TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCREVER SEU NICHO DE NEGÓCIO DENTRO DO COACHING

Artigos Científicos: DESCREVER SEU NICHO DE NEGÓCIO DENTRO DO COACHING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  3.479 Visualizações

Página 1 de 7

Antes de aprofundar em detalhar minha escolha de atuação como profissional coach, gostaria de apresentar alguns dados extraído de minhas leituras e busca incansável pelo entendimento aprofundado das possibilidades existentes de sucesso. Minha escolha de atuação será na área executiva, pois Estimulado pelo sucesso alcançado nos Estados Unidos, Inglaterra e Europa, o Executive Coaching vem se expandindo significativamente no Brasil. Grandes empresas brasileiras apostam e contratam cada vez mais Coaches para a melhoria de performance dos seus funcionários.

O Executive Coaching tem sido a arma secreta para o desenvolvimento de Líderes, causando alto impacto em Empresas, sendo o topo de aspirações de executivos que querem tornar suas vidas mais marcantes na busca de desenvolvimento de talentos e resultados.

Antigamente o Coaching era visto como maneiras de corrigir baixas de performance de Líderes e executivos, mas hoje ele está sendo mais utilizado para ampliar habilidades e competências. A maior parte das empresas que utilizam o Coaching buscam melhorar as competências que os Líderes já possuem e desenvolver também as habilidades individuais de futuros líderes.

Executive Coaching causa impacto em indivíduos e organizações e é por isso que um número maior de empresas vem procurando esta ferramenta transformacional. Através do processo de coaching, líderes e executivos aprofundam seu conhecimento, aperfeiçoam seu desempenho e melhoram seus resultados. É um processo interativo e individual que auxilia pessoas a se desenvolverem rapidamente e a produzirem resultados mais satisfatórios em suas vidas pessoais e profissionais, com a utilização de técnicas e ferramentas modernas de assessoria pessoal.

Além disso tenho muito prazer em trabalhar na área de negócios, onde há diversos benefícios com o trabalho de coaching. Como exemplos podemos destacar a mudança de comportamentos e hábitos improdutivos, melhora no relacionamento interpessoal, aumento da auto-confiança, facilita a comunicação, desenvolvimento de equipes eficientes, melhora o uso qualitativo do tempo, equilíbrio entre as áreas pessoal e profissional, diminuição do stress e preocupações desnecessárias, gerenciamento Emocional, aumento na capacidade de liderança, potencialização de habilidades e competências, maior motivação e entusiasmo, otimiza a tomada de decisões e o gerenciamento de conflitos. Eu como coach estabelecerei uma relação de compromisso e confiança, de maneira a possibilitar a identificação e análise conjunta dos aspectos relevantes da trajetória de vida pessoal e profissional, as características de perfil e potencial que favoreçam ou dificultam o alcance de metas organizacionais.

Segundo a revista Fortune, o retorno do investimento em coaching é, em média, de 570%. Traçar estrategicamente o caminho para os resultados é de extrema importância nas empresas que objetivam sucesso e crescimento. Desenvolver um planejamento e ações que agreguem valor e atinjam resultados é o grande diferencial.

A Liderança é hoje o grande desafio das empresas triunfadoras, pois é através de seus Líderes, que orientam e apóiam suas equipes, que a Empresa atinge resultados e caminha em direção ao desenvolvimento.

Dentro deste contexto poderei desenvolver um método poderoso para atender os lideres ou os possíveis lideres pos o líder-coach, que as organizações tanto precisam, é aquele que cria condições para que o liderado aprenda e se desenvolva, aumentando sua iniciativa e criatividade.

Não se pode mais esperar que os líderes das organizações sejam autocráticos e se utilizem do poder para conseguir o que querem. O líder que se deseja atualmente é aquele que mobiliza a equipe através do aprendizado contínuo.

O líder-coach é, acima de tudo, aquele que proporciona desenvolvimento antes de cobrar performance.

Vale ressaltar, no entanto, que muitos líderes também necessitam de aprendizado para serem coaches. Para isso, existe o “executive coaching”, ou seja, um processo realizado por profissionais especializados, que busca a elevação do potencial dos executivos e aquisição de novas competências técnicas ou comportamentais.

O processo de executive coaching é composto por sessões individuais com o líder e tem como base a confiança mútua. É aplicável a profissionais que desejam melhorar a performance profissional, querem aprimorar habilidades específicas (por exemplo, a comunicação interpessoal), sentem que necessitam de mudança em sua carreira, encontram dificuldade na recolocação profissional, sentem resistência em sua equipe de trabalho, entre outras funções.

Através da aquisição das habilidades desejadas, o líder tem condições de exercer sua capacidade de líder-coach, buscando a formação de líderes em sua própria equipe de trabalho.

O líder-coach utiliza ferramentas como feedback e delegação, mas, acima de tudo, preocupa-se com o desenvolvimento de seus liderados, tanto nos aspectos profissionais quanto nos pessoais.

As vantagens do coaching são muitas. Os liderados se beneficiam com a aquisição de habilidades que farão a diferença no mercado de trabalho, aumentando, inclusive, sua empregabilidade. A organização ganha com a existência de equipes de alta performance, alinhadas aos objetivos esperados.

Os líderes, por sua vez, além de contarem com equipes mais preparadas, ganham uma “escola prática” de liderança, desenvolvendo competências muito além da teoria.

Esse é o cenário ideal para o que Peter Senge denominou de Learning Organizations (ou organizações que aprendem). Para ele, as empresas são consideradas organismos vivos que evoluem e melhoram, adaptando-se ao meio ambiente.

Tendo em vista que o meio ambiente está cada vez mais competitivo, é mais do que necessário que as organizações aprendam com seus próprios erros e se adaptem às mudanças. Não existe mais lugar para empresas estagnadas e essa é a realidade que o mundo empresarial vive. Organizações que não evoluem estão fadadas ao fracasso e, desta forma, líderes que não mudam também perderão seu lugar no mercado de trabalho.

As organizações que optam por uma cultura de coaching investem na máxima performance das suas equipes conseguem alcançar os seguintes resultados: o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com