TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Educação Ambiental

Artigos Científicos: Artigo De Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 14

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL

RESUMO

No cenário global em que vivemos de grandes impactos ambientais, há necessidade de inserir a educação ambiental no ambiente escolar, pedagogia ambiental, de modo que todos se sensibilizam para melhor condição de vida. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar os conhecimentos dos conceitos de educação ambiental e gestão ambiental, contribuir para que se possa praticar no ambiente escolar alternativa para sensibilizar os indivíduos, adaptar um conhecimento adequado de educar e formar pessoas conscientes de suas responsabilidades em relação ao meio ambiente. A pesquisa deste estudo foi delineada no formato de pesquisa descritiva, através de bibliografias de diferentes autores sobre o assunto. Este estudo possibilitou a compreensão da necessidade da Educação Ambiental como instrumento de Gestão Ambiental nas escolas. Os resultados mostram que a Educação Ambiental torna-se indispensável em qualquer tecnologia de Gestão Ambiental, e a escola é o lugar ideal para que esse processo ocorra, para formar conexões e informações sobre a responsabilidade em relação à preservação e conservação do ambiente global.

Palavras-Chave: Educação Ambiental. Gestão Ambiental. Escola. Sensibilização.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, a Educação Ambiental vem assumindo uma crescente importância na sociedade, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental. A Educação Ambiental deve ser desenvolvida como uma prática sócio-educativa integrada, contínua e permanente, mantendo-se em todos os níveis e modalidades do ensino formal (JACOBI, 2003).

Cada vez mais se intensifica as preocupações inerentes a temática ambiental, e assim surge iniciativas dos variados setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades e projetos com intuito de educar e sensibilizar a comunidade em questões ambientais.

A Educação Ambiental é a atividade involuntária do aprendizado social, que causa o desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, com o objetivo de potencializar essa atividade humana, tornando-a mais próxima da prática social e da ética ambiental.

A Educação Ambiental está fundamentada em estudos que na sua essência geraram trabalhos com finalidades de possibilitar a formação de uma opinião pública esclarecida e uma conduta responsável por parte dos indivíduos, das comunidades, tendo como escopo uma política séria e comprometida com o meio ambiente (LANFREDI, 2007).

Neste contexto, a educação formal, em todos os seus níveis, tem um papel importante e fundamental na medida em que ela precisa articular novos mecanismos de aprendizagem, consoantes aos aspectos legais estabelecidos na Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1997) e nos parâmetros curriculares nacionais (BRASIL, 1999).

A educação ambiental ganhou notoriedade com a promulgação da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu uma Política Nacional de Educação Ambiental e, por meio dela, foi estabelecida a obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino formal da educação brasileira. A lei 9.765/99 precisa ser mencionada como um marco importante da história da educação ambiental no Brasil, porque ela resultou de um longo processo de interlocução entre ambientalistas, educadores e governos (BRASIL, 1999).

No Brasil, a preocupação com conservação do meio ambiente é exposta no art. 225 da Constituição Federal “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Portanto, um ambiente ecologicamente equilibrado não é só um direito mais um compromisso de todos, inclusive perante as futura gerações.

A Gestão Ambiental é o processo contínuo e adaptativo, por meio do qual uma instituição determina os objetivos e metas referentes a proteção do meio ambiente, selecionando assim táticas e meios para atingir tais finalidades.

O objetivo geral deste trabalho é explicar os conhecimentos dos conceitos de educação ambiental e gestão ambiental, e a sensibilização dos indivíduos em relação ao meio ambiente, através de pesquisas em sites e livros de diferentes autores sobre o assunto abordado.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Quando se pensa em educação no processo de gestão ambiental, deseja-se o controle social na elaboração e execução de políticas públicas por meio da participação permanente dos cidadãos principalmente de forma coletiva, na gestão do uso dos recursos ambientais e nas decisões que afetam a qualidade do meio ambiente, Loureiro (2003)

Conforme Silva (2001) a educação Ambiental pode ser abordada como um instrumento de Gestão Ambiental, pois essa nova área de conhecimento e ocupação profissional prioriza a mudança de valores e de comportamento da sociedade, buscando o desenvolvimento de atitudes que valorizem a postura ética e cidadã quanto às questões ambientais, de uma maneira, contínua e permanente.

Para Nogueira (1992), as pessoas não degradam o meio ambiente apenas por ignorância, mas sim porque tiram vantagens ou são prejudicadas por forças econômicas, sociais, políticas e institucionais em decorrência dos direitos de propriedade privada sobre os recursos ambientais.

A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, perceberem-se como integrantes do meio ambiente. A educação formal continua sendo um espaço importante para o desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade ecológica e social (LIMA, 2004).

Para Minini (1992), a Educação Ambiental deve propiciar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente, esclarecendo valores e desenvolvendo atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado. Dias (2001), acredita que Educação Ambiental seja um processo onde as pessoas apreendam como funciona o ambiente, como dependemos dele, como o afetamos e como promovemos a sua sustentabilidade. Para Vasconcellos (1997), a presença,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com