TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Empreendedorismo Social

Por:   •  26/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 

V Feira do pequeno empreendedor: Matemática@meusucesso.com

Empreendedorismo social

Entre Rios, Bahia.

2021

I – INTRODUÇÃO

          Como proposta  didático-pedagógica, o Colégio Espaço Livre tem como princípio o diferencial pedagógico contemporâneo, que adota práticas metodológicas que levam ao preparo dos alunos para a realidade de mercado que os espera, para uma formação crítico-reflexiva, por meio de atividades que propiciem uma prática constante, já na própria base do eixo epistemológico da instituição. Assim, os alunos são motivados a explorar a teoria e a exercitar na prática os conhecimentos pedagógicos  em situações de enfrentamento semelhantes às que farão parte do cotidiano profissional em suas áreas de atuação, num constante aprender fazendo e refletindo, dando consistência ao processo de ensino e aprendizagem definido pelas diretrizes e matrizes curriculares.

            Com o Projeto “Feira do Pequeno Empreendedor” o Espaço Livre objetiva ampliar a discussão sobre a temática do empreendedorismo social com os alunos de todas as turmas, do Infantil, Fundamental I e II, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do comportamento empreendedor.

            A “Feira do Pequeno Empreendedor” é um evento que constitui um importante espaço para o debate interdisciplinar, para a implementação de ideias inovadoras, que incentivem a tomada de decisão e colaborem para ampliar a capacidade de empreender e trabalhar em equipe. Foi idealizado com o objetivo de promover, divulgar e partilhar experiências dos alunos e da equipe pedagógica, propiciando um ambiente de discussões, aconselhamentos e intercâmbio de ideias empreendedoras.

          Com a V Feira do Pequeno Empreendedor o Espaço Livre abre um importante espaço de interação entre o corpo docente e discente da Escola, bem como da comunidade em geral.

II – APRESENTAÇÃO

 O empreendedor é aquele que transforma necessidades e recursos em possíveis ideias de negócio, gerando posteriormente novas oportunidades.

Cláudia R. Cosentino

           Antes de iniciar a apresentação do evento é mister salientar que o conceito empreendedores sociais possuem características distintas dos empreendedores de negócios. Eles criam valores sociais através da inovação e força de recursos financeiros, em prol ao desenvolvimento social, econômico e comunitário. Alguns dos fundamentos básicos do empreendedorismo social estão diretamente ligados ao empreendedor social, destacando-se a sinceridade, paixão pelo que faz clareza, confiança pessoal, valores centralizados, boa vontade de planejamento, sonhador e uma habilidade para o improviso.

          Para David (apud Brinckerhoff 2000, p. 11) os empreendedores sociais, têm as seguintes características:

• Sempre dispostos a correr riscos razoáveis em favor das pessoas às quais a organização serve;

• Entendem a diferença entre necessitar e querer;

 • Entendem que todos os recursos alocados são realmente investimentos administrados;

• Mensuram o retorno social e financeiro de cada um dos investimentos; e

 • Sempre ter uma missão, mas sabem que sem dinheiro não há missão que se conclua.

            Os empreendedores sociais são pessoas físicas que trazem inovação para o terceiro setor, mais conhecido pela atuação das ONGs. A criatividade e a imaginação dos empreendedores sociais não devem nada às dos empreendedores do setor privado, ao contrário são mais criativos e determinados, pois o risco é maior quando envolve vidas humanas. O que difere o empreendedorismo social do empreendedorismo privado, segundo Neto e Froes (2002); são dois aspectos:

1) O empreendedorismo social não produz bens e serviços para vender, mas para solucionar problemas sociais, e

 2) Não é direcionado para mercados, mas para segmentos populacionais em situação de risco social (exclusão social, pobreza, miséria, risco de vida).

O quadro abaixo destaca as diferenças entre os dois tipos de empreendedorismo.[pic 2]

          Idealizada como uma atividade de extensão, a Feira do Pequeno Empreendedor é uma das atividades acadêmicas do Colégio Espaço Livre. Esta atividade é planejada como um espaço acadêmico-social que visa estreitar a relação entre o ensino e o mundo do empreendedorismo, das formações profissionais empreendedoras e dos negócios.

           A Feira se constitui um espaço que visa colaborar com o desenvolvimento do comportamento empreendedor. Visa se constituir em um espaço de debates bem como de exposição de projetos a serem executados de forma empreendedora.

          Como uma proposta de extensão e de iniciação científica a V Feira do Pequeno Empreendedor, será coordenada e orientada por todos os professores da instituição.

III – TEMA e LEMA DA V FEIRA DO PEQUENO EMPREENDEDOR

           A V Feira do Pequeno Empreendedor do Colégio Espaço Livre tem como lema: “Matemática@meusucesso.com”.

        Empreender em tempos de pandemia, de forma social ajudando a comunidade em que está inserida.

IV – JUSTIFICATIVA

           No mundo hodierno para se destacar no mercado cada vez mais competitivo, é necessário que os profissionais apresentem o perfil de empreendedor como um diferencial que promova a mudança e o desenvolvimento social. Esse novo profissional deve ter a capacidade de inovar continuamente, trazendo ideias, que revolucionem a maneira de administrar as decisões que trarão o sucesso para a organização.

          O Empreendedorismo como agente de mudanças gera transformações na vida social e econômica. Neste contexto surge o Empreendedorismo Social, no qual aqueles com perfil empreendedor lutam para mudar a ordem social e econômica da Sociedade. E pode-se verificar que cresce a cada dia, o número de organizações sociais que realizam suas ações e obtêm recursos por meios de projetos. Por outro lado o nível de exigência quanto à qualidade da ação social hoje é maior.

          O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo e onde mais se desenvolvem empreendedores, assim cabe às escolas desempenharem seu papel nesse processo. E por meio da V Feira do Pequeno Empreendedor o Colégio Espaço Livre busca dar a sua contribuição nesse sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (284.6 Kb)   docx (208.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com