TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estabilidade e água

Resenha: Estabilidade e água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade e a água

Nos dias de hoje é comum se ouvir falar de sustentabilidade. Mas afinal, o que significa esse termo? Sustentabilidade é um termo utilizado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A sustentabilidade se apoia sempre em três pilares: o econômico, o social e o ambiental. O desenvolvimento sustentável obtém crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras.

Segundo o documentário “A História das Coisas” de Annie Leonard, estamos cada vez mais ficando sem os nossos recursos naturais. Nas ultima três décadas, foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta. Estamos debilitando cada vez mais a capacidade do nosso planeta para sustentar o nosso modo de vida.

A água é um grande exemplo de recurso natural que vem cada dia mais dando dor de cabeça para as pessoas que realmente se preocupam com o futuro do planeta. Especialistas preveem que em um futuro não muito distante, haverá conflitos entre países por disputa de água. Dados reais do site worldometers.info, mostra que somente esse ano mais de um milhão e trezentos mil (1.300.000) litros de água, já foram consumidos no nosso planeta, e com certeza boa parte desperdiçada. Mesmo com todo esse consumo, ainda é alto o numero de pessoas que não tem acesso à água potável, sendo elas mais de setecentos e quarenta e quatro milhões (744.000.000).

Como então minimizar esse impacto causado pelo homem, a fim de evitar problemas futuros com esse recurso tão importante? Com certeza a principal e mais importante atitude é a conscientização por parte da população, referente ao uso excessivo e desperdício de água, e de nossos governantes, para um maior cuidado com a questão de saneamento e abastecimento.

Existem alternativas, como por exemplo, a de reuso desse recurso, que pode ser utilizado tanto em residências, aproveitando a água descartada na lavagem de roupas, para lavar os quintais, o carro, quanto na lavagem de áreas públicas ou em descargas sanitárias de condomínios. Há também a ideia de reutilização de água da chuva, que em grandes construções, por exemplo, podem ser utilizadas para usos gerais que não seja o consumo humano.

São inúmeras as opções para amenizarmos os impactos que o homem vem causando dia após dia, mas a conscientização é o passo inicial para mudarmos o rumo dessa história. Ser sustentável é ter atitudes simples que contribuem para o bem do nosso planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com