TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDS EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Monografias: EDS EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

1 – O PROBLEMA DA ESCASSEZ A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Se não houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia. Mas, por que existe a escassez? A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas etc.) e serviços (transporte, assistência médica etc.) são infinitas e ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, fábricas, terras agricultáveis, matérias-primas etc.) à disposição da sociedade e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de produtos são finitos e limitados, ou seja, são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer as necessidades.

3 - *O primeiro fluxo é conhecido como o Fluxo Real, que representa, por um lado, o envio dos recursos produtivos das famílias para as empresas e, por outro, o envio das mercadorias (bens e serviços) das empresas para as Unidades Familiares.

*fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.

4- *Paralelamente a esse fluxo tem-se o Fluxo Monetário, que representa o envio de recursos financeiros das Unidades de Produção para as Unidades Familiares, como remuneração pelos recursos produtivos fornecidos anteriormente.

*Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.

6- Conselho Monetário Nacional (CMN) – www.fazenda.gov.br Órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional. Composto pelo Ministro da Fazenda (presidente do Conselho); Ministro do Orçamento, Planejamento e Gestão e o Presidente do Banco Central.

7- O câmbio é uma operação financeira caracterizada pela troca da moeda de um país pela moeda de um outro. É um elemento do sistema monetário internacional, com o objetivo de facilitar as transações entre países.

8 – dólar, euro (?)

9 - A introdução da moeda nas transações comerciais dissociou a anterior troca direta "in natura" (uma só operação) em duas fases distintas:

a) Troca de bens ou serviços produzidos pelo indivíduo, por moeda (operação de venda);

b) Troca de moeda por bens ou serviços produzidos pelo indivíduo, por moeda (operação de compra).

A moeda como meio de troca, torna possível a indicação de todos os preços numa só unidade, pela comparação dos valores relativos das mercadorias.

*O valor de troca é explicado na relação quantitativa entre valores de uso de espécies diferentes e, à medida que são trocados, esta relação pode mudar no tempo e no espaço. Segundo Marx (2006) qualquer mercadoria se troca por outras em diversas proporções.

O possuidor de uma mercadoria só a troca por outra quando o valor de uso satisfaz sua necessidade. Este processo é considerado então um processo individual. Ao mesmo tempo, o possuidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com