TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumentos

Seminário: Argumentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  Seminário  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Argumento de Autoridade: invoca a lição de pessoa conhecida e reconhecida em determinada disciplina para garantir um posicionamento defendido na peça, ou seja, uma autoridade no assunto abordado.

Ex.: Um médico falando sobre uma doença, um engenheiro falando sobre uma construção.

2 – Argumento de Oposição: O argumento de oposição serve ao profissional do Direito como uma estratégia discursiva eficiente para a redação de uma boa fundamentação. Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista defendido pelo argumentador, admitindo-o como uma possibilidade de conclusão, para depois apresentar, como argumento decisório, a perspectiva contrária. Apoiada no uso dos operadores argumentativos concessivos (embora), e adversativos (mas), essa estratégia permite antecipar as possíveis manobras discursivas, que formarão a argumentação da outra parte durante a busca de solução jurisdicional para o conflito, enfraquecendo, assim, os fundamentos mais fortes da parte oposta.

Ex.: O motorista atropelou várias pessoas, quando subiu na calçada, mas percebeu que além dos feridos, as pessoas do lugar também queriam linchá-lo.

3 – Argumento Pró-tese: São pró-tese os argumentos que se constituem em proposições (suposições) destinadas a defender a tese (assunto a ser defendido): tese + porque + e também + além disso.

Ex1.: O hospital foi negligente porque utilizou água contaminada no tratamento de hemodiálise de pacientes renais, e também não comunicou o fato à secretaria de saúde. Além disso, mesmo após ter conhecimento do alto índice de contaminação por bactérias, continuou a utilizá-la, colocando, pois, em perigo a vida dos pacientes.

Ex2.: Quanto à proposta de um sistema de cotas nas universidades, compreende-se ser a proposta demagógica e discriminatória, porque se constitui em verdadeira aberração, e também se encontra maculada pelo vício da inconstitucionalidade; além disso, esconde interesses políticos escusos que não visam à solução do problema da educação.

Ex3.: O seminário foi proveitoso, porque agregou conhecimento sobre o argumento pró-tese, e também merece nota máxima pelo comprometimento do grupo, além disso a professora Maritza e os demais colegas ficaram satisfeitos com o fechamento.

4 – Argumento de Prova: São expedientes bem eficientes, pois, diante de fatos, não há o que questionar...

Ex.: No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos últimos 20 anos, tendo chegado à absurda cifra anual de 27 por mil habitantes. Entre homens jovens (de 15 a 24 anos), o índice sobe a incríveis 95,6 por mil habitantes.

(Folha de S. Paulo. 14/04/2004).

5 – Argumento de Senso Comum – É aquele que invoca princípio genérico, indiscutível, conhecido por toda sociedade; são aceitos universalmente, sem necessidade de comprovação. Seu efeito é reduzido e por isso deve ser utilizado como reforço a um argumento mais específico.

Ex.:. Por exemplo: “o homem depende do ambiente para viver”, ou ainda “a mulher de hoje ocupa um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com