TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compressor Centrífugo

Artigos Científicos: Compressor Centrífugo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

o gás é aspirado continuamente pela abertura central do impelidor e descarregado pela periferia do mesmo, num movimento provocado pela força centrífuga que surge devido à rotação. O fluído descarregado passa então a descrever uma trajetória em forma espiral através do espaço anular que envolve o impelidor e que recebe o nome de difusor radial ou difusor em anel. Esse movimento leva à desaceleração do fluído e conseqüente elevação de pressão. Prosseguindo em seu deslocamento, o gás é recolhido em uma caixa espiral denominada voluta e conduzindo à descarga do compressor. Antes de ser descarregado, o escoamento passa por um bocal divergente, o difusor de voluta, onde ocorre um suplementar processo de difusão.

Operando em fluxo contínuo, os compressores centrífugos aspiram e descarregam o gás exatamente nas pressões externas, ou seja, há uma permanente coincidência entre a relação de compressão interna e a relação de compressão externa.

Essa máquina é incapaz de proporcionar grandes elevações de pressão, de modo que os compressores dessa espécie normalmente utilizados em processos industriais são de múltiplos estágios.

1.Os compressores centrífugos, também chamados de radiais, configuram-se entre os compressores dinâmicos.

2.Quando se quer alcançar pressões muito altas, um único rotor (estágio), não basta, sendo necessários estágios múltiplos. Nesse caso, existem vários rotores em série, um descarregando na sucção do outro, o que permite atingir pressões mais altas.

3.Uma característica dos compressores dinâmicos é que uma pequena mudança na pressão de descarga resulta em uma grande mudança na vazão.

4.A grande vantagem de um compressor centrífugo é sua construção simples. Não há válvulas, engrenagens nem pistões e as cargas são constantes tanto em magnitude quanto na direção. A única parte móvel é o rotor (ou rotores) e o eixo no qual está fixado.

A capacidade de um compressor dinâmico tem dois limites, um superior e outro inferior.

1.A capacidade de um compressor dinâmico tem dois limites, um superior e outro inferior.

2.No limite superior, a velocidade do gás equivale à velocidade do som nesse mesmo gás. No limite inferior, a pressão na descarga chega a um valor tão alto que o gás que sai não consegue supera-la e regressa para dentro do compressor. Estabelece-se assim uma situação pulsante, chamada em inglês de surge, que é extremamente instável e perigosa para a máquina e que deve ser evitada.

Para este tipo de compressor a faixa de utilização está compreendida entre:

1.Para este tipo de compressor a faixa de utilização está compreendida entre:

2.Pressão de descarga máxima – 100 a 700 bar

3.Razão de compressão por estágio – 3 a 4,5

4.Vazão de sucção – 3,3 a 330 Mm³/h

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com