TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Pira

Dissertações: Empresa Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Há várias definições para conceituar a empresa familiar. Cada autor a seu entendimento conceitua a empresa familiar, mas assim como Bornholdt (Bookmann, 2005) e Werner (Manole, 2004), dentre outros autores, afirmam que há diversas formas de definição. Bornholdt (2005, p. 34) descreve uma série de informações que caracterizariam a empresa familiar, como sendo, por exemplo, "a empresa que possui uma família no controle acionário, ou ainda os parentes que se encontram em posições estratégicas, como na diretoria ou no conselho de administração", enquanto para Werner (2004, p.XX), a definição está estabelecida da seguinte maneira:

A empresa familiar é aquela que nasce de uma só pessoa, uma self made man (empreendedor). Ele fundou, desenvolveu e com o tempo, a compôs de membros da família afim de que, na sua ausência, a família assume o comando. [...] Independente de sua participação acionária, pertencem a uma ou mais famílias. A empresa familiar se caracteriza por refletir em sua cultura os aspectos que norteiam as relações familiares.

Este embasamento nos remete a ideia que a empresa familiar se caracteriza pela maneira como é criada, porque surge através de um empreendedor e com o passar do tempo pode ter a participação de sua família na empresa. A pessoa da qual Werner (2004) titula de empreendedor, é caracterizado por Chiavenato (1995, p. 13) como "a pessoa que inicia ou que desenvolve um negócio em que se arrisca a perder o capital nele aplicado". É ele quem identifica a oportunidade no mercado e vai iniciar o planejamento do projeto de concepção da futura empresa.

Conforme Sebrae-SC (Folha de Londrina, 2005), "o Brasil tem entre 6 e 8 milhões de empresas, sendo que 90% delas são familiares" [...]. A participação no PIB (Produto Interno Bruto) dessas empresas, de acordo com o segmento, é de: 12% do agrobusiness, 34% da indústria e 54% dos serviços. Este quadro econômico é constituído por diversos tipos de empresa que vão desde pequenos comércios até grandes empresas de capital aberto em todo território nacional e são essenciais para a economia do país como fonte de emprego e renda.

Lethbridge (1997) utiliza a tipologia para caracterização das empresas. Ele classifica três tipos de empresas diferentes como empresas tradicionais, híbridas e as de influência familiar, mantendo a identificação de empresa familiar, porém ele classifica os três tipos da seguinte maneira:

"A tradicional, que mais corresponde ao estereótipo da instituição, o capital é fechado, existe pouca transparência administrativa e financeira e a família exerce um domínio completo sobre os negócios" [...] que seriam as empresa que ainda são administradas pelo empreendedor. O segundo tipo está voltado para as empresas de capital aberto da qual ele descreve como sendo empresa híbrida [...] "onde o capital é aberto, mas a família ainda detém o controle, havendo, contudo, maior transparência e participação na administração por profissionais não-familiares". São os casos em que há participação acionária de outras pessoas ou empresas, e a gestão será mais criteriosa, estruturada e transparente, pois precisa prestar contas aos demais acionistas. A participação de profissional não familiar será essencial, pois além da demanda nos controles da empresa ser maior, o profissional estará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com