TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Prova Cargos E Saláros

Ensaios: Resumo Prova Cargos E Saláros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 3

PONTOS IMPORTANTES SOBRE A TEORIA DE DOUGLAS MC GREGOR (X e Y)

• Identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e, portanto, agem segundo os pressupostos do que chamou de Teoria X; e que outro grupo se movimenta segundo os pressupostos do que chamou de Teoria Y.

• Constituem-se, no conjunto de concepções e de percepções não conscientizadas ou mesmo explicitas que condicionam o comportamento humano no cotidiano das organizações.

• a nossa descrença nas pessoas freqüentemente conduz ao que McGregor chamou de profecia auto-realizável, isto é, a baixa expectativa leva ao desempenho baixo e o baixo desempenho reduz ainda mais a expectativa, que redunda em pior desempenho, e, assim a espiral de perda de qualidade cai cada vez mais no desempenho individual e em equipe.

• Diz a Teoria X: "o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas"; "as pessoas em sua maioria não são ambiciosas, evitam correr riscos, assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas"; descrença na capacidade humana de produzir; o trabalho é antinatural para a maioria das pessoas. A Teoria X propugna por práticas organizacionais que induzam o indivíduo ao trabalho. Isto pode ser feito tanto por coação quanto por sedução, ambas em suas diferentes variantes. Duas linhas de conduta emergem da Teoria X. Uma implica na compensação das deficiências humanas pela coação ou pelo constrangimento, ou seja, induzir as pessoas ao desempenho de suas funções por ameaças, punições, disciplina e estrito controle. A outra linha tenta seduzi-las ao trabalho através da concessão de gratificações, elogios, lisonjas e até mesmo manipulações.

• A Teoria Y não diz que o trabalho é agradável para a maioria das pessoas. Ela diz: "o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis"; a maioria das pessoas é ambiciosa, quer assumir responsabilidades; "A criatividade e a iniciativa são a tônica encontrada nas pessoas efetivamente envolvidas na resolução dos problemas".. Teoria Y prefere desenvolver ambientes e processos de trabalho que propiciem a participação e o engajamento daqueles efetivamente envolvidos na resolução das tarefas e atividades.

PONTOS IMPORTANTES TEORIA MOTIVACIONAL MASLOW (1908-1970)

• Tendo como base as suas observações como psicólogo. Fundamentou a Teoria das Necessidades

• Maslow (apud Bergamin, 2008) defende que praticamente todas as teorias históricas e contemporâneas de motivação se unem na consideração das necessidades, impulsos e estados motivadores. Bergamini (2008) destaca que o modelo de Maslow propõe a noção de necessidade como fonte de energia das motivações existente no interior das pessoas. Segundo Maslow (1962) necessidade é, em resumo, a privação de certas satisfações;

• Robbins (2002) define cada um dos níveis de necessidade da seguinte forma:

a) Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo sexo e outras necessidades corporais.

b) Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.

c) Sociais: Incluem afeição, aceitação, amizade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com