TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Junior

Tese: Junior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Tese  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1- O tema é a linguagem dos juízes do supremo, para o autor a linguagem usada pelos juízes é excessivamente longa, que usa palavras demasiadas e que cansa. Podemos notar esse ponto de vista do autor por duas citações do texto: “Ninguém esperaria encontra tamanho talento (referindo se a Abraham Lincoln) para a concisão no supremo tribunal federal brasileiro: mas o contraste ressalta que falar não significa ter muito a dizer”. “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continua a prosperar no judiciário: no supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão chegam ao seu apogeu”

Um dos argumentos do autor é o fato de que assistir a um julgamento nos passa uma “sensação de leigo”; outro argumento do autor é que com toda essa loquacidade parece que eles adotam uma “estratégia de lentidão” para o processo.

“Em minha opinião”, concordo com o autor, “se caso disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e suscita os benefícios seriam incalculáveis”.

Questão 2

(a Lincoln, 16° presidente dos Estados Unidos no período de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865. Seria importante, também, ter algum conhecimento sobre o O Discurso de Gettysburg que é muito lido e estudado por ser simples e sucinto é o mais famoso discurso, Abraham Lincoln. Foi proferido na cerimônia no Cemitério Nacional de Gettysburg, na tarde do dia 19 de Novembro de 1863, quatro meses depois da vitória na batalha de Gettysburg, decisiva para o resultado da Guerra de Secessão.

(b) É importante saber sobre a tramitação da ação penal do “Mensalão” em especial que o ministro do STF Joaquim Barbosa conclui o relatório da ação penal n.º 470. O relatório apresenta um resumo de tudo o que ocorreu no processo, desde que o MPF apresentou a denúncia, em 2006, incluindo as teses de acusação e defesa. Isso porque o autor entende que seria de grande valia se essas peças jurídicas fossem elaboradas de maneira objetiva, direta e sucinta. Para reduzir a tradicional morosidade da justiça no Brasil, que sempre tarda (e muitas vezes falha).

Questão 3

Trecho 1 - Assim, o compreenderíamos melhor que o autor queria dizer que bom seria se todos, inclusive os membros do poder judiciário brasileiro, lograssem ser sucintos como o presidente que em apenas poucas palavras, ditas em menos de dois minutos, invocou os princípios de igualitarismo da Declaração de Independência e definiu o final da guerra que iria trazer a igualdade entre todos os cidadãos americanos.

Trecho 2 - Compreendemos melhor o que o autor quer dizer se tivermos uma boa compreensão, também, do conceito de retórica e suas melhores práticas que compreendem a arte de bem falar, de valer-se da eloquência ou da argumentação clara para se comunicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com