CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA PREVENÇÃO, TRIAGEM, DIAGNÓSTICO E ACONSELHAMENTO DE DOENÇAS HEMOTRANSMISSÍVEIS
Por: Pinheiroka • 7/5/2015 • Projeto de pesquisa • 7.997 Palavras (32 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA
PREVENÇÃO, TRIAGEM, DIAGNÓSTICO E ACONSELHAMENTO DE DOENÇAS HEMOTRANSMISSÍVEIS
Ester Feitosa
Katarine Pinheiro
Léa Maria
Luanna Angelis
Maria Graciete
RECIFE – PE
2015
Ester Feitosa
Katarine Pinheiro
Léa Maria
Luanna Angelis
Maria Graciete
PREVENÇÃO, TRIAGEM, DIAGNÓSTICO E ACONSELHAMENTO DE DOENÇAS HEMOTRANSMISSÍVEIS
Trabalho apresentado à disciplina Projeto Integrador como parte dos requisitos para conclusão do módulo III do curso Técnico em Hemoterapia, Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU, Boa Viagem, orientado pela profª. Msc. Priscilla Sales.
RECIFE – PE
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 04
- OBJETIVOS 07
2.1 Objetivo Geral 07
2.2 Objetivo Específico 07
3. JUSTIFICATIVA 08
- DESENVOLVIMENTO 09
- CONCLUSÃO 28
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 29
1. INTRODUÇÃO
Hemoterapia é uma técnica medicinal que utiliza o sangue do paciente e aplica nas áreas doentes do próprio. A hemoterapia auxilia no tratamento de doenças, bem como a transfusão de sangue que auxilia em operações. Ambas técnicas fazem uso dos componentes do sangue. Há muitas controvérsias quanto à eficácia e segurança no uso da hemoterapia no meio médico. Muitos são contra e outros a favor.
Neste projeto, iremos abordar um pouco sobre a Sífilis, uma doença sexualmente transmissível que acomete a corrente sanguínea do ser humano. Ela é caracterizada por bactérias e, dependendo do seu estágio, pode comprometer a saúde. Uma das maiores preocupações da saúde pública é quando a mulher portadora da doença engravida, comprometendo não só a sua saúde, mas também a do bebê. Por isso é importante fazer o pré-natal, para que a doença seja diagnosticada o quanto antes e o casal inicie o tratamento, minimizando assim o comprometimento do bebê.
Minha Vida. Sífilis: saiba como acontece a doença sexualmente transmissível. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sifilis>. Acesso em : 31/03/2015 12:41
Ao contrário da Sífilis, a doença de Chagas não é sexualmente transmissível, mas sim uma doença de transmissão indireta e se dá pela picada do Barbeiro. Ela se dispõe de um instrumento eficaz de prevenção e controle da mesma, pois é uma doença endêmica que na maioria das vezes está associada a condições sanitárias precárias, acometendo o coração e o fígado, podendo causar hipermegalia e, inclusive, o óbito.
Portal chagas. Doença de Chagas. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/chagas/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home>. Acesso em: 31/03/2015 12:47
Por sua vez, a hepatite B é causada pelo vírus B (chamado também como VHB. Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos, as células do fígado, e começa a se multiplicar causando assim a inflamação do fígado. A Hepatite C é uma doença viral que leva a inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem a mesma, muitas vezes só é descoberto através de uma doação de sangue ou na realização de exames de rotina. A Hepatite C é um dos três tipos mais comuns da doença e o pior deles.
ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite). Tipos de hepatite. Disponível em: <http://hepatite.org.br/hepatite/tipos-de-hepatite>. Acesso em: 31/03/2015 12:50
O HTLV é um vírus que parasita as células do sistema imunológico humano denominadas linfócitos T (são componentes das células brancas do sangue). Existem basicamente dois tipos de HTLV, o HTLV-1 e o HTLV-2. Apesar de bastante assemelhados, estes dois vírus comportam-se de modos bastante diferentes no organismo: o HTLV-1 pode causar – embora nem sempre cause – doenças, já o HTLV-2 quase nunca causa qualquer dano ao organismo infectado. A prevenção é feita de maneira que se tem segurança de que em um ato de transfusão o sangue não esteja contaminado com o vírus, além de não amamentar, não compartilhar agulhas, seringas ou outros objetos perfurocortantes e utilizar sempre preservativos. Caso a pessoa apresente o retrovírus é aconselhado que se utilize dos atos de prevenção para prevenir as pessoas ao seu redor, sempre que informar ao profissional de saúde que tem o vírus e que o mantenha sempre informado sobre como está seu tratamento.
...