TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico

Por:   •  23/2/2016  •  Ensaio  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Camilo Filho

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Metodologia Científica

Professor: Almir

Artigo Científico

Componentes:

Patrícia Barreto

Teresina, Abril de 2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO____________________________________________________________04

DESENVOLVIMENTO_____________________________________________________05

CONCLUSÃO_____________________________________________________________08

REFERÊNCIAS____________________________________________________________09

INTRODUÇÃO

        Artigo é um tipo de texto com características bem particulares. Para ser publicado em um periódico, deve se tornar um artigo científico. Seu formato geral varia de acordo com o tema que propõe, com suas fontes de pesquisa e também de acordo com o gênero do periódico em que se pretende publicá-lo. Neste trabalho, falaremos sobre esse tipo específico de artigo.

        Ao apresentarmos sobre este tema, temos por objetivo o aprofundamento em suas características particulares, em sua estrutura, a demonstração de como produzir um artigo científico sem erros e facilitar seu reconhecimento quando o leitor se deparar com um artigo do gênero para que possa ter uma leitura mais crítica.

        Para realizar esse trabalho, utilizamos diversas fontes bibliográficas que nos ajudaram a conhecer a estrutura e as características do nosso objeto de estudo e facilitaram nosso entendimento sobre o assunto. Os autores das obras literárias que abriram nossos horizontes para essa forma particular de artigo foram Fábio Appolinário, João Bosco Medeiros, Eva Maria Lakatos e Maria de Andrade Marconi, além de grande contribuição de publicações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Universidade Federal do Paraná e de seu sistema de bibliotecas.

        A apresentação do nosso trabalho cita algumas curiosidades e aprofunda tópicos básicos para o entendimento e produção de um artigo científico. Dividimos em tópicos para facilitar o entendimento dos leitores e espectadores. O primeiro deles trata da definição, sendo também expostos os objetivos de um artigo científico e falando da sua localização na estrutura de um periódico. O segundo mostra os tipos e suas características. A estrutura é apresentada no terceiro tópico, enumerando seus elementos pré-textuais, textuais, de apoio e pós-textuais. Ainda no terceiro tópico, fala-se das regras gerais de apresentação de um artigo periódico. O quarto tópico trata do conteúdo que pode ser exposto, além de sua relação com o público e com a natureza do periódico em que será exibido o texto. Os três últimos tópicos abordarão a motivação, o estilo e a avaliação de um artigo científico.

        Com o estudo sobre esse tipo de publicação, espera-se que seja possível o reconhecimento de um artigo científico e sua interpretação correta, observando seus componentes e elementos, além de tornar possível a produção de mesmo gênero pelos que se virem diante de nosso trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Um periódico contém muitas partes em sua estrutura formal. Temos como elementos externos a capa, a lombada e a errata. Nos elementos pré-textuais existe a folha de rosto (frente e verso), o sumário e o editorial. Aqui se destaca o objeto de nosso estudo: o Artigo científico. Depois desse(s), pode haver outras seções como entrevistas, resenhas, etc. E por último o índice. Ao tratar de artigos científicos, observamos os seguintes tópicos:

  1. Definição

Artigos científicos são trabalhos técnico-científicos que têm sua publicação em um periódico como jornais e revistas. É produzido baseado em resultados de pesquisas ou em estudos realizados, podendo ser escrito por um ou mais autores. Deve seguir o gênero e as regras do periódico em que será publicado. Em geral, podemos classificá-los por:

  1. Originais: quando seu conteúdo é inédito, recente.
  2. De revisão: quando é baseado em alguma publicação anterior, analisando seus dados ou resumindo informações.

Esses artigos são importantes por publicarem o que não é uma verdade absoluta, e sim resultado de estudos, abrindo precedentes para ter seus argumentos e descobertas contestados.

  1. Tipos de artigos científicos

Nos livros pesquisados, tanto no de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi quanto no de João Bosco, existe a descrição de três tipos de artigos científicos, sendo eles:

  1. Argumentativo ou argumento teórico: consiste na apresentação de um argumento e em teorias e fatos que o comprovam. Requer uma pesquisa profunda de dados que sejam suficientes para validar sua veracidade. Sua estrutura contém, na ordem, a exposição da teoria, a apresentação dos fatos e argumentos, a síntese deles e uma conclusão.
  2. Analítico: consiste na análise de cada elemento de um assunto, relacionando-os com o todo. É a tentativa de cientistas de descobrir a relação entre partes e todo. Nessa análise são discutidos detalhes do objeto de estudo, sua descrição, natureza, forma e finalidade. Apresentam-se exemplos. É o tipo de artigo mais difícil de encontrar na literatura moderna. Suas partes são: a definição do assunto, seus aspectos principais e secundários, suas partes e as relações existentes.
  3. Classificatório: classificam-se os aspectos de determinado assunto, tentando, antes disso, dividir o tema em classes e descrevendo suas características principais. Em sua estrutura encontramos a definição do assunto, a explicação da divisão, a divisão em si e a definição de cada espécie.
  1. Estrutura

A estrutura de um artigo científico contém elementos pré-textuais, de apoio, textuais e pós-textuais. De acordo com a ABNT, esses elementos são:

  1. Pré-textuais:
  1. Título e subtítulo (se houver);
  2. Nome(s) do(s) autor(es);
  3. Resumo na língua do texto;
  4. Palavras-chave na língua do texto.
  1. Textuais:
  1. Introdução;
  2. Desenvolvimento;
  3. Conclusão.
  1. Pós-textuais:
  1. Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;
  2. Resumo em língua estrangeira;
  3. Palavras-chave em língua estrangeira;
  4. Nota(s) explicativa(s);
  5. Referências;
  6. Glossário;
  7. Apêndice(s);
  8. Anexo(s).

Em publicação da Universidade Federal do Paraná, o autor acrescenta aos elementos do artigo científico os elementos de apoio ao texto. São elementos gráficos ou de linguagem não verbal que ajudam o leitor a compreender o assunto tratado. Nele estão contidos citações, notas de rodapé, ilustrações, tabelas, quadros e figuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com