TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico

Exames: Artigo Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

O empreendedor

Um perfil característico e típico de personalidade em que se destacam:

Senso de oportunidade; dominância; agressividade e energia para realizar; autoconfiança; otimismo; dinamismo; independência; persistência; flexibilidade e resistência a frustação; habilidade de equilibrar “sonho” e realização; habilidade de relacionamento.

Origens

Há um mito de que não é possível desenvolver o empreendedorismo; deve-se nascer empreendedor. Isso não é verdadeiro, tomando-se por base uma analise mais criteriosa vários empreendimentos existentes, independentemente de sua etapa evolutiva. Existe, varias circunstancias que dão origem a um empreendimento comuns do empreendedor.

O empreendedor nato – demonstra traços de personalidade comuns do empreendedor, tais como escala de valores e percepção de negócios. O herdeiro- Pode ou não possuir as características e percepção do empreendedor. Se empreendedor por afinidade e vocação, dá continuidade ao empreendimento. Não tendo características do empreendedoras pode vir a ser um problemas para a continuidade da empresa.

O funcionário de empresa- Podendo possuir características de empreendedor, sente ao longo da carreira um desequilíbrio e falta de reconhecimento entre suas contribuições e recompensas, ou então falta de interesse em suas ideias ou interferência da burocracia de empresa. Frustrado em algum momento de sua carreira decide partir para um negocio próprio.

Excelentes técnicos – Com características de empreendedor, dispõe de conhecimento, possuir experiência no ramo, decide um negócio próprio.

Vendedores – Usualmente, entusiasmados pela dinâmica de experiência do ramo, iniciam negocio próprio em industrias, comercio ou serviços

Opção ao desemprego, com características empreenderas, há possibilidade de sucesso; sem características empreendedoras, tem chance de sucesso, dependendo de como a oportunidade é encarada.

Desenvolvimento paralelo – O funcionário, tendo características empreendedoras, estrutura-se entre amigos ou família, derivado de sua experiência ou não, associa-se a outro ramo de atividades como sócio capitalista.

Aposentaria- com experiência adquirida, inicia um negocio próprio, usualmente em comercio ou serviços se não é oriundo da área de vendas ou produção.

Motivação

Entre muitas motivações para empreender encontram-se predominantemente as seguintes:

Necessidade de realização, implementação, independência, fuga da rotina profissional, maiores responsabilidades e riscos, prova de capacidade, auto- realização, ,maior ganho, status e controle da qualidade de vida.

Dependendo da importância e da escala, cada pessoa atribui a cada uma das motivações, independentemente do grau de persistência e obstinação do empreendedor, os custos e benefícios adquirem graus de conflito diferenciados.

Custos e benefícios

É necessária uma forte aproximação do perfil empreendedor para que possa iniciar uma empresa. O empreendedor enfrenta problemas vindos dos lugares mais inesperados e inusitados. As motivações, de caráter econômico ou psicológico, levam uma pessoa a empreender custos econômicos e emocionais que se vão bem refletidos findam em situações paradoxais e delicadas. Além dos custos econômicos, próprios do risco empresarial, os custos emocionais surgem com influencia maiores na escala de motivações individuais.

Solidão total imersão nos negócios, notadamente nos estágios iniciais da empresa, leva as pessoas a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com