TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Administração

Trabalho Escolar: Curso Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO PARCIAL- ESTÁGIO SUPERVISIONADO І

IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Nome: Andréia da Silva Lopes RA: 235463

Pólo: Aquidauana

Período de Estágio:01/04/2013 à 23/04/2013 Ano Letivo:2013

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Empresa concedente: Prefeitura Municipal de Aquidauana

Setor de realização do Estágio Supervisionado obrigatório: Biblioteca Pública Municipal

INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA:

BREVE HISTÓRICO

A 1ª Biblioteca de Aquidauana foi fundada pelo Dr. Delphino Alves Correa em 15 de Agosto de 1948, e recebeu o nome de seu pai “Francisco Alves Correa”, localizava-se onde hoje é o prédio da Escola Estadual Candido Mariano.

Dr. Delphino, quando Prefeito de Aquidauana, doou à biblioteca do município 1400 livros, e ainda revistas especializadas e jornais antigos, dando assim exemplo que foi seguido por diversas pessoas entre as quais se destacam: Gal. Pedro da Costa Leite, Mal. Candido Mariano da Silva Rondon, Dr. Augusto Meyer, Dr. Pedro A. Pinto, Dra. Luiza da Costa Ribeiro e Dra Virginia Trindade de Barros.

A lei de n.º 40 de novembro de 1948 transferiu a Biblioteca Francisco Alves Correa para Administração Pública Municipal e passou a funcionar onde hoje é o prédio da Casa do Artesão.

Em 1997 mudou para prédio em frente à Praça Imaculada Conceição, onde permaneceu funcionando por dois anos.

No ano de 1998 foi construído o prédio em forma de livro aberto do Projeto Arandú do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul que passou a abrigar a Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa, inaugurada em 08 de Fevereiro de 1999 e onde se encontra instalada e em atividade até hoje.

ESPAÇO FÍSICO E CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO

O prédio que abriga a Biblioteca Pública Municipal de Aquidauana foi construído por meio do Projeto Arandú do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O espaço físico do prédio foi projetado especificamente para esta atividade pública.

O prédio com formato de livro aberto

A Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00 as 17:00 horas e oferece ao público os serviços de consulta, pesquisa e empréstimo domiciliar e para cópias de livros.

As atividades diárias dos funcionários se resumem em: limpeza do local, atendimento ao público quanto a consulta e pesquisa no local, registrar entrada e saída de volumes no PHL, registrar empréstimo e devolução de livros, registrar documentação administrativa e registrar a frequência diária de usuários possui dois andares sendo que o térreo abriga o acervo principal da Biblioteca, a recepção, o espaço para leitores, 02 banheiros, copa e depósito. O segundo piso, mais precisamente os mezaninos dispostos nas laterais do prédio abrigam:

a) mezanino direito – depósito provisório e que em breve abrigará o espaço para os recursos multimídias.

A Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00 as 17:00 horas e oferece ao público os serviços de consulta, pesquisa e empréstimo domiciliar e para cópias de livros.

As atividades diárias dos funcionários se resumem em: limpeza do local, atendimento ao público quanto a consulta e pesquisa no local, registrar entrada e saída de volumes no PHL, registrar empréstimo e devolução de livros, registrar documentação administrativa e registrar a frequência diária de usuários

b) mezanino esquerdo – Sala de Reserva Técnica e Sala da Administração.

MISSÃO DA BIBLIOTECA

Promover o atendimento dos leitores de forma humanizada e propiciar qualidade de vida aos seus funcionários e colaboradores.

VISÃO DA BIBLIOTECA

Consolidar a biblioteca pública municipal Francisco Alves Corrêa como referência na região, melhorando e otimizando os serviços prestados de acordo com os preceitos da secretaria de cultura.

OBJETIVO

Analisar o ambiente interno e externo da organização, levantar os dados do setor de estágio e elaborar um plano de ação.

AMBIENTE INTERNO

Toda empresa apresenta pontos fortes e fracos e com a biblioteca não é diferente.

Um dos pontos fortes é a localização, acredita-se que a biblioteca encontra se em um ponto estratégico da cidade e também de fácil acesso, pois está fixada em um ponto central da cidade . A fachada da biblioteca é conservada e de fácil visualização ,facilitando assim a sua melhor localização aos usuários.

Outro ponto fortes é a estrutura física,o prédio da unidade é totalmente plana , não havendo necessidade de elevadores, nota-se que existem funcionários competentes para prestar atendimento de qualidade ao público em geral.

A biblioteca apresenta um clima organizacional agradável e receptivo, os atendentes dispõem de capacidade e responsabilidade para a realização das tarefas diárias .Os atendentes são todos aptos a realizarem suas funções sendo que alguns deles já possuem o curso técnico de biblioteconomia.

Como pontos fracos pode-se citar a falta de equipamentos necessários para melhor agilidade nos trabalhos, a falta do quadro de horário de entrada e a saída de funcionários exposto na biblioteca., a quebra de hierarquia por parte dos funcionários, o clima organizacional entre os funcionários é de extrema desconfiança para com os diretores, apesar da cultura organizacional dos diretores, ser formada por valores éticos e morais , princípios, crenças e políticas internas e externas. Ocorrem falhas, mesmo que pequenas, no atendimento ao usuário, que causam certos transtornos entre as partes.

Ocorrem falhas na comunicação entre setores e dentro dos próprios setores, de um total de 09 funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com