TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Por:   •  20/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM-02

RELATÓRIO TÉCNICO

SALVADOR – BA

2023

                                                                                                    [pic 1]

CURSO: Técnico Em Segurança Do Trabalho

TURMA: T.06-2023/2

UNIDADE: Dendezeiros.

UC: Gestão De Pessoas

DISCENTE: Ana Cristina Dos Santos Mota

DATA: 20/10/2023

Trabalho apresentado como forma de avaliação para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI

Tutor:

Topson Andrade dos Santos

SALVADOR/BA

2023

[pic 2]

GESTÃO DE PESSOAS - Situação de Aprendizagem-02

De acordo com o texto apresentado na SA2, que está abrangendo uma série de conflitos no ambiente de trabalho, foi claramente identificado que o João está com uma doença psicossomática.

No ambiente de trabalho essa abordagem da suporte a uma atitude ética nas exigências da condução humana. A atitude ética deve ocorrer desde a identificação, eliminação, neutralização ou controles ocupacionais do ambiente físico. Verifica-se que João vem se estressando cada vez mais, e cada vez menos ele descarrega ou não sabe lidar com essa energia acumulada, seja fisicamente ou psicologicamente. O resultado são as várias doenças desencadeadas pelo estresse.

A psicossomática busca um entendimento da relação mente-corpo e dos processos de adoecimento sendo que o processo de somatização consiste na manifestação de conflitos e angústias por meio de sintomas físicos. Essa relação de causa e efeito, na prática requer a atuação de equipe multidisciplinar onde atue o psicólogo.

Algumas recomendações podem ser iniciadas para que João possa ter qualidade física e mental para continuar realizando o seu trabalho de forma saudável e harmoniosa.

SUGESTÃO 01

Oferecer terapia e ajuda psicológica como benefício corporativo.

A terapia é muito poderosa quando assunto é estresse. Uma boa opção são os planos de saúde e/ou apoio psicológicos gratuitos, mas no caso de João onde a saúde mental já está bastante abalada, assim como o de toda sua equipe, nesses casos é fundamental oferecer um apoio de profissional especializado para essa assistência. É de extrema importância que o RH busque iniciativas para garantir um bom ambiente de trabalho. Dessa forma a empresa demonstra preocupação genuína e fornece todo o auxílio necessário.

SUGESTÃO 02

Criar uma agenda equilibrada de trabalho para João.

Pedro pode delegar tarefas a outros profissionais a fim de ajudar o João a se manter confiante e disposto a fazer suas atividades com maior segurança, assim irá diminuir a pressão do estresse pelo excesso de trabalho.

Vai melhorar o desempenho, pois o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional não entrará em conflito, e assim os desentendimentos dentro do local de trabalho ir aos poucos se amenizando.

[pic 3]

SUGESTÃO 03

Incentivar a prática de Atividade Física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com