TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARGUMENTOS CONTRA

Artigo: ARGUMENTOS CONTRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Argumentos contra as Biografias não autorizadas

Primeiramente podemos citar o Código Civil brasileiro, pois ele diz que "a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se destinarem a fins comerciais".

Os autores de biografias ganham muito dinheiro quando publicam uma biografia de algum artista, desse modo podemos afirmar que fere o Código Civil, pois escrevem biografias com intuito comercial.

Segundo o artigo 5º da Constituição Federal "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação". Quando se publica algo que irá interferir nesse sigilo da intimidade, devera ser levado em conta que a pessoa a qual a biografia retrata também tem uma vida pessoal e intimidades que não devem ser publicadas, pois desrespeitam e podem ferir a moral e honra do individuo.

Podemos dizer que a sociedade contemporânea é fortemente caracterizada pela globalização. Hoje existe uma rapidez nas divulgações de informações; situação bem diferente da que as pessoas viviam antigamente.

Após a grande explosão da internet e com o avanço da tecnologia tudo ficou mais fácil de ser resolvido, em razão dessa facilidade de pesquisar, comprar, vender ou até mesmo se comunicar com outra pessoa as pessoas ficaram muito mais exigentes e consumistas. A sociedade contemporânea é baseada no consumismo, influenciada pelo marketing e pela imposição da mídia de que as pessoas tem que consumir muito. Consumismo esse que é fortemente estimulado pelos meios de comunicação e por que não dizer que pelo governo também, que estão apenas interessados no crescimento econômico.

Engana-se quem pensa que o excesso em consumo aumentou a qualidade de vida das pessoas; não podemos descartar que houve sim uma melhoria em alguns pontos para os cidadãos como, por exemplo, a facilidade de financiar as coisas até mesmo um curso superior.

Na sociedade contemporânea os valores pessoais são quase sempre confundidos com sucesso profissional ou a ideia de que é feliz apenas quem pode consumir bens e serviço. Um alto padrão de consumo é buscado a qualquer preço mesmo que para isso seja preciso passar por cima das outras pessoas, hoje as pessoas são cada vez mais individualistas.

Esse turbilhão de informações e avanço nas tecnologias podem acarretar alguns problemas, que por sua vez se tornam os grandes obstáculos da humanidade; como por exemplo, violência e criminalidade; deficiência na saúde, educação e distribuição de bens; e até mesmo a sustentabilidade de nosso planeta.

Para caracterizar realmente a sociedade contemporânea deveremos analisar cuidadosamente muitos assuntos desde um cidadão no seu individual até os grandes governos que influenciam diretamente em nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com