fisicamente agressivas.

A garantia dos direitos humanos e as lutas pelo tratamento igualitário entre os povos têm trazido à tona importantes discussões sobre as relações étnico-culturais.

O que nos leva de volta ao conceito de CULTURA.

Cada cultura desenvolve um sistema simbólico que permite aos indivíduos se relacionarem dentro de uma mesma linguagem de mundo.

Ocorre que durante muitos séculos, um relativo isolamento entre os povos teve como resultado o surgimento de muitas etnias diferentes ao redor do mundo.

Vamos desenvolver o conceito de ETNIA.

Segundo o dicionário HOUAISS:

Etnia. ANTROPOL coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir; grupo étnico [Para alguns autores, a etnia pressupõe uma base biológica, podendo ser definida pó uma raça, uma cultura ou ambas; o termo é evitado por parte da antropologia atual, por não haver recebido conceituação precisa].

Na história da Antropologia, desde final do século XIX teve início um movimento de recusa às teorias evolucionistas, que relacionavam a base biológica das populações humanas com a cultura.

Quais eram os pressupostos do EVOLUCIONISMO SOCIAL?

Parte da idéia de que haveria uma “escala evolutiva” entre os povos. De acordo com esse pensamento, poderíamos encontrar povos/culturas “mais evoluídos” e outros “menos evoluídos”. O resultado óbvio foi o sentimento de superioridade de algumas culturas sobre outras, que justificou decisões políticas como invasões, extermínios e a prática da discriminação e do racismo. Esse pensamento partia do pressuposto que a cultura é determinada pela herança genética de uma população.

Ao recusar essas teorias, a antropologia substituiu o conceito de RAÇA (de base extremamente biologizante) pelo de ETNIA.

Atualmente é consenso na antropologia, que a cultura não é determinada pelo padrão de herança genética de uma população.

O conceito de “raça” mostra-se impreciso uma vez que tenta determinar divisões em uma espécie que é única: o ser humano. Raça é uma construção social, e não uma realidade biológica.

O conceito de etnia, contrariamente ao de raça, dá ênfase aos aspectos da herança cultural de um povo como forma de caracterizar a diferença de comportamento entre as várias populações humanas.

Sempre que o assunto envolve questões de conflito de interesses entre populações, e este conflito revela questões culturais de qualquer abrangência, trata-se de questões étnico-raciais.

Esses conflitos podem se revelar com diferentes graus de expressão e intolerância. Um povo pode expressar seu preconceito, racismo ou ódio, tanto por questões bastante específicas como a religião do outro, ou os hábitos de vestuário / alimentação / higiene desse mesmo outro, ou ainda através de repúdio total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com