PALESTRA IMIGRAÇÃO DO FLUXO MIGRATORIO
Dissertações: PALESTRA IMIGRAÇÃO DO FLUXO MIGRATORIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: viunip • 25/3/2014 • 665 Palavras (3 Páginas) • 1.105 Visualizações
Palestra: Demografia, fluxos migratórios e o marketing.
Professor: Marcelo Marcondes de Melo 22/02/2014.
O Brasil não é mais o mesmo país de 20anos atrás. O Brasil vive uma via de dupla mão. O Brasil passa por grandes mudanças, algumas visíveis e outras nem tanto ao menos que se preste muita atenção. Mudanças que o Brasil passa países pequenos não passam. Não da para se comparar um gestor na Bélgica que só tem pequenos solavancos, porque o Brasil é um país grande com grandes desafios. Nós como gestores nós temos que observar as coisas acontecendo ao nosso redor principalmente os concorrentes.
Pontos importantes a considerar no Brasil.
• Alteração no patamar de renda.
• Diferenças no nível de crescimento do PIB em cada região e fluxos migratórios.
Como o mercado deve lidar com essa realidade que sofre mudanças constantes? O gestor tem que estar muito atento as mudanças de fora.
DEMOGRAFIA: É uma ciência que estuda a dinâmica da população humana. Objetivo engloba as dimensões, estáticas, estruturas e distribuição das diversas populações humanas, a demografia pretende acompanhar as mudanças.
Estas não são estáticas, variando devido à natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento.
Quantas pessoas do sul principalmente que hoje já estão estalados no centro oeste do Brasil quando durante muito tempo o governo brasileiro enxergou que o centro oeste seria o futuro seleiro do país e vai produzir 140 milhões de grãos esse ano.
• Analise demográfica vai estudar religião, presença étnica, característica de toda uma sociedade ou um grupo especifico, definido por critérios como educação.
• Fluxo migratório: É uma referência genética ao movimento de entrada (imigração) e saída de pessoas (emigração).
• Migrante: É todo aquele que saiu de seu lugar de moradia.
• Migrante para o lugar de onde ele saiu migrante é um emigrante, no lugar para onde ele vai, ele será um imigrante.
• Os motivos econômicos não acontecem só por falecimento ou nascimento mas sim, porque eles tem buscado novas oportunidades.
• Migrações internas são aquelas que se processam no interior de um país como êxodo rural, por exemplo, o que é constante no Brasil.
• As migrações internas elas tem sido alvo de analise, não apenas como resultantes de eventuais desequilíbrios econômicos, mas principalmente, como elementos da organização espacial da sociedade.
Só se sobrevivera no futuro e terá competitividade as empresas cujos profissionais entendam que o Brasil não é mais o sudeste do Brasil é muito grande esta se mostrando importante fora do sudeste.
As maiores partes das migrações não são inter-regionais, mas ocorrem dentro de uma mesmo região.
São Paulo é uma economia terciaria hoje. Existem migrações no próprio estado com os do nordeste. A costa ainda é lugar maior na densidade econômica, a costa é o grande atrativo, como servir toda essa população.
...