TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Gestao De Negocios Internacionais

Ensaios: AVA Gestao De Negocios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Trabalho relacionado as atividades colaborativas da aula de Gestão de Negócios Internacionais.

Desenvolvimento

1. A Globalização dos Mercados

Com o processo de globalização, as nações mundiais estão tendo um aumento do comércio internacional. O Brasil tem, cada vez mais, utilizado o agronegócio como uma estratégia de inserção na economia mundial. As exportações brasileiras de produtos agrícolas vêm desempenhando um importante papel no fornecimento de divisas e aumentando a renda doméstica, mas um problema visível da agroindústria para exportação está relacionado à logística.

O Brasil apresenta no mercado mundial, vantagens comparativas na produção de produtos agrícolas em relação aos outros produtores mundiais, mas perde em custos logísticos.

2. Teorias do Comérico Internacional

2.1 Histórico do País Importador

A China é uma das civilizações mais antigas do mundo, documentos históricos mostram que o império chinês se formou após a unificação de varias cidades e estados por volta de 221 a.c.. A Grã Bretanha também tem uma forte influência na economia chinesa, pois os dois países assinaram o tratado de Nanquim em 1842, que possibilitou os britânicos residirem e trabalharem em certas cidades.

Em 1949 a China se tornou um país socialista, Mao Tsé-Tung foi o líder da fase denominada “Grande Salto”, buscando a industrialização e a reforma agrária, levando milhões de pessoas ao campo, visando transformar o país em potência industrial e agrícola. Mao Tsé-Tung também promoveu a revolução cultural uma fase de ditadura e controle social mais forte, onde as liberdades culturais e políticas eram pequenas. A preocupação com a defesa do país também era grande e todas as pessoas tinham treinamento militar e de tiro. Esta fase se encerrou em 1976 com a morte de Mao. Assumindo o poder Deng Xiaoping, que inicia um período de reformas econômicas e sociais como, a liberação do investimento estrangeiro direto

na China, o que atraíram filiais de empresas multinacionais de grande porte nos ramos automobilístico, informática, de calçados entre outras.

2.2 Geografia

A Republica Popular da China é hoje o maior país da Ásia Oriental, sua superfície é de 9.596.960 km², dos quais 9.326.410 km ² são de terra firme e 270.550 km² são de água , faz fronteira com Vietnã, Laos, Mianmar, Índia, Nepal e Paquistão (sul), Afeganistão, Tadjiquistão, Kirgistão, Kazaquistão (oeste), Rússia e Mongólia (norte) e Coréia do Norte e Oceano Pacífico (leste).Sua capital é Beijing (Pequim) é também o centro cultural e econômico do país, tendo Shanghai como principal centro industrial e Hong Kong e Macau como uma região administrativa especial e principal porto e centro comercial.

Seu relevo é bastante irregular, alto a oeste e baixo a leste. Áreas montanhosas ou com colinas, representam 43,2% do total. Planaltos representam 26%, bacias e planícies, 30,8%. São sete montanhas com altura superior a 8 mil metros, incluindo o Everest com 8850 m, na fronteira com o Nepal.

A variedade de climas na China é determinada pela vastidão do território, pela elevada altitude de muitas regiões (que gera climas frios em latitudes baixas e atua como barreira à penetração do ar marítimo) e pela circulação atmosférica (o vento do noroeste, parte do anticiclone siberiano, frio e seco no inverno, e os ventos monçônicos do sudeste, quentes e úmidos no verão).

A região oriental apresenta verões quentes e úmidos e invernos secos e frios. No nordeste da China predomina o clima continental, temperaturas muito baixas no inverno e altas no verão. Em direção ao sul, o inverno torna-se menos rigoroso, já os verões são quentes.

2.3 Características Culturais

Sobre a cultura chinesa podemos destacar que a gastronomia é uma arte exótica para os padrões ocidentais. Diferente do Brasil, na China a população come-se praticamente de tudo, incluindo muitos insetos, cachorros, gatos e escorpiões.

Felizmente, as carnes mais populares são de carneiro e pato assado, principalmente em Beijing. Usam-se uma infinidade de ingredientes naturais, muitos com fins medicinais, práticas que resultaram na milenar medicina tradicional chinesa. Outra característica da cultura na chinesa é que a policia não utiliza armas e o índice de criminalidade é baixo, contudo, muitos delitos são punidos com pena de morte em público.

A escrita com caracteres chineses é considerada uma arte. Dos 56 grupos étnicos da China, 53 possuem língua e escrita próprias, sendo que 23 usam seus próprios caracteres.

O mandarim é a língua que possui o maior número de usuários no mundo e sua escrita tem raízes muito antigas, faz parte da família sino-tibetana. Contudo, existem muitas diferenças regionais, diferentes pronúncias e dialetos, motivo porque o número total de falantes varia muito conforme a fonte. O mandarim é uma língua

tonal, significando que diferentes entonações de uma mesma palavra têm diferentes significados.

O mandarim, com a pronúncia de Beijing, é a base do chinês padrão moderno ou da "língua nacional". Trata-se de um programa deunificação da língua chinesa, iniciado no início do século 20. É também falado em Taiwan.

Outras línguas faladas na China são o yue (cantonês), wu (Shanghai), minbei (fuzhou), minnan (hokkien-taiwanês), xiang, gan, dialetos hakka e outras línguas minoritárias.

2.4 Características Populacionais

Hoje a China tem uma população de 1.338.300.000 habitantes, (cerca de 20% da população mundial), população superior a de toda a Europa. São aproximadamente 333 milhões de famílias, em média, 3,2 pessoas por domicílio urbano e 4,3 pessoas por domicílio rural. A alfabetização chega a 91% da população acima de 15 anos.

Em 1949, eram 542 milhões de habitantes e com crescimento acelerado da população levou o governo a adotar a política oficial de apenas um filho por casal e

a legalização do aborto. Entre outros fatores, isso resultou em uma população masculina, abaixo de 15 anos, ser atualmente 13% maior que a feminina. A faixa etária do país é de aproximadamente 73,2 anos, devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com