TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sobre a Fabricação de Kombucha

Por:   •  24/4/2021  •  Ensaio  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Estudo de caso proposto pela empresa Tao Kombucha e elaborado pela candidata à vaga de Analista de Qualidade

Tais Socoloski

RESPONDER ÀS SEGUINTES ETAPAS: 

  1. Definir pelo menos 4 parâmetros que a Tao Kombucha deve utilizar para garantir o padrão de qualidade dos seus produtos
  2. Sugerir 1 plano de ação para implementar estes indicadores na produção
  3. Supondo que estamos lançando um novo sabor de kombucha, defina quais ações são necessárias para iniciar sua produção

  1. DEFININDO PARÂMETROS

Como sabemos, ainda não foi definido e regulamentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) os parâmetros e o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) da Kombucha. Sendo assim, é de extrema importância caracterizar a Kombucha produzida pela Tao e definir os padrões para cada parâmetro que melhor funciona na produção. De acordo com as bibliografias pesquisadas, definirei os seguintes parâmetros para monitoramento do controle de qualidade do produto:

FÍSICO-QUÍMICOS

pH

Temperatura da fermentação

Compostos Fenólicos Totais (antioxidantes)

Sólidos solúveis °Brix

Sólidos insolúveis

Teor alcóolico

Acidez Total

Açúcar Redutor Total

Gaseificação

MICROBIOLÓGICOS

Atividade enzimática

Leveduras

Bactérias do ácido acético total

Bactérias ácido-láticas total

Microrganismos patogênicos

SENSORIAIS

Cor

Aparência

Odor

Sabor

  1. PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES

Criar mecanismos de ações, mapear o processo produtivo e aplicar ferramentas com a finalidade de garantir a qualidade do produto final, tendo o cuidado para não exagerar no número de indicadores e na sua complexidade a fim de não impactar negativamente na produção.

As ações devem ser tomadas progressivamente conforme evolução da empresa como um todo no que diz respeito a “cultura de qualidade”

  1.  Planejamento da equipe técnica e gerências

Definir metas de produção alinhados à padrões e parâmetros de qualidade e ferramentas a serem utilizadas; PLANEJAR A ROTINA das ações para garantir a padronização e o envolvimento coletivo.

A equipe técnica deve decidir em conjunto os itens que melhor se encaixam na rotina, mas vou sugerir as seguintes ações:

2.1.1 Amostra de todos os lotes de Kombucha produzidos devem ser coletados para análise laboratorial antes de seguirem para o processo de envase. Os resultados destas análises devem ser coletados e documentados de forma manual (em folhas de verificação/ planilhas) para posterior análise de indicadores.  Após aprovado a Kombucha deve ser liberada para o envase.

2.1.2 Realizar rondas/inspeções no setor produtivo de hora em hora para verificar as condições de higienização das maquinas e equipamentos, bem como de frutas e outros insumos e procedimentos de produção.

2.1.3 Elaborar de Procedimento Operacional Padrão (POP), caso a empresa ainda não possua, de forma prática e eficiente para que sejam mantidos o fluxo produtivo.

2.1.4 Elaborar as folhas de verificação para anotações dos indicadores realizados em laboratório, checklist de produção, para as inspeções na produção e planilhas para lançamento dos dados coletados, fichas de não conformidades e outros documentos que tornarem-se necessários para a gestão dos indicadores.

2.1.5 Criar o fluxograma do processo produtivo

2.2 Capacitação e treinamento/aperfeiçoamento dos funcionários e colaboradores

Buscar a participação de TODOS os envolvidos no processo na busca pela excelência de seus produtos.

       2.2.1 Treinamento das lideranças para estarem abertos a ouvir, motivar, delegar e informar seus subordinados: Definir uma periodicidade

2.2.2 Treinamento dos operadores de produção: Uma gestão participativa reflete no engajamento e motivação na busca por resultados. Essas reuniões podem ser realizadas mensalmente, tendo duração de 15 a 30 minutos, deve expor de forma clara o que a empresa busca em termos de qualidade de produtos, apresentar resultados, esclarecer duvidas entre outros conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com