TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições e tipos de planejamento

Projeto de pesquisa: Definições e tipos de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

UNIDADE Campinas

CURSO Administração

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: Processos Administrativos

Campinas

Junho de 2013

UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

Alunos RA Semestre

1 – Leidirene Do Carmo Fernandes 5778158223 2º

2 – Aldilene Maria Da Silva 5728178477 2º

Trabalho apresentado ao curso de Administração, da disciplina, Processos Administrativos orientado pela Profª. Marley Buchara Gomes Casagranda.

Campinas

Junho de 2013

Introdução

Esse trabalho fala sobre o papel desenvolvido pelo administrador não só no ambiente de trabalho, mas também na sociedade e os impactos que acarreta.

Em um breve resumo tentamos achar soluções para que todos os impactos causados ao ambiente e a sociedade sejam resolvidos.

Definições e tipos de planejamento

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar os objetivo. O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento:

Planejamento Estratégico: O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta, sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégia e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomads no presente.

Planejamento Tático: Planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização,ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa, é o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisão sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização. O planejamento tático está contido no planejamento estratégico então representa um conceito absoluto.

Planejamento Operacional: É considerado como formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência.

Como o grau de liberdade na execução das tarefas e operações no nível operacional é muito estreito e pequeno, o planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações.

Considerações finais

Em um mundo em constantes mudanças, o planejamento surge como condição indispensável para que as organizações aumentem sua competitividade. O processo decisório deve estar embasado nas estratégias adotadas pelas organizações com vista a enfrentarem os desafios que o mercado impõe.

O planejamento empresarial deve ter como finalidade facilitar e criar condições de relacionamento entre os componentes das estruturas organizacionais, interna e externamente à organização, de tal modo que contribua positivamente para o estabelecimento e a implementação dos mecanismos de perpetuação da organização e de seus membros.

O planejamento é uma ferramenta indispensável em uma empresa, pois, com esse mecanismo conseguimos estruturar e organizar e deixar a empresa mais competitiva para o mercado. Um dos principais motivos do fechamento de pequenas e médias empresas é a falta do planejamento e organização.Em fim o planejamento ajuda a absorver a incertezas sobre o futuro, possui formas de lidar com as mudanças e com as duvidas que ela traz consigo.

Desenvolvimento

A escolha do tema da palestra foi feita ao olharmos ao redor de nossa faculdade e analisarmos as necessidades da população dos bairros vizinhos, nos últimos meses foram registrados vários casos de dengue e em alguns deles o paciente chegou a entrar em óbito, devido essas circunstancias resolvemos alertas sobre os riscos e a prevenção da doença.

O grupo decidiu organizar palestras informativas sobre prevenção da dengue, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e higiene, sabemos que muitos bairros de periferia não possui muitas informações básicas de cuidados com a dengue e principalmente sobre as DST, então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com