TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criatividade E Inovação

Projeto de pesquisa: Criatividade E Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 11

Tema: Criatividade E Inovação

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 DESENVOLVIMENTO 4

1.1 Tecnologia e Inovação 4

1.2 O Papel da Tecnologia no Desenvolvimento Econômico 5

1.3 Fundamentos Microeconômicos da Competitividade 6

1.4 Modelos de Inovação 8

1.4.1 Inovação Disruptiva 8

1.4.2 Inovação Aberta 8

1.4.3 Inovação Fechada 9

1.4.4 Inovação Sistêmica 9

1.4.5 Inovação Sustentadora 9

1.5 Sistema Nacional de Inovação 10

1.6 Conhecimento, Inovação e Competitividade 10

1.6.1 Conhecimento 10

1.6.2 Inovação 11

1.6.3 Competitividade 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 13

INTRODUÇÃO

As organizações, impactadas pela inovação das novas técnicas de trabalho, das informações e ideias sobre gestão e competitividade, precisam se atentar para a visão do futuro. A inspiração para um posicionamento inovador está no conhecimento, no desenvolvimento de novas fórmulas, relações inovadoras e mais inteligentes com colaboradores, clientes e parceiros. Cada vez mais é preciso pensar o futuro da organização de forma estratégica, de como pensamentos inovadores podem garantir uma vantagem competitiva para a organização e a mantendo no mercado.

Este trabalho tem o objetivo de relacionar a influência do conhecimento e tecnologia, alinhados a inovação de mercado e a competitividade. Cada organização tem o dever de saber qual a sua posição no mercado e aproveitar das tecnologias que, hoje permite maior conhecimento dos clientes. Entretanto, na implementação de novas tecnologias, existem resistências que tendem a ser vencidas com a informação e o domínio das ferramentas. Com isso, projetos revolucionários e de impacto são inviabilizados pela ausência de um profissional preparado e focado nos resultados do investimento. Uma ação inovadora necessita de um profissional com mente inovadora e que possua conhecimentos fundamentados no objetivo que cada empresa determina.

Devido à grande competitividade gerada pelas transformações tecnológicas e das mudanças que se operam todos os dias, as empresas necessitam estar atentas às essas inovações e procurar adaptar-se a elas na tentativa de manter-se operantes frente à acirrada concorrência e torna-se cada vez mais presente na no mercado. As empresas precisam constantemente se adequar a este ambiente para continuarem ativas e operando, de forma satisfatória.

1 DESENVOLVIMENTO

A inovação tecnológica cada vez mais influencia o ritmo de mudança e a competitividade das organizações. Antigamente, novos produtos e serviços demoravam muito tempo para serem elaborados e desenvolvidos. Mas hoje devido à fatores como a Globalização, Estabilização e Abertura Econômica, cada vez mais tornam-se acirradas as relações concorrenciais entre as empresas, o que acontece à nível global e demanda cada vez mais a necessidade das organizações em criarem diferenciais competitivos como forma de resistirem e sobreviverem ao cenário de mudanças de alta velocidade.

Este acirramento competitivo surge também devido ao fato de consumidores demandarem por produtos e serviços que ainda nem foram desenvolvidos. Neste contexto, a tecnologia se aplica ao objetivo de se lançar produtos inovadores que atendam novas perspectivas de mercado.

A tecnologia assume então o papel de aplicar métodos e conhecimentos científicos à elaboração de novos produtos e serviços, substituindo tecnologias anteriores e trazendo inovações às organizações e ao mercado.

1.1 Tecnologia e Inovação

Define-se tecnologia como o conjunto de métodos utilizados à criação e ao desenvolvimento de produtos e serviços, através de aplicações científicas. Em suma, de modo empírico e experimental. De acordo com Bateman; Snell (1998), “consiste na aplicação sistemática de conhecimento científico a um novo produto, processo ou serviço”.

O domínio da tecnologia, ou seja, do conjunto de conhecimentos específicos, permite a elaboração das informações necessárias à produção de bens e serviços. A tecnologia é normalmente produzida e levada a sua plena utilização pelo setor produtivo por meio de um sistemático encadeamento de atividades de pesquisa, desenvolvimento experimental e engenharia.

A tecnologia está implícita em todo produto, serviço e procedimento utilizado ou produzido, porém a mudança na tecnologia que afeta o processo e/ou o produto e serviços caracteriza-se como inovação (MATTOS; GUIMARÃES, 2005).

Inovação nada mais é do que a mudança na tecnologia. Advém do aperfeiçoamento impulsionado pela criatividade humana no sentido de atender eminentes necessidades ou perspectivas dos mercados e das sociedades. Ocorre inovação quando o homem parte para formas diferentes de fazer as coisas.

1.2 O Papel da Tecnologia no Desenvolvimento Econômico

O avanço tecnológico ao longo da história da humanidade sempre desencadeou de certa forma desenvolvimento. O homem partindo da necessidade de satisfazer seus anseios, gerar soluções aos seus problemas e desenvolver novas formas de realizar tarefas, recorreu à ciência e à tecnologia para lhe ajudar, e obtendo êxito, naturalmente constatou os reflexos positivos de tais aplicações no sentido de conduzir-lhe ao desenvolvimento.

Vários exemplos ao longo da história remetem à compreensão de que o desenvolvimento econômico, especificamente, é gerado à partir de inovações onde percebe-se o papel determinante da aplicação de novas tecnologias.

O Mercantilismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com