TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise crítica ao artigo: A assistência a pacientes terminais como fator de estresse para profissionais da saúde.

Por:   •  12/4/2015  •  Dissertação  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 5

Analise crítica ao artigo: A assistência a pacientes terminais como fator de estresse para profissionais da saúde.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise, ou seja, “(...)separar os elementos básicos da informação e examiná-los, de modo a responder as questões colocadas na pesquisa (...)”(ROJAS,2004),no artigo cujo tema é a assistência aos pacientes terminais como fator de estresse para profissionais da saúde tendo como autoras Cristiane Vinhas Costas (Assistente Social, aluna do curso de pós - graduação em a saúde do trabalho e ICS- UFBA) e Ana Maria Fenandes Pitta (Professora associada instituto de saúde coletiva da UFBA), demonstrando os métodos e técnicas aplicadas às quais possibilitam um maior entendimento no processo de inter-relação empiria e pratica para a construção do conhecimento.

O objeto do estudo consiste em até que ponto a assistência dos pacientes terminais não se constituiria num fato estressor para os profissionais de saúde. Após realizar este recorte as autoras delimitaram um recorte disciplinar com a revisão de literatura sobre o assunto, ou seja, utilizou a pesquisa bibliográfica. Desta forma, o trabalho apresenta como justificativa medir a associação entre a sobrecarga emocional de trabalhadores de um hospital frente às dificuldades na assistência aos pacientes terminais. Destacando-se como objetivo geral identificar a ocorrência ou não de estresse em profissionais na área de saúde que trabalham com pacientes terminais em um hospital. E como objetivo específicos identificar nestes profissionais evidencias de sintomas pisicoemocional como elementos indicativos de sinal de sofrimento psíquico e examinar o prazer à satisfação a capacidade do mesmo em assistir pacientes terminais.  

A base de dados a serem utilizadas como ferramenta para construção do desenho metodológico desta pesquisa, utilizou o estudo de caso investigativo, desenvolvendo o trabalho de campo em uma clinica médica e uma clinica cirúrgica de um hospital filantrópico na cidade de Salvador (Bahia).

O universo empírico foi composto por profissionais da área de saúde no qual a amostra correspondem a 8 assistentes sociais, 18 auxiliares de enfermagens, 16 enfermeiras, 4 fisioterapeutas, e 9 médicos. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de 200 questionários ao acaso, em amostra por conveniência, mas o artigo não expôs o tempo de duração que a pesquisa utilizou para aplicação do mesmo nas duas referidas clínicas em dois momentos distintos: o primeiro tem por objetivo caracterizar o perfil sócio-demografico da amostra em estudo e posteriormente a aplicação do Self Report Questionaire (SRQ-20), instrumento de avaliação qualitativa utilizando para detectar sintomas psicoemocionais com ponto de corte acima de 7. Contudo, o artigo não apresenta com clareza este instrumento qualitativo, sem apresentar na sua totalidade as 24 questões que o compõe, e listando assim apenas as 10 questões que apresentaram ordem de importância em relação à população da amostra.isto é, as autoras não demonstram o pacote do Self Questionare.  

Em relação à sistematização e interpretação dos dados foi realizada uma análise quantitativa por meio de tabelas estatísticas, distribuídas em variáveis como: a distribuição de freqüência de características da amostra da população estudadas; característica quanto à assistência aos pacientes terminais apresentados pelos profissionais com SRQ positivo; e a apresentação do resultado do SRQ-20.

O projeto de pesquisa foi previamente submetido à avaliação e aprovação de Comissão de Ética do hospital e a aplicação dos instrumentos foi executada medialmente a assinatura do termo de consentimento informado pelos participantes.

A pesquisa chegou a seguinte conclusão em relação ao perfil da população estudada, conforme a tabela 1, observando que a amostra era composta por profissionais, jovens com pouco tempo de formação.

Tabela 1-Distribuição de freqüência de características da amostra da população estudada.

Características

Número

%

Faixa etária (anos)

24-24

36

65,5

35-45

14

25,5

Mais de 45

5

9,1

Tempo de formação (anos)

01-10

39

70,9

11-20

12

21,8

Mais de 20

4

7,3

Distribuição dos profissionais

Assistente Social

8

14,5

Auxiliar de enfermagem

18

32,7

Enfermeira

16

29,1

Fisioterapeuta

4

7,3

Médico

9

16,36

Já na tabela 2, considerando-se os profissionais com SRQ positivo e por área de atuação observou-se que em relação à assistência a pacientes terminais, tanto a clínica médica (100%), quanto à clínica cirúrgica (70%), os participantes afirmaram que a morte não foi trabalhada no seu processo de formação profissional. Além disso, (50%) da clínica médica e 88,8% da clínica cirúrgica referem não gostar de trabalhar com pacientes terminais para a maioria deles, 75% e 88,8% respectivamente.

Tabela 2-Características quanto à assistência a pacientes terminais apresentadas pelos profissionais com SRQ - positivo.

Características

Clinica Medica

Clinica cirúrgica

SIM

NÃO

SIM

NÃO

f

%

f

%

f

%

f

%

Assistir a pacientes terminais

4

100

0

0

6

66,6

3

33,3

Gostar de trabalhar com pacientes terminais

2

50

2

50

1

11,1

8

88,8

Cuidar de pacientes terminais lhe traz sofrimento

3

75

1

25

8

88,8

1

11,1

A morte trabalhada no processo de formação profissional

0

0

3

100

3

30

7

70

Enquanto a tabela 3, que corresponde ao exame de freqüência simples das 20 questões do SQR-20, aplicados aos sintomas depressivos, ansiosos e somáticos apresentaram nesta ordem de importância, a presença de 23,6% de SRQ positivos, ou seja, os profissionais apresentaram uma mÉdia de resposta positivas superior ao ponte de corte estabelecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com