TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos E Salarios

Dissertações: Cargos E Salarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  4.516 Palavras (19 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 19

. SALÁRIO E MOTIVAÇÃO

QUADRO COMPARATIVO DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS

Definição de Salário

Salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho de seu funcionário e também é uma recompensa justa pelo seu trabalho, dessa forma contribuindo para a satisfação das suas necessidades.

Aspectos Teóricos de Abraham Maslow – Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow

As necessidades humanas podem ser divididas em cinco, dentro de uma escala na qual, a partir do momento em que temos uma necessidade satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador de nossas atitudes, até atingir satisfação de todas elas.

1 – Fisiológicas;

2 – Segurança;

3 – Social;

4 – Autoestima;

5 – Autorrealização.

Sempre dando preferência para as mais simples ou primárias e posteriormente as secundárias ou as mais complexas.

Aspectos teóricos de Frederik Herzberg – Teoria dos fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg

Herzberg divide os fatores em higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: Ambiente de trabalho, relacionamento com os superiores, benefícios sociais e salário, que são vistos como fatores que podem gerar insatisfação e, quando de acordo com as aspirações dos funcionários, atingir um estado máximo de não satisfação. Já os fatores motivadores que estão relacionado com o cargo ocupado pelo empregado e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progresso profissional, levam os funcionários de estado de não-satisfação ao de satisfação

Aspectos teóricos de David Macclelland – Teoria da motivação pelo êxito e/ou medo de Macclelland

Esta teoria sustenta que diferentes indivíduos tem diferentes níveis de cada motivo, mas nunca a inexistência de qualquer deles, em especial o da realização (motivação pelo êxito), aprendido inicialmente na infância. Esses motivos tem relação íntima à resolução de problemas. Sendo assim, quando o indivíduo obtém sucesso, utilizando-se de determinado meio (motivo), tenderá a repetí-lo para a solução de outros problemas, o que caracterizará o estilo da pessoa.

DEFINIÇÃO DE SALARIO

Dentro de um consenso, entre todos do grupo, concordamos que um bom salário contribui e muito para a motivação do trabalhador, mas somente se este vier acompanhado de outras motivações que possa ser um conjunto de fatores para que o salário surta efeito nas satisfações das necessidades do mesmo. Fato este que é um dos motivos pelas grandes rotatividades de funcionários nas organizações, quando tem um bom salário não tem bons benefícios ou vice-versa. O salário sozinho não é nada, comparado com o que ele pode fazer com outras motivações.

DEFINIÇÃO DE MOTIVAÇÃO

Motivação é a soma de vários fatores que irão contribuir, na empresa, para o bom desempenho do funcionário na empresa, e a satisfação de ter suas necessidades pessoais e familiares alcançadas.

FATORES QUE INFLUENCIAM A MOTIVAÇÃO

Dentro do grupo discutiu-se vários fatores, mas aqueles que foram votados e ganharam com unanimidade foram:

- Bom Plano de Cargos e Salários;

- Bom ambiente de trabalho;

- Bom projeto de integração dos funcionários na empresa;

- Bom salário (Salário compatível com o Cargo e a Função;

- Benefícios;

- Feed Back.

IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA O DESEMPENHO DO PROFISSIONAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

A importância é a de ter funcionários satisfeitos e que não reclamam de injustiça salarial por entenderem as políticas aplicadas. Para isso é necessário, de forma organizada, mudar o conceito dos colaboradores em que eles devem estar dispostos a pensar em desenvolvimento, em acreditar numa avaliação justa, em possibilidades de ascensão profissional.

COMO AS ORGANIZAÇÕES PODEM PROPORCIONAR, POR MEIO DO SALÁRIO E MOTIVAÇÃO, MELHOR DESEMPENHO DOS SEUS PROFISSIONAIS

Uma pergunta bastante abrangente! Muitas coisas envolvem a motivação dos funcionários, depende muito, também, do nível de instrução do mesmo. Mas há alguns pontos importantes, como: salário, benefícios, ambiente de trabalho, possibilidade de crescimento. A verdade é que as empresas devem tratar os funcionários tão bem quanto se devem tratar os clientes. Não é a toa que também que chamamos os funcionários de clientes internos. Observando também que os funcionários também precisam estar alinhados com a cultura da empresa. Pois tanto o funcionário tem que ser interessante para a empresa, como vice-versa.

2 . Administração de cargos e salários

Se, por um lado, a empresa necessita manter salários competitivos para atrair pessoas capacitadas para seus quadros, por outro lado, os salários representam parcela significativa nos custos, representando um grande dilema. E como manter salários competitivos sem que eles interfiram nos custos. Oferendo riscos à competitividade da empresa? Tendo uma política de poucos, bons e bem remunerados. Mas somente isso não é suficiente: é ainda, necessário cuidar do equilíbrio salarial interno, oferecer oportunidades de crescimento profissional e repensar a forma de remuneração.

Algo importante na administração de cargos e salários é a manutenção do equilíbrio interno e externo.

O equilíbrio interno é adquirido pela forma correta da avaliação dos cargos, mantendo uma hierarquia. É muito importante porque os colaboradores comunente julgam a equidade de suas remunerações , comparando-as com as dos demais colaboradores. Muitas vezes a insatisfação com a remuneração advêm da diferença de remuneração entre cargos e pessoas, quando não é visível, maior é a complexidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com