TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico Gestão Ambiental

Trabalho Escolar: Artigo Cientifico Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTANCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

RESUMO

A necessidade de integrar a empresa ao meio ambiente tem exigido cada vez mais o desenvolvimento de ações administrativas para viabilizar essa integração.

Este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental dentro das empresas. Tendo em vista que a Gestão Ambiental está cada vez mais sendo aceita pelas empresas, devido os seus benefícios a sustentabilidade do planeta.

Palavras-Chaves: Gestão Ambiental, Empresas, Sustentabilidade.

1.0 INTRODUÇÃO

O processo de desenvolvimento no mundo todo foi marcado por efeitos negativos com o meio ambiente, pois os recursos naturais foram explorados de maneira desordenada, desorganizada, sem preocupação futura, sem analise, estudos.

Esses acontecimentos contribuíram para a implementação sistematizada de processos de Gestão Ambiental, que tem sido uma das soluções que as empresas encontraram para a este conjunto de pressões, em busca de uma industrialização mais sustentável, preocupado com o meio ambiente no atual momento e no futuro também.

Neste trabalho o objetivo foi mostrar a importância da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental dentro da empresa propondo ajustes que visam à minimização dos danos causados ao meio ambiente.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 Responsabilidade Social

A responsabilidade social de acordo com Bessant e Tidd (2009) é um conceito muito amplo, e tem sido em várias áreas do conhecimento, sendo um tema novo que a pouco tem sido implementado nas empresas, a partir da sustentabilidade do desenvolvimento sustentável e principalmente, de exigências impostas por normativas, regras de instituições, planejamento, participações de orgãos ativos em avaliações, e por livre interesse por parte das empresas em realizar ações sustentáveis de forma responsável. Bessant e Tidd (2009), salientam que uma empresa responsável socialmente, é uma empresa que une os conceitos da sustentabilidade (econômico, social, ambiental) em suas ações, seja no convívio com seus colaboradores, nas ações com o seu entorno, nas estratégias perantes seus clientes e fornecedores, na compra de matéria prima ou na venda de seus produtos.

A responsabilidade social é um dos caminhos para a construção de uma sociedade capaz de evoluir da mesma maneira em parâmetros econômicos e sociais, bem como é considerada atividade estratégica nas empresas, quanto a viabilização da sobrevivência no mercado, através de ações que envolvem a inovação em seus produtos, ferramentas e tecnologias de processos produtivos que atendam aos objetivos e princípios de um público cada vez mais preocupado com a sustentabilidade social.

2.2 Gestão Ambiental Nas Empresas

Constantemente encontramos fatos que fazem com que nossa consciência aumente, e nos mostre o quanto é necessário modificarmos nosso padrão atual de desenvolvimento por outro que reduza o desperdício, recicle materiais, empregue recursos, que gere energias renováveis, que assegure uma produtividade sustentada de longo prazo e que promova a seleção de objetivos sociais de crescimento, sem prejuízo de uma modernização tecnológica e de uma inserção independente no processo de globalização econômica e política.

A maior preocupação ambiental que observamos hoje é conseqüência de problemas concretos enfrentados pela sociedade tanto no passado quanto no presente.

Podemos observar os efeitos negativos que foram causados, como o efeito estufa que possui influência negativa no clima do planeta, a falta de água, diminuição de alimentos, de energia, perda maciça da biodiversidade (conjunto de plantas e animais que habitam determinadas regiões do globo), perda de solo , o aumento acelerado da população, enfim inúmeros sinais que nos deparamos no dia a dia.

O conceito de desenvolvimentos sustentável pode e deve ser usado como instrumento para apontar e tentar resolver os conflitos entre crescimento econômico, a desigualdade social e a conservação ambiental. As empresas têm um papel fundamental nisso, pois estudos recentes mostram que a preocupação ambiental esta a cada dia aumentando, um exemplo em que podemos notar este fato é com o sucesso do Índice de Desenvolvimento Sustentável Dow Jones, o qual mostra que as empresas com maior preocupação social, têm um desempenho melhor e, por isso, crescem mais, garantindo maior retorno aos seus acionistas.

Assim, empresários e até mesmo investidores que antes pensavam que a gestão ambiental era mais um fator de aumento de custos do processo produtivo, hoje encontram grandes vantagens competitivas e várias oportunidades econômicas de uma gestão responsável dos recursos naturais.

Com isso a captação de novos investimentos tem sido facilitado, gerando assim maiores benefícios financeiros, há também benefícios de produtividade, pois os próprios empregados passam a se identificar mais com a empresa quando o objetivo desta deixa de ser exclusivamente o lucro, incorporando temas sociais, pois os funcionários se sentem bem em trabalhar em uma empresa que acima de tudo zela pelo meio ambiente promovendo normas e soluções que preservam o seu habitat.

Outro fato que faz com que esse índice aumente cada vez mais é que os financiamentos de empresas sustentáveis estão sendo estudados e em breve serão facilitados, pois, empresas que se preocupam com o futuro tendem a ser mais responsáveis e, portanto, correm menos riscos, o que pode gerar certas facilidades, como juros mais baixos, prazos estendidos.

2.3 Auditoria Ambiental

A auditoria ambiental é um processo objetivo, sistemático e baseado em critérios pré-estabelecidos, que visa avaliar a natureza e a extensão das questões ambientais existentes em uma determinada organização. Também verifica o grau de conformidade em relação a critérios legais e normativos (TACHIZAWA, 2007, p.140). A norma ISO 14001 é a responsável pela consolidação desse procedimento dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com